24/08/12.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Marco Legal da Inovação no Brasil: impacto nas empresas
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Informática na Educação
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Lei de Inovação e Incentivos Fiscais
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Departamento de Supervisão Indireta
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Novembro 2007 IPEA Encontro CONSECTI/ REGIONAIS NORTE E NORDESTE.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
Energia elétrica: Encargos e Tributos
Área de Operações Indiretas
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
Temos um histórico de pouca utilização de C&T por parte da indústria paulista. Quais novas oportunidades abrem-se para encaminhar soluções para as maiorias?
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO TECNOLOGICA SOGEDEV BRASIL.
Lei nº /2005 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
BENEFÍCIOS FISCAIS DA LEI DE INFORMÁTICA.
- Pesquisa Tecnológica -Desenvolvimento de Inovação Tecnológica
Perspectivas para a Siderurgia Brasileira
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Título da Apresentação
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva.
Mudança e Inovação Tecnológica
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Talentos para Inovação
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Dezembro de 2008.
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
Lei do Bem Concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, em território nacional.
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação - MCTI
Programa de Financiamento às Exportações
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
A NOVA AGENDA DA MEI Pedro Wongtschowski 15 de Agosto de 2014
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS XXVII - ENPROP “A Integração Universidade-Empresa”
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
Pesquisa Industrial- Empresa Data 29/06/2011 Pesquisa Industrial- Produto 2009.
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica 29/03/06 Juliana L. B. Viegas.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Globalização da P&D: oportunidades para o Brasil Sérgio QUEIROZ.
Interação entre Universidades e Empresas: o ponto de vista das empresas de Minas Gerais que investem em P&D PINTEC 2003 MG Survey.
Transcrição da apresentação:

24/08/12

Lei do Bem e Estatísticas de Inovação e Apoio do Governo Objetivo: Exposição geral dos incentivos à inovação tecnológica da Lei 11.196/05 (Lei do Bem) e apresentação das estatísticas da Pesquisa Inovação Tecnológica do IBGE (PINTEC).

Principais Incentivos à Inovação Evolução recente - Marco Regulatório

Lei 11.196/05 - Lei do Bem A Lei 11.196 de novembro de 2005, conhecida por Lei do Bem, define incentivos à inovação tecnológica em seu Capítulo III. A Lei do Bem apoia a inovação e a pesquisa científica e tecnológica através de: Subvenção econômica à remuneração de pesquisadores (mestres e doutores) que tenham vínculo empregatício com empresas presentes no Brasil. Dedução sobre o lucro líquido de gastos realizados, no período considerado, com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica. Depreciação integral para máquinas e equipamentos destinados à P,D&I Redução de 50% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre máquinas, equipamentos e instrumentos adquiridos para a realização de P,D&I. Redução da alíquota de IRRF sobre remessas enviadas ao exterior com a finalidade de registro ou manutenção de marcas e patentes.

Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC Objetivo: Construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação tecnológica nas empresas brasileiras, e de indicadores nacionais das atividades de inovação tecnológica nas empresas de serviços selecionados (edição, telecomunicações e informática) e de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, compatíveis com as recomendações internacionais em termos conceitual e metodológico.

Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC A inovação de produto e processo é definida pela implementação de produtos (bens ou serviços) ou processos novos ou substancialmente aprimorados. A implementação da inovação ocorre quando o produto é introduzido no mercado ou quando o processo passa a ser operado pela empresa.

Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC A PINTEC considera como investimentos em atividades inovativas dispêndios referentes à: P&D interna; Aquisição de P&D externa; Aquisição de máquinas e equipamentos; Treinamento; Aquisição de conhecimentos externos; Projetos industriais e outras preparações técnicas; e Introdução de inovações tecnológicas no mercado.

Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC Empresas pesquisadas e parcela de empresas que implementaram inovações - Indústria

Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC Distribuição dos dispêndios com inovação

Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC Apoio do Governo 38.299 30.378 28.036 Empresas que implementaram 22.698 inovações Empresas que implementaram inovações e receberam apoio do governo 22,8% 19,2% 18,7% 16,9% 2000 2003 2005 2008 Fonte: PINTEC/IBGE

Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC Apoio do Governo – Metalurgia Entre 2003 e 2008, a parcela de empresas inovadoras deste setor que recebeu apoio do Governo para inovar passou de 12,2% para 17,7%. No mesmo período, entre as empresas do setor que implementaram inovações, a parcela daquelas que auferiu apoio do Governo para P&D passou de 15,5% para 23,0%.

Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC Pessoas ocupadas em atividades de P&D em empresas que realizam P&D interna – Indústria – a média passou de 6, em 2000, para 11, em 2008.

Lei do Bem Empresas usuárias da Lei do Bem - Evolução

Lei do Bem Empresas usuárias da Lei do Bem - Setores Fonte: MCTI

Metalurgia Entre as empresas do setor que responderam à PINTEC-2008, apenas três fizeram uso de subvenção econômica à P&D e à inserção de pesquisadores. Nenhuma delas informou solicitação de depósito de patente.

Karina Pereira Vieira – karina.vieira@ibge.gov.br Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG e mestre em economia pelo Cedeplar/UFMG, com diversos artigos publicados sobre o tema de Inovação Tecnológica. Atuo na área de Pesquisas Econômicas na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Ampla experiência em Consultoria Econômica: atuei como analista na Tendências Consultoria Integrada antes de ingressar no setor público.