Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Infraestrutura laboratorial para experimentação remota Orientador Prof. José Manuel Martins Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Web Services Um Web Service é um bloco de software que pode ser acedido pela Internet e usado remotamente por outras aplicações Infra-estrutura para a.
Ferramentas de Engenharia de Software
1 Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul Prof. Msc Adilson Ferreira da Silva Ferramentas de Engenharia de Software.
Estrutura e modelos de negócios na Web
e-Learning Perspectivas e Tendências
Circuito Auxiliar de Autoteste de Conversores Analógico/Digitais Alberto Rui Frutuoso Barroso Trabalho realizado no Laboratório de Microelectrónica - Projecto.
Arquitectura distribuída para o teste de cartas de circuito impresso compatíveis com as normas IEEE e O aluno: José Luís Ramalho O orientador:
Autores: Paulo Oliveira n LESI Bráulio Viegas n LESI VirtuAlbum.
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Veículos aéreos autónomos
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
WonderFly Project Sistemas de Engenharia – Automação e Instrumentação.
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
Sistema de monitorização e controlo baseado em módulos Zigbee
XEn Universidade Federal do Rio de Janeiro
André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina.
Francisco A. Barbosa Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 4 de Março de 2009 Sob a orientação de: Prof.ª Maria Teresa Andrade.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
Digital Item Processing
Bolsista: João Teixeira de Carvalho Neto.
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Pedro Mendes Nº MONITORIZAÇÃO INTELIGENTE DA ATUAÇÃO HUMANA NOS PEDAIS DE UM VEÍCULO Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Laboratório.
Mini-projecto Gestão de informação na organização Autor: Rui Pedro CorreiaOutubro 2000 Desenvolvimento de um Manual de Ensino à Distância de Laboratórios.
Moodle.
Professor: Márcio Amador
Como criar um laboratório para ensino de eletrônica com acesso remoto
Escola Secundária Ferreira de Castro | Rosa Silva | Programação e Sistemas de Informação 3 Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas.
Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS   Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos     MÓDULO V   Arquitectura de Sistemas.
TVDesigner Uma Ferramenta para Criação de Aplicações MHP Interativas para TV Digital Orientador: Prof. Ph.D. Carlos André Guimarães Ferraz Aluno: Djaci.
Escola Básica e Secundária Dr
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-RS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Uma Ferramenta para Geração de Casos de Testes para.
TCP/IP.
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Tecnologia e Gestão Apresentação de Projecto Sistema de Construção Visual de Interfaces “Qooxdoo GUI Builder”
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
LEONARDO INSIGHT II / TAP-MM ASTEP - Geração do programa de teste para uma carta com BST © J. M. Martins Ferreira - Universidade do Porto (FEUP / DEEC)1.
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Professor Orientador: Co-orientadores:
MESTRADO EM ENGENHARIA ELECTROTECNICA E COMPUTADORES SISTEMAS DIGITAIS E INFORMÁTICA INDUSTRIAL.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning O sistema desenvolvido no projecto PEARL, integrará uma experimentação prática onde os.
Tecnologias de Computadores Tecnologias e Sistemas de Informação 2010/2011 Trabalho elaborado por: Diogo Tavares, nº24643 Hélio Fidalgo, nº25881 Jorge.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ramo de Telecomunicações, Electrónica e Computadores.
Curso de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas de Energia Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em.
Interface de comunicação entre uma rede Foundation Fieldbus e uma planta simulada Aluno: Victor Leonardo Cavalcante Melo da Silva Orientador: Prof. Jorge.
OBJECTIVOS  Conferir ao estágiario expriência na análise e controlo de redes electricas.  Verificar através do software de simulação “Powerworld” a viabilidade.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
1 Simulador Cisco. 2 Componentes Cenário (Simulação) Barra de Ferramentas Área de Trabalho (Lógica e Física) Pacotes.
Nostradamus ® Estimativa em projetos de software Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática – CIn Projeto de Desenvolvimento – if688 Recife,
Projeto Alcatruz – Oficina de Informática – 20h Internet A Internet, ou apenas a Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si.
Engenharia de Software 68 horas/aula
Didática da Informática Universidade da Beira Interior, 11-XI-2004 Luís Aguilar nº14676 CURSOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA Computing Curricula 2004 Overview.
Trabalho de tic.
Sistema de Gestão de Registos de Perturbações Eléctricas Engenharia de Aplicações Projecto da EFACEC João PazPG12812 Luís ClaroPG12817 Alberto GomesPG12818.
EUDAT Link INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA DENDRO COM A REDE DE GESTÃO DE DADOS EUROPEIA EUDAT Fábio Filipe Jesus da Silva Orientadora: Maria Cristina de Carvalho.
Módulo 3 – Páginas Web Publicação de um web site Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro.
A Intel e o respectivo logótipo são marcas ou marcas registadas da Intel Corporation ou das respectivas subsidiárias nos Estados Unidos e noutros países.
Web Services / SOA. O cenário de TI nas corporações Novas tendências batiam à porta das corporações Migraram o foco do “gerenciamento de dados” para o.
SOFTWARE Software Aplicativo – Executa Tarefas de Processamento de informações para usuários finais. Software de Sistemas – Gerencia e Apóia operações.
Jogo Digital para a Integração dos Estudantes do Ensino Superior David José Miranda Mendes Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação Orientador:
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Infraestrutura laboratorial para experimentação remota Orientador Prof. José Manuel Martins Ferreira DEEC-FEUP Autor Ricardo Jorge Guedes da Silva Nunes da Costa Co-Orientador Dr. Gustavo Ribeiro da Costa Alves DEE-ISEP

