A Era dos VideoGames Erick Vagner Cabral de Lima Borges Programa de Educação Tutorial erickvagnerr@gmail.com
Sumário Introdução Definição História Jogos Atuais Conclusão
Introdução Os homens sempre estiveram em busca de encontrar um modo de evitar o mundo real e prever resultados futuros. encontraram nos jogos. A maioria de nós gostamos de prever situaçoes para torna-las controlaveis
Definição “É um jogo eletrônico no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe, geralmente uma televisão ou um monitor.”
Definição “São uma forma de arte expressiva e representativa.” “Forma de arte complexa e poderosa.” “Arte,cultura, criatividade...”
História Surgiu em meio a Guerra Fria. “Década de 50,60 apertar um botão significava o fim do mundo.” 1958 – Willian Higinbothan jovem fisico que havia trabalhado na construçao da primeira bomba atomica iria mudar essa concepção - tenis para dois osciloscopío
História Computadores passaram a ter outras utilizações. Os videogames sempre refletiam a sua época. Ralph Baer – Magnavox Odissey(1º console) A partir daí os computadores passaram a ter uma utilização que ia além dos calculos militares.
História 1970 - Nolan Bushnell – A indústria do videogame começava ! Pong – Fliperama Japão – Jogos surgiram a partir da 2ª Guerra Mundial ATARI - começava a era industrial dos videogames Guerras tornaram a televisao "uma máquina da dor" que nao permitiam interferencia(noticias ruins) o que fez com que os videogames virassem atrativos pois poderiamos controlar o que estava na tela. Corrida espacial - SpaceWar – joystick JAPAO - A tecnologia surgiu como grande trunfo para recuperar o país eletronica em massa e barata
História SpaceInvaders PacMan Inovação - Protagonista Atari – 2600 – 100 milhões com cada cartucho spaceinvaders - moedas desapareceram abismo entre geraçoes PACMAN - ideia veio para fazer um jogo que atrai-se mulheres e casais tambem.. ideia veio numa pizzaria Primeiro jogo a introduzir um protagonista. Diferente dos outros ele so queria comer. Marketing - urso de pelucia, desenho animado
História 1983 - Fim do monopólio da ATARI – As portas do mercado estavam abertas ... 1984 – União Soviética – TETRIS Atari perdeu a graça, baixa qualidade, saturação de cartuchos... atirar um jogo pra cima e o dinheiro cairia TETRIS - aluno de ciencia da computaçao inovacao - pensar em tempo real
História Super Mario Inovação - História MARIO inovacao - uma historia, foi preciso criar personagem que envolvesse o jogador nariz caracteristico, bigode pq o tinha pixels para desenhar uma boca, chapeu pq era dificil desenhar cabelo equipe - 3 pessoas
História Sonic Alex Kid Leisure Suit Larry - antiherói Mario kart... Mega Drive,Master System, ...
História Inovação – CD’s Cenários mais realistas PS ONE capricha mais nos graficos pois as midias tinham mais capacidade, ambientes complexos que podia ser explorados em 10 anos alcançou o que o celular levou 30 anos para alcançar simulador mais real
História
História ps 2 vida do crime, refletindo mais uma vez que os videogames mostram o que o mundo real é no momento se aproximava cada vez mais do cinema, so que a sensação de voce sendo vitorioso era muito mais forte do que ver um personagem de cinema sendo vitorioso
História Jogos em 1ª pessoa America’s Army America's Army - premissa de incentivar os jovens a entrarem no exercito americano online gratuito, gerou muita polemica America’s Army
Simuladores
Jogos atuais
Jogos atuais - Tendências Atores reais para cenas não interativas Visual cada vez mais 3D. Tendência de usar cada vez mais a internet. tendencia usar cada vez mais a net , muito se dar pela democratização da banda larga. http://www.youtube.com/watch?v=gyASw-1KWyU
Conclusão “No futuro o videogame será uma forma de entretenimento em massa com capacidade de encantar e entreter as pessoas como a televisão, a literatura a música e o cinema“ Resta esperarmos sempre atentos às maiores novidades da indústria dos games, uma das mais lucrativas do mundo.
Dúvidas??? Obrigado!!!