L.Maltez,Tecparques, 2004.12.14 Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa1 PARQUES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM PORTUGAL Promovendo a inovação e o empreendedorismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARQUES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM PORTUGAL
Advertisements

Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Estrutura accionista Região Autónoma da Madeira Universidade da Madeira Associação de Municípios Associações Empresariais.
SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 7 NOVEMBRO MISSÃO Estudar e promover o espírito empreendedor a inovação sistemática e o auto-emprego sustentável Intervir.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
O que é a Associação de BICS Portugueses?
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Parceiras no Suporte e Orientação Empresarial
Plano de Negócio Elber Sales.
SNV Moçambique.
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
Fabiano André Vergani
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Apresentação da Agência
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
Creating Value in Biotechology
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
dos Objectivos à Concretização
As características da rede urbana
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UP - REITORIA PORTO 24 NOVEMBRO 2008 UNIVERSIDADE DO PORTO.
Creating Value in Biotechnology. O BIOCANT PARK SERÁ RESPONSÁVEL PELA ATRAC- ÇÃO DE INVESTIMENTOS NACIONAIS E INTERNACIO-NAIS EM INICIATIVAS EMPRESARIAIS.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Supports teachers continuing education..
A importância das parcerias regionais Curia – 06 de Julho de 2012
BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Sumário Projeto ptrs.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
Viana do Castelo, de Novembro de / 26 Objectivos da APRH; Gestão Transfronteiriça – Porquê?; A Bacia Hidrográfica do Rio Minho; Desafios;
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
, Viana do Castelo; Ana Brito Melo Energias renováveis no mar Ana Brito e Melo Wave Energy Centre.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa1 PARQUES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM PORTUGAL Promovendo a inovação e o empreendedorismo

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa2 Europa das Cidades As cidades e as regiões têm assumido uma importância relativa cada vez maior O que interessa hoje é desenvolver a capacidade de auto-sustentação das cidades As grandes concentrações urbanas são hoje, e sabem que o são, as principais entidades capazes de fomentar o desenvolvimento auto-sustentado das nações

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa3 PCT’s em Portugal (i) A experiência das últimas décadas mostra que os Parques de Ciência e Tecnologia podem ser óptimo instrumento para gerar inovação e consolidar clusters industriais A experiência portuguesa não é muito longa, mas os primeiros resultados são muito promissores, em especial os da Grande Lisboa

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa4 PCT’s em Portugal (ii) Diferentes modelos e diferentes histórias Modelos reflectem vontade dos promotores Parcerias, liderança, meios e atitudes Empresa privada OK, mas outros modelos também podem ter sucesso Academia, autarquias e “facilitators” Recursos adequados no momento certo – “champions”, liderança e entusiasmo

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa5 PCT’s em Portugal (iii) Primeira ideia de Tecnopólo em 1983 Terreno com 12 hectares pertencente ao INETI em Lisboa – LISPOLIS Novas iniciativas nos anos 90 em todo o País –Estado, Universidades, Autarquias Ideia muito viva hoje em Portugal, tal como em toda a Europa

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa6 Parque de Ciência e Tecnologia Definição da IASP 2002 (i) Um Parque de Ciência e Tecnologia é uma organização gerida por especialistas, cujo principal ojectivo é aumentar a riqueza da comunidade, através da promoção da cultura de inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa7 Parque de Ciência e Tecnologia Definição da IASP 2002 (ii) Para alcançar estes objectivos, estimula e gere o fluxo de conhecimentos e de tecnologias entre Universidades, Instituições de I&D, empresas e mercados; facilita a creação e o crescimento de empresas baseadas na inovação através da incubação e de processos de spin-off; e fornece outros serviços de valor acrescentado, bem como espaços e serviços de apoio de elevada qualidade

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa8 TECPARQUES Associação Portuguesa de PCT’s Fundada 1999, activa 2001, reuniu Funchal, Lisboa, Porto, Almada, Oeiras, Coimbra, Maia Organizou: I Encontro Ibérico Lisboa Jul.2002 e II Encontro Ibérico Madrid Out.2004, em colaboração com a APTE Patrocinou: XX Conferência Mundial IASP Estoril Jun.2003