Apresentação Enquadramento / Objectivo Hardware / Software utilizado Ambientes experimentais Sistema para gestão de acessos

Enquadramento / Objectivo Projecto europeu PEARL (“Practical Experimentation by Accessible Remote Learning “) –Objectivo: Fornecer ambientes experimentais remotos a estudantes com acesso a uma Extranet (e.g. Internet) / Intranet. –Áreas: bio-química (University of Dundee), Fundamentos de física (Open University), Inspecção visual de CCIs (Trinity College of Dublin) e Projecto e Teste de Sistemas Electrónicos (FEUP). Ambientes experimentais, na área do projecto e teste de sistemas electrónicos, acessíveis a estudantes ligados a uma Intranet/Extranet. Interacção síncrona entre utilizadores – infraestrutura remota (Interfaces Web) e entre utilizadores (CuSeeMe).

Hardware Software Sistema PXI (PCI eXtensions for Instrumentation) NI Instrumentos: –Osciloscópio, Multímetro, Controlador BST, e Gerador de Funções. 3 cartas de teste (sistemas alvo) –FPGA-XCV 100E da Xilinx; Mc8051 e Emulador de infraestrutura compatível com norma IEEE WebCam Controlo à distância das cartas PXI. Gestão de acessos.

Ambientes Experimentais Microcontroladores –Desenvolver, compilar e simular código localmente. (e.g. PK51 Eval da KEIL) –Envio de ficheiro em código objecto (formato Intel Hex) para a carta de teste remota. –Programar e testar o programa através de um simples browser Web (e.g. IE). Circuitos Lógicos programáveis. – XCV100E da Xilinx –Desenvolver, compilar e simular código localmente. (e.g. WebPack e ModelSim da Xilinx) –Envio de ficheiro em código objecto (formato Bin) para a carta de teste remota. –Configurar e testar o ficheiro de configuração através de um simples browser Web (e.g. IE). Normas IEEE 1149.x. –Teste de uma carta com a infraestrutura IEEE usando um simples Browser Web (e.g. IE). Trials - realizados: Nov/Dez 2001 (Norma IEEE ) - em curso: Nov/Dez 2002 (Mc 8051)

Sistema para gestão de acessos Uma única infraestrutura laboratorial >> uma única experiência de cada vez >> necessidade de criar um sistema para gerir acessos dos utilizadores Dois tipos de utilizadores: Clientes e Administrador. –Administrador: Gestão de clientes, de reservas e de experiências. –Cliente: Pedido de registo (chave de acesso), reserva (agenda), e entrada. Diferentes formas de acesso às experiências remotas: observação ou controlo