Histórico, Características e Recursos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Advertisements

Renato Gomes Barbosa Mauro Marques Pontes Júnior Rafael Caldas
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
Gestão e Governança de TI Parte 06
Gestão Estratégica de Operações
Soluções Postais para Órgãos Públicos Fórum SPOA – 23/05/2013.
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Regulamentação SCM e o Futuro do Provedor de Acesso à Internet
Mestrado em Telecomunicações Fim-a-Fim em uma Rede IP
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Thiago Barroso Ferreira
Reprojeto da Estrutura Organizacional
INFOVIA MUNICIPAL DE SANTOS
Projeto de redes Faculdade INED Prof. Fabricio Lana Pessoa
VPN (Virtual Private Network)‏
Redes de computadores Modelo ISO-OSI Topologia.
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Equipamentos Switch.
Qualidade de Serviço em Redes
IP SAT O objetivo deste material é capacitar a força de vendas para o entendimento adequado dos conceitos e benefícios do Serviço Business IP Sat.
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Telefonia IP - Desafios na Migração
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Redes de Computadores.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Técnico em Informática
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
SECOP 2014 O que as redes de alta velocidade possibilitam na prestação de novos serviços ao cidadão? 30/05/
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
Regulação no Mercado de Banda Larga em 2005 ICP-ANACOM.
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Princípios de Sistemas de Informação
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Projeto Rede Brasileira de Educação à Distância Dezembro/2004.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
REDE DE COMPUTADORES.
Redes de Computadores I Curso de Análise de Sistemas Celso Cardoso Neto 2013.
TCP/IP.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Redes e Manutenção de Computadores
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Redes e Tipos topologias de redes.
SISTEMA MAPA DA OFERTA DAS CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS DE GOVERNO Brasília, 15 de Julho de 2010.
Integrated Services Digital Network
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE REDE DE BANDA LARGA
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC.
1Aula : Faculdade INED Prof. Fabricio Lana Pessoa Projeto de redes.
PRODUTOS GVT VPN MPLS.
Equipamentos de interligação de redes
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Rede Metropolitana de Salvador ReMeSSa NOC (Network Operation Center) Claudete Alves – UFBA (Coord. Geral) Allan Freitas – IFBA (Coord. Técnico) Carlos.
Hardware de Rede Há dois tipos de tecnologias de transmissao em uso disseminado nos dias de hoje: 1. Links de difusao. 2. Links ponto a ponto. As redes.
Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Superintendente de Serviços Privados São Paulo, 17 de setembro de 2002.
Ministério das Comunicações Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

Histórico, Características e Recursos Rede WAN da Codevasf Histórico, Características e Recursos Área de Gestão Estratégica Gerência de Tecnologia da Informação Junho / 2011

Rede WAN Definição Uma rede WAN (Wide Area Network) ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente, com o objetivo de possibilitar a troca de informações entre os computadores a ela integrados.

A Rede WAN da Codevasf Abrangência A rede WAN da Codevasf interliga atualmente as seguintes localidades: A sede da Empresa; As sete Superintendências Regionais; e Os três Escritórios de Representação.

A Rede WAN da Codevasf Importância Exerce um papel fundamental nos serviços de Tecnologia da Informação provendo o acesso aos seguintes serviços: Compartilhamento de dados das redes locais; Sistemas internos da Empresa; Sistemas estruturados do Governo Federal; Serviços de correio eletrônico (email); e Rede mundial de computadores (Internet).

A Rede WAN da Codevasf Histórico A rede WAN da Codevasf foi implantada em 2000, inicialmente incluindo a Sede da empresa e seis Superintendências Regionais. Posteriormente foram incluídas a 7ª Superintendência Regional e os três Escritórios de Representação.

A Rede WAN da Codevasf Histórico Em 2005 foi realizada nova licitação destes serviços com o aumento das velocidades dos links conforme quadro abaixo: (*) - Velocidade máxima de tráfego de dados. (**) - Velocidade garantida pelo provedor para as conexões.

A Rede WAN da Codevasf Histórico Em 2010, por meio do edital 28/2010 foi realizada nova licitação para contratação dos serviços da rede WAN, visando principalmente o aumento de velocidade e a alteração da tecnologia de comunicação utilizada, passando de Frame-Relay para MPLS (Multiprotocol Label Switching).

A Rede WAN da Codevasf Histórico Em razão da ambrangência geográfica da rede que envolve a participação de várias concessionárias locais, provedores de serviço com atuação em âmbito nacional e investimentos em infraestrutura necessários para sua implantação, as três contratações foram efetuadas por consórcio das empresas Telemar e BrasilTelecom.

A Rede WAN MPLS Arquitetura

A Rede WAN MPLS Custos Os serviços que compõem a arquitetura de comunicação de dados da Codevasf são objeto de contratos específicos, cujos custos encontram-se apresentados abaixo:

A Rede WAN MPLS Características Os links foram redimensionados considerando o número de estações de trabalho existentes nas unidades descentralizadas atendidas pela rede, conforme tabela a seguir: (*) - Velocidade de tráfego dos dados (**) - Não implantada

A Rede WAN MPLS Características A arquitetura da rede MPLS permite o tráfego de dados diretamente entre as localidades da rede (FULL MESH), diferentemente da arquitetura estrela (Frame Relay) na qual todo o tráfego deve passar pelo nó central (sede da Codevasf).

A Rede WAN MPLS Características A tecnologia MPLS permite o tratamento diferenciado do tráfego com garantia de qualidade de serviço (QoS - Quality of Service) com priorização para diferentes classes de serviço: Multimídia (ex. vídeo conferência); Pacotes de voz (ex. telefonia IP); Aplicações críticas (ex. sistemas internos).

Expansão da Rede WAN MPLS Novos Serviços Com a disponibilização da rede MPLS encontram-se em estudo os seguintes serviços para implantação com a utilização da rede WAN: Vídeo Conferência (Sede e SRs); e Telefonia IP com a integração de PABX.

Expansão da Rede WAN MPLS Ampliação O crescimento constante no uso dos recursos da rede de comunicação de dados da Codevasf, em razão de novas tecnologias de mercado, implantação de novos sistemas de informação corporativos, modernização dos processos de trabalho e ampliação da oferta de serviços, exige a permanente atualização dos recursos disponibilizados visando o atendimento da demanda em níveis satisfatórios de segurança e velocidade.

Expansão da Rede WAN MPLS Ampliação Visando atender à expectativa desta demanda foi efetuado estudo estimativo para o aumento da banda contratada, com um impacto financeiro de 12,26% no valor mensal, resultando em links com as velocidades apresentadas abaixo:

Área de Gestão Estratégica - AE/GTI Sérgio Paulo de Miranda Telefone: (61) 3312-4640 Email: sergiop@codevasf.gov.br Gerência de Tecnologia da Informação - AE/GTI Ricardo Guimarães Mueller Rocktaeschel Telefone: (61) 3312-4740 Email: ricardo.mueller@codevasf.gov.br Unidade de Infraestrutura e Tecnologia - AE/GTI/UIT André Luís Gomes Moreira Telefone: (61) 3312-4691 Email: andre.luis@codevasf.gov.br