A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
O que é Proporção Áurea? Esse rapaz abaixo é o matemático Luca Pacioli que inventou a contabilidade moderna. Em 1509 ele e Leonardo da Vinci publicaram.
Sétima Arte.
Bazin Cinema e realidade cinema e realidade. Bazin - Bazin - escreveu no período de 1944/56, morre aos 40 anos, Contexto - crítico de cinema (Esprit /Cahiers.
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,

AUTORA: PROFESSORA DENYSE PETTERLE MANFROI
A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935/1936)
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
Os Livros das Crônicas.
Arte e representação.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
INDÚSTRIA CULTURAL.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO A ARTE DE daniel POBLETE
Grécia uma cultura fantástica
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Professsora: Aíla Rodrigues
Passagem Passagem (autor desconhecido).
Arte e representação.
LEITURA DE IMAGENS.
O teatro brasileiro no século XIX
RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE
TECLE ENTER Quando nós seres humanos, pecadores e pequenos que somos, aprenderemos o verdadeiro sentido do amor e da Paz, que são tesouros incalculáveis.
Perfil do consumo de cultura do jovem brasileiro
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Indústria Cultural Sociedade de massa Indústria da diversão em massa
OFICINA DE ARTES VISUAIS
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Passagem (autor desconhecido).
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Para captar e reproduzir imagens, inúmeros aparelhos foram desenvolvidos, mas somente em 1895, com o cinematógrafo, torna-se possível a projeção de imagens.
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
COMPREENDER O CONCEITO DE COLEÇÃO/MUSEU
Estética Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) Alexander Gottlieb ( ) Estudo do belo e da arte Nem tudo.
Onde Deus levanta outra geração
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Cultura e Sociedade no mundo globalizado
Perfil do consumo de cultura no Brasil. 1) Em 2009, você (% “sim”)
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
A Crise do autor - O declínio da gravação na nova musica
O que é a Indústria Cultural?
Balada dos Casais Affonso Romano de Sant'Anna Os casais são tão iguais, por isto se casam e anunciam nos jornais.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
A crítica.
Denise Dubiella.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
O cinema na vida de cada um
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?
IMPRESSIONISMO.
PARNASIANISMO LITERATURA.
O marxismo crítico de Walter Benjamin. Walter Benjamin Jornalismo – Faculdade Satc Nasceu em 1882 e em 1912 fez cursos na Universidade de Berlim e de.
Início do Cinema Quem foram os primeiros criadores? Em quais países?
Barroco.
TEATRO SURREALISTA Cena do filme: Um Cão Andaluz (1928), de Luis Buñuel.
Transcrição da apresentação:

A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA WALTER BENJAMIN

REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA SURGIU NO SÉCULO XIX UM NOVO PROCESSO DE PRODUÇÃO TÉCNICA DA OBRA DE ARTE; O OLHO APREENDE MAIS DEPRESSA A IMAGEM DO QUE A MÃO DESENHA OU ESCREVE; HOUVE UM SALTO DA LITOGRAFIA PARA A FOTOGRAFIA.

AUTENTICIDADE CARACTERISTICAS: OBRA ÚNICA, IRREPRODUTÍVEL, AUTÊNTICA; AQUI E AGORA; AUTONOMIA; AUTORIDADE E TRADIÇÃO. APENAS PESSOAS SELETAS TINHAM ACESSO À OBRA DE ARTE (TELA DE PINTOR FAMOSO; OPERA, PEÇA TEATRAL, CONCERTO, BALÉ).

ARTE PÓS-AURÁTICA A FOTOGRAFIA E O CINEMA PROMOVEM A DESTRUIÇÃO DA OBRA DE ARTE ACESSIVEL A POUCOS. A REPRODUÇÃO TÉCNICA DA OBRA DE ARTE NA MÚSICA, FOTOGRAFIA E NO CINEMA FAZ COM QUE CHEGUE À MASSA.

FOTOS E FILMES EMANCIPAÇÃO DA ARTE COM A REPRODUÇÃO EM SÉRIE DE FOTOS E FILMES QUE SE TORNAM ACESSÍVEIS À MASSA. FOTOS: SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL; LAMPIÃO E MARIA BONITA; FILMES: TEMPOS MODERNOS; O DITADOR; BEN HUR; CLEÓPATRA; TEMPOS MODERNOS; OS DEZ MANDAMENTOS; TERRA EM TRANSE.

VALOR DE CULTO OBRA DE ARTE AURÁTICA OBRAS DE ARTE DA MITOLOGIA GRECO-ROMANA OU DO CRISTIANISMO ERAM OBJETO DE CULTO. ALGUMAS OBRAS COM VALOR DE CULTO ERAM ACESSÍVEIS APENAS A VESTAIS E SACERDOTES.

VALOR DE EXPOSIÇÃO COM O FIM DA AURA, O VALOR DE CULTO CEDE LUGAR AO VALOR DE EXPOSIÇÃO; A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA DA OBRA DE ARTE MODIFICA A RELAÇÃO DA MASSA COM A ARTE. MILHÕES DE PESSOAS PASSAM A VER A MESMA OBRA DE ARTE AO MESMO TEMPO.

VALOR DE ETERNIDADE EM CRISE OS GREGOS DA ANTIGUIDADE FIZERAM OBRAS DE VALOR ETERNO PORQUE DESCONHECIAM OS MEIOS DE SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA; COM A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA EM NOSSOS DIAS, ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA E DO CENEMA, O VALOR DE ETERNIDADE ENTROU EM CRISE.

FOTOGRAFIA E CINEMA O TRABALHO DE LABORATORIO NA FOTOGRAFIA E NA MONTAGEM DE UM FILME OU NOVELA DIFEREM DO TEATRO, ONDE NESTE O ATOR REPRESENTA DIRETO DIANTE DO PÚBLICO SEM MONTAGEM/ ESTÚDIO. A ARTE EM NOSSOS DIAS SERÁ MAIS EFICAZ QUANTO MAIS REPRODUZIR.

PINTOR E CINEGRAFISTA O PINTOR PRODUZ UMA OBRA TOTAL ENQUANTO O CINEGRAFISTA, FRAGMENTOS. PINTORES DA ARTE AURÁTICA QUERIAM QUE SEUS QUADROS FOSEM VISTOS POR POUCAS PESSOAS, PORÉM CINEGRAFISTAS PRODUZEM PARA AS MASSAS.

FUNÇÃO SOCIAL E POLITICA A ARTE DO CINEMA TEM SIDO UTILIZADA COM FINS SOCIAIS E POLITICOS, DESDE FILMES DE CHAPLIN A DESENHOS ANIMADOS DE DISNEY.

RECEPÇÃO TÁTIL E ÓTICA A ARQUITETURA JAMAIS DEIXOU DE EXISTIR; SUA HISTORIA ANTECEDE AS DEMAIS ARTES; DUPLA FORMA DE RECEPÇÃO: PELO USO E PELA PERCEPÇÃO; POR MEIOS TÁTEIS E ÓTICOS; AS MASSAS PROCURAM DISTRAÇÃO NO CINEMA [E NA TV] PELA RECEPÇÃO TÁTIL E ÓTICA DAS SUAS IMAGENS.

CONCLUSÃO ENFIM, O CINEMA PODE CONTRIBUIR PARA PERCEPÇÃO DA REALIDADE E SUA TRANSFORMAÇÃO PELAS MASSAS. WALTER BENJAMIN ESCREVEU ESTE TEXTO ANTES DA II GRANDE GUERRA; O MUNDO DA CULTURA E DA TÉCNICA MUDOU MUITO DESDE ENTÃO, MAS NEM POR ISTO O TEXTO TEM MENOR VALOR.