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa9 TECPARQUES Parceiro Nacional e Internacional (i) Comunicações: Nersant, Torres Novas Mai.2004; Madan Parque, Almada Mai.2004 IASP Bergamo Set.2004; Maputo Nov.2004 Participou: APTE Ourense Mai.2001, Congéneres IASP Bruxelas Mai.2002, APSTI Catania Out.2002, APTE Barcelona Nov.2002, FTEI Bordéus Mar.2003

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa10 TECPARQUES Parceiro Nacional e Internacional (ii) Membro do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação Membro do Conselho de Orientação do INETI Acordos Ibero-americano Bilbau Jun.2001, Ibérico Lisboa Jul.2002 Membro Associado da IASP – Ouvida sobre candidaturas de PCT’s portugueses

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa11 Os Casos 8 Associados Efectivos com 10 projectos e 2 Associados Aderentes Assim 12 Parques – 4 na Grande Lisboa, 4 no Litoral Norte, 3 no Centro, 1 na Madeira 6 em operação – 4 na Grande Lisboa, 1 no Litoral Norte, 1 na Madeira Espaço para outros, em especial nos Açores e no Sul (ideias Ponta Delgada e Algarve)

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa12 Regiões consideradas Sem respeitar as divisões administrativas Grande Lisboa Litoral Norte, incluindo Grande Porto Interior Norte Centro, de Santarém a Coimbra Sul, incluindo Alentejo e Algarve Madeira Açores

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa13 Grande Lisboa Realidade única sem fronteiras económicas tem 4 Parques, todos em operação: 1 Parque de Ciência e Tecnologia (Taguspark) – empresas e Universidade; 1 Parque Tecnológico urbano (Lispolis) ligado a um Laboratório de Estado; 2 Parques na margem sul – um Parque Científico (Madan Park) e um pequeno Pólo Tecnológico (Mutela Tecpark)

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa14 1 – TAGUSPARK (i) Parque C&T da Área de Lisboa Capital Total € 21,75 milhões de: € 5,5 milhões dos accionistas académicos € 3,5 milhões da Câmara de Oeiras € 12,75 milhões de outros accionistas Accionistas: CMO, IST, BPI, BCP, CGD, INESC, PT, EDP, SIBS, UTL, IAPMEI, FCT, CMC, FLAD, AIP, EDIFER, ISQ

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa15 1 – TAGUSPARK (ii) Financiamento Inicial Governo em 1992 dotou IST, UTL e INESC com € 5 milhões para adquirirem acções, impondo acesso da Universidade e de instituições de I&D sem fins lucrativos a 40 hectares gratuitos Accionistas equilibraram acordo com o seu direito de acesso a terrenos a preço especial Câmara de Oeiras elaborou Plano Integrado – 360 ha com habitação e lazer

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa16 1 – TAGUSPARK (iii) Novos Financiamentos Accionistas pagaram € 14 milhões por 28 ha Entre 1993 e 1996 € 24 milhões de fundos estruturais para investimento Contra promessa de investir € 62,5 milhões até 1998, Ministério das Finanças concedeu beneficio fiscal de 10% do investimento Criado em 1992, início de actividade em 1993, primeiro edifício inaugurado em 1995

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa17 1 – TAGUSPARK (iv) Conselho Científico Tecnológico Órgão Social previsto estatutariamente Tem 9 membros - 6 representam academia e Governo, 1 a Administração e 2 são eleitos pelos accionistas Pareceres vinculativos sobre o regulamento do Parque e sobre a instalação de empresas Empresas aceites consideram a aceitação pelo CCT uma credencial valiosa

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa18 1 – TAGUSPARK (v) Situação actual Tagusparque investiu € 100 milhões e outros utentes € 200 milhões, donde o total de € 300 milhões investidos no Parque 160 utentes, pessoas, 50% licenciados estudantes em 5 licenciaturas do IST Gere relações empresas/Universidade e parcerias em investigação aplicada Taguspark é já hoje incontornável em tecnologia e inovação

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa19 2 – LISPOLIS (i) Pólo Tecnológico de Lisboa Em 1989 Ministério da Indústria expropriou e deu ao INETI 12 hectares junto ao seu campus para Pólo Tecnológico de Lisboa Em 1991 INETI e outros formaram Lispolis como Associação sem fins lucrativos INETI, AIP, CML, CEDINTEC, FCT, IAPMEI, IST INETI manteve propriedade do terreno

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa20 2 – LISPOLIS (ii) Pólo Tecnológico de Lisboa Em 1993 INETI construíu e deu ao Lispolis o Centro de Incubação e Desenvolvimento Alguns dos 9 promotores iniciais saíram, mas Lispolis mostrou atractividade e tem hoje 16 Associados, incluindo novas Universidades Lispolis gere o seu CID (42 incubadas) e também todo o Pólo em nome do INETI

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa21 2 – LISPOLIS (iii) Pólo Tecnológico de Lisboa Desde 1994 INETI construíu 6 novos edifícios, incluindo 2 escolas tecnológicas, Centro Português de Design, Centro de Excelência da Delphi e 2 edifícios multi- utentes m2 construídos, com 75 utentes 8 edifícios de terceiros até 2005 Previsto edifício referência e mais 13,5 ha

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa22 2 – LISPOLIS (iv) Situação actual Caso de sucesso em investimento acumulado, capacidade de atrair novos Associados, respeitabilidade Capacidade de gestão e de fomento do empreendedorismo Forte dependência do INETI pode limitar o poder de decisão e a autonomia financeira Lisboa tem muitas outras prioridades

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa23 2 – LISPOLIS (v) Situação actual 12 postos de trabalho na entidade gestora Incubadora para 50 empresas nascentes Centro de Congressos Serviços de condomínio –Limpeza, segurança, manutenção, secretariado, energia e comunicações rede de dados (LAN) Cafés e restaurantes

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa24 3 – Mutela Tecpark Lisnave construíu m2 em 1994 para incubar spin-offs do estaleiro Almada foi fundadora, mas mudou atitude quando Lisnave decidiu fechar o estaleiro Propriedade dada primeiro ao Estado e depois ao Fundo Margueira Capital PTM/A é inquilino e sub-arrenda espaços ao CINTEC, a 25 start-ups e a 4 outros

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa25 4 – Madan Parque (i) Universidade Nova de Lisboa Em 1995 criado Madan Parque no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia por Associação Faculdade / Câmara / Uninova Em 2001 Almada deu 2,5 hectares Modelo americano de Parque Científico Em 2004 primeiro financiamento para edifício central e Incubadora 20 start-ups de base tecnológica incubadas

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa26 4 – Madan Parque (ii) Universidade Nova de Lisboa Mesmo sem edifícios desenvolve actividade em instalações Uninova e Faculdade, Permanente participação em projectos conjuntos dá grande visibilidade ao Parque Sinergias e complementaridades entre os vizinhos Mutela e Madan deviam ser exploradas por Almada Coordinação de liderança pode ser a chave

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa27 Litoral Norte O Litoral Norte, centrado no Porto, teve maior dificuldade em iniciar o processo, mas já encontrou o caminho: 3 Parques médios em ambiente industrial – Tecmaia, já em operação, Avepark and Portuspark, com ligação a diferentes Universidades; 1 pequeno Parque Científico (UPTEC) junto ao campus da Universidade do Porto

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa28 5 – Tecmaia (i) Em 1991 a criação da APCTP gerou atracção pelos PCT’s no Litoral Norte Em 1999 multinacional abandonou um edifício com terreno de 10 hectares, pelo qual o Governo tinha que pagar € 7 milhões Maia comprou-o para instalar o Tecmaia Abriu em 2001, m2 estão hoje cheios com 33 empresas e 350 pessoas – Lista de espera para mais m2

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa29 5 – Tecmaia (ii) Expansão possível até m2 com novos edifícios no terreno disponível Accionistas da Sociedade gestora: Maia e Agências do Ministério da Economia – 51% Município da Maia, 9,9% APCTP Nenhum financiamento ou apoios, só crédito bancário e risco dos accionistas Entusiasmo da Maia semelhante a Oeiras

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa30 6/7/8 – APCT Porto Formada em 1992 por Universidades, empresas e Governo, APCTP decidiu construir 3 pequenos Pólos € 15 milhões pagaram 60 hectares na Maia, 49 hectares na Feira, 38 hectares nas Taipas Projecto Maia abandonado em 1997, Taipas e Feira infra-estruturados em 2000 Ainda sem edifícios em 2004

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa31 6 – Avepark APCTP vendeu terreno ao Município da Maia e obteve acções do Tecmaia APCTP será empresa holding, mas cada Pólo terá comportamento diferenciado Vendeu Pólo das Taipas à nova Avepark, ficando com 15% do capital de € , sendo accionistas principais Município de Guimarães e Universidade do Minho

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa32 7 –Portuspark Vendeu Pólo da Feira à nova Portuspark, obtendo 15% do capital de € , e sendo accionistas principais Parkinvest, Município da Feira e Universidade de Aveiro Construção a iniciar em breve nas Taipas e na Feira pela Avepark e pela Portuspark respectivamente

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa33 8 – UPTEC APCTP quer ainda construir UPTEC, pequeno Parque Científico de 2 hectares junto ao campus da Universidade do Porto e entrosado com esta Todos 4 Parques do Norte de Portugal – Tecmaia, Avepark, Portuspark e UPTEC – serão geridos por empresas privadas com participação minoritária da APCTP Podem vir a funcionar coordenadamente

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa34 Centro 3 projectos em curso no Centro de Portugal: 1 Pólo Tecnológico (Tagus Valley) em Abrantes ligado ao Politécnico de Tomar; 1 Pólo Tecnológico (Parkurbis) na Covilhã ligado à Universidade da Beira Interior; 1 Parque Científico (Tecnopólo de Coimbra) ligado à Universidade de Coimbra e um grande Parque Tecnológico

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa35 9 – Tagus Valley Empresa constituída em 7.Dezembro.2004 Reutiliza complexo industrial – 15 hectares e m2 edifícios – e pode ir até 150 ha Município de Abrantes, o champion, detém a propriedade, que poderá converter em capital Seleccionadas 4 de 7 novas empresas para instalar na incubadora Nersant é parceiro e presta serviços

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa36 10 – Parkurbis Liderado pelo Município da Covilhã com a Universidade da Beira Interior Criado em 2001 – capital € 2,5 milhões com Portugal Telecom, Universidade e outros 10 ha infraestruturados, edifício central em construção – expansão até 200 hectares Nomeou já um Conselho Científico Universidade tem potencial científico

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa37 11 – Tecnopólo de Coimbra (i) Coimbra tem dificuldade em arrancar Associação formada em 1998, parceiros incluem Universidade, Município e todas as outras entidades relevantes de Coimbra, incluindo o bem sucedido Instituto Pedro Nunes, com a sua incubadora 2 ha disponíveis junto ao campus da Universidade

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa38 11 – Tecnopólo de Coimbra (ii) Prevista segunda fase 130 hectares com iniciativa municipal para um grande Parque em Antanhol Associação Tecnopólo de Coimbra é sócia da nova entidade Parceiros certos, mas parece haver falta de reais “champions” Não há ainda investimento em curso

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa39 Madeira Madeira tem um Parque em operação (Madeira Tecnopólo) que é já um instrumento de desenvolvimento regional e aloja a Universidade da Madeira e um Centro de Congressos e Exposições Será certamente cada vez mais o coração do conhecimento na Região

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa40 12 – Madeira Tecnopólo (i) Em 1993 o Governo Regional decidiu instalar o Pólo Em 1996 associou-se ao Município do Funchal para o Centro de Congressos – 42 hectares no centro do Funchal Tecnopólo abriu em 1997 com BIC, Associação para a Energia e o Ambiente e a Universidade

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa41 12 – Madeira Tecnopólo (ii) Junto à Universidade como criador de conhecimento avançado Terreno expropriado aos proprietários privados, 70% permanece na propriedade do Governo Regional Um edifício pertence ao Madeira Tecnopólo – todos os outros pertencem à Região

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa42 12 – Madeira Tecnopólo (iii) Tecnopólo vai construir 3 novos edifícios Região vai construir os Arquivos Regionais com documentos dos descobrimentos Governo Regional, projectos âncora, liderança ligada ao desenvolvimento regional Sendo uma empresa, os responsáveis prefeririam uma Associação

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa43 Outros projectos Beira Atlântico Parque em Cantanhede, projecto em marcha ligado a outros municípios, incluindo incubadora em Mira Parque industrial em Ponta Delgada, com participação da Universidade e pequena parte dedicada à inovação Projecto de Parque Tecnológico no Algarve ligado à Universidade

L.Maltez,Tecparques, Lisboa Cidade de Empreendedores - Lisboa44 Luís Maltez Presidente da Tecparques Tel Fax