INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
A Informática.
O Planeta da Informática
Autor: Salvador P. Gimenez
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Fundamento à Informática
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Estrutura do computador
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Profª Amita Muralikrishna
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
FACULDADE DOS GUARARAPES
Tecnologias Especificas Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
Hardware toda a Parte física do computador. É o cerebro do Computador. Ele processa as informações e as transforma em dados que são enviados aos dispositivos.
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
AULA 1.
PCI- Introdução à Computação
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Organização de um computador
Estrutura e funcionamento de um computador
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Organização de Computadores
Introdução à INFORMÁTICA
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Introdução à Informática
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11.
Conceitos Básicos de Informática
Introdução à Informática
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Prof.: Nilo Cesar SENAC CEP Ceres Curso Recepcionista
(Sistema de Processamento de Dados)
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Arquitetura básica de um Computador
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Conceito de TI – Tecnologia da Informação
Computação Eletrônica 2
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Introdução à Informática
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas computacionais
Arquitetura de Microcomputadores
Introdução à Computação
Diagrama em blocos: Hardware de Computadores
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Bruno Iran Ferreira Maciel
MDI - I Introdução ao Processamento de Dados Curso: Jornalismo Professora: Katilene Nunes.
Algoritmos e Programação Aula 01 Computadores e seus componentes.
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro Informática Administração/2016.
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
Origem da palavra Informática
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Introdução a Informática Profª Viviane de F. Bartholo

Introdução a Informática O que é Informática “Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. “

Introdução a Informática

Introdução a Informática Unidade Central de Processamento: Em inglês CPU (Central Processing Unit) é o centro de um  sistema de processamento de dados. É o verdadeiro cérebro do  computador, responsável pelo processamento em si e se subdivide em Unidade de Controle e Unidade Lógica e Aritmética (ULA).

Introdução a Informática Unidade de Controle: Controla e ordena as operações a serem realizadas para dar o tratamento adequado aos dados, obedecendo as informações contidas no programa. Graças à ela as várias unidades do sistema operam harmonicamente, pois ela possui meios de dirigir e coordenar as atividades das demais unidades do  sistema.  

Introdução a Informática Unidade  Lógica e Aritmética Na Unidade Lógica e Aritmética são executadas as instruções do tipo aritmético (soma, subtração, multiplicação, divisão, etc.) e do tipo lógico (comparações, desvios lógicos, tomada de decisões, etc...). 

Introdução a Informática Memória A memória tem como função armazenar informações para posterior execução de uma tarefa, bem  como  os dados necessários  para se atingir os resultados desejados. Existem dois tipos de memória: memória principal e memória secundária (ou auxiliar).

Introdução a Informática MEMÓRIA PRINCIPAL São formadas por chips que ficam na placa mãe do computador. Também é chamada  memória residente.  A memória principal ou residente é dividida em  dois tipos distintos: ROM e RAM.

Introdução a Informática Memória ROM: As  informações  armazenadas pela ROM (Read Only Memory – memória apenas para leitura) não podem ser alteradas. Essas informações já vem gravadas de fábrica. No momento em que o computador é ligado a memória ROM é a primeira a ser ativada e as instruções nela contidas são executadas.

Introdução a Informática Memória RAM: É a parte da memória residente onde o usuário tem acesso total, quer para leitura ou para gravação. As  informações gravadas na RAM (Random Access Memory -memória de acesso randômico ou aleatório) não tem uma seqüência obrigatória para a localização de dados, que poderão ser lidos ou gravados na seqüência que desejarmos em qualquer posição da memória.  

Introdução a Informática MEMÓRIA SECUNDÁRIA São os meios de armazenamento de dados ou informações em dispositivos externos ao computador. A vantagem principal da memória secundária (ou auxiliar) está no fato do seu conteúdo ficar gravado para posterior acesso após o computador ser desligado e de servir para armazenar grande quantidade de dados. Exemplos: disquetes, winchester, fitas, cds, etc...

Introdução a Informática Tabela de comparação (memória principal x memória secundária) Memória Principal Memória Secundária Velocidade de acesso Rápida Lenta Capacidade armazenamento Limitada Ilimitada Custo Alto Baixo Tipo de gravação Volátil Não volátil

Introdução a Informática Unidades de Entrada de Dados Estas unidades têm por missão receber as informações de um ou mais meios e transferi-las para a memória principal.  

Introdução a Informática Unidades de Saída de Dados Servem  para efetuar a transformação de dados que estão na  memória do computador (em formato binário) para uma forma  acessível  e  manipulável  ao  ser  humano (números, letras, sons, imagens).    

Introdução a Informática Hardware O hardware representa a parte física de um sistema informático, ou seja, todos os elementos materiais que o compõem.

Introdução a Informática Software O software de um sistema é o conjunto de elementos lógicos necessários para realização das tarefas requeridas a ele.

Introdução a Informática O que é informação? Um dos grandes nomes da teoria da informação, Claude Shannon (autor de "The Mathematical Theory of Communication") define que a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um ponto a outro. Por exemplo: palavras, sinais visuais, impulsos elétricos, sons , etc

Introdução a Informática Unidades de medida da informação: bit e byte O computador para entender e processar informações precisa codificar os dados que fornecemos para um estado de sinais elétricos, que são usados internamente. Como na eletricidade podemos estabelecer apenas dois estados elétricos estáveis (ligado e desligado) adotou-se o sistema binário (base 2). Assim cada estado desses representa um bit e um conjunto de  8  bit's forma um byte.

Introdução a Informática A  memória  é  dividida em endereços e em cada endereço é armazenado  um  byte. O byte é a combinação lógica de bit's  que corresponde  às  letras, números e símbolos especiais de nossa linguagem: Byte = 1 caractere, conjunto de 8 bit's Bit = Binary Digit (dígito binário) pode ser 0 ou 1

Introdução a Informática Os múltiplos do byte são Medida Abreviatura Equivalência Valor em bytes 1 byte Byte 8 bits 1 kilobyte Kbyte ou KB 1024 bytes 210 bytes 1 megabyte Mbyte ou MB 1024 Kbytes 220 bytes 1 gigabyte Gbyte ou GB 1024 Mbytes 230 bytes 1 terabyte Tbyte ou TB 1024 Gbytes 240 bytes 1 petabyte Pbyte ou PB 1024 Tbytes 250 bytes