Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens. Thierry Cintra Marcondