A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Propriedades físicas representativas de
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
DIVINO AMOR 01.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Dias sem SOMBRA Versão: Jorge Hönel Apresentação Diego P. de A. Gonçalves.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
Análise dos resultados 1º Semestre 2004 X As vendas totais das agências associadas do FAVECC representaram um crescimento de 37,50%
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Matemática Financeira – Unidade 2
Fazer uma mulher feliz é muito fácil. Só é necessário ser:
Observatório da Qualidade ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PEDRO DA FONSECA DE PROENÇA-A-NOVA ANÁLISE AOS INQUÉRITOS REALIZADOS AOS PAIS/ ENCARREGADOS DE.
Renda até 2 SM.
A Turma 312 entra em campo com o.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
TELECOMUNICAÇÕES - ROAMING
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Professoras Marcia e Vivian
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
50 motivos para ser motociclista
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Conhecimento Científico Noutros conhecimentos...
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 09.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO II – Nº 01.
Abril 2012 Pesquisa – Improdutividade nas Reuniões Produtividade nas Reuniões de Trabalho Resultados da Pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
CULTO DE ENSINO VILA SOLANGE MÊS DA ORÃÇÃO “ORAÇÃO MUDA AS COISAS”
Jéssika Tais,José Manoel,Leyde Laura,Safyra Lúcia,Valdênio Rodrigues e Thyago Cosme. 1.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
OSHO – Esforçar-se ou Deixar Acontecer? – 01/15
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
IDESP 2011.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
QUESTÃO Considere uma função com domínio real dada por Obtenha o
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
01. Conceitos Básicos e definições
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Implementando um sistema de gerenciamento de questões para professores de ensino fundamental Seminário Aplicado em Tecnologia II Orientadora: Marta Rosecler.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
A Turma 311 entra em campo com o.
CAVICCHIOLLI E CIA LTDA Ficha t é cnica: Manuten ç ão Cidade não preenchida Regional: SPI Promotor: Karina Lemes Data: 20/09/ :30:10.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
QUESTÃO - 01.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
O GRUPO E DO PROJETO TEIA DO SABER DA Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira e Diretoria de Ensino  ANTONIO FABRICIO  LEILA DA SILVA SANTOS  OSCAR.
PERFIL DO CICLISTA RECIFE RECIFE PESQ. Nº 029/2013.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Transcrição da apresentação:

A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de Moraes - E.E. “Marcílio Dias” Ana Lucia Prado de Moraes – E.E. “Marcílio Dias” Paula Massae Santos Ikedo – E.E. “Marcílio Dias” INTRODUÇÃO Nosso trabalho pretende mostrar a visão que o aluno tem da matemática no seu cotidiano. Através de questões que mostram alguns exemplos da matemática no dia a dia, os alunos devem analisá-las e responder se há ou não algum conceito ou prática matemática naquelas atividades. OBJETIVO O objetivo desse trabalho é verificar a visão que o aluno tem sobre a aplicação da Matemática e se consegue reconhecer a presença da matemática em situações cotidianas. . MATERIAL E MÉTODOS A nossa pesquisa será feita com alunos do ensino fundamental ciclo II e ensino médio, da rede pública estadual nas cidades de Santos e Guarujá. O instrumento utilizado para a pesquisa será um questionário com perguntas fechadas, onde obteremos respostas positivas ou negativas para nosso tema. Deverão ser pesquisados 100 alunos, para responder as seguintes questões: 8 – Quando um empresário monta um novo negócio ele usa matemática? 9 – Nas eleições é usada a matemática? 10 – Em uma viagem você usa a matemática? 11 – Quando estamos dormindo, usamos a matemática? 12 – Ao fazer uma pipa, usamos a matemática? 13 – Ao aquecer um forno, usamos a matemática? 14 – Ao andar em uma roda gigante, usamos a matemática? 15 – O dia e a noite, tem relação com a matemática? 1 – Você reconhece o uso da matemática quando usa o skate? 2 – Quando se olha no espelho, há alguma relação com a matemática? 3 – Com respeito aos acidentes de transito, você vê alguma relação com a matemática? 4 – Em um jogo de futebol, há a utilização da matemática? 5 – O fazer compras, tem relação com a matemática? 6 – Você é aluno regularmente matriculado, isso tem alguma relação com matemática? 7 – Ao andar de bicicleta, você usa a matemática? RESULTADO DA PESQUISA Distribuição de Freqüência Respostas % questões sim não sim não 01 47 52 47,5 52,5 02 21 78 21,2 78,8 03 67 32 67,7 32,3 04 95 4 96,0 4,0 05 98 1 99,0 1,0 06 46 53 46,5 53,5 07 37 62 37,4 62,6 08 97 2 98,0 2,0 09 94 6 94,9 6,1 10 74 25 74,7 25,3 11 31 68 31,3 68,7 12 78 21 78,8 21,2 13 72 27 72,7 27,3 14 44 55 44,4 55,6 15 80 19 80,8 19,2 FONTE: alunos da E.E. “Canadá” e E.E. “Marcílio Dias” 2 – Quando se olha no espelho, há alguma relação com a matemática? ( 21,2 ) SIM ( 78,8 ) NÂO 6 – Você é aluno regularmente matriculado, isso tem alguma relação com matemática? ( 46,5 ) SIM ( 53,5 ) NÂO 7 – Ao andar de bicicleta, você usa a matemática? ( 37,4 ) SIM ( 62,6 ) NÂO 11 – Quando estamos dormindo, usamos a matemática? ( 31,3 ) SIM ( 68,7 ) NÂO Este é o único momento em que não uso matemática conscientemente, mas o meu inconsciente está trabalhando e usando matemática. Isto nada tem com matemática????????? Acho que estamos fazendo parte de algum dado estatístico Será que eu nada tenho com matemática??????? Conclusão:   Podemos perceber com este estudo que a visão cotidiana do aluno em relação a matemática, na maioria das vezes só é percebida quando no problema desenvolvido há algum tipo de algoritmo ou dados numéricos. O aluno dificilmente consegue ver o uso da matemática em atividades simples do dia a dia, como andar de bicicleta, dormir e outras. Assim, deixamos aqui uma questão, para ser avaliada em uma próxima pesquisa, onde estará o problema em relação a esta visão matemática do nosso aluno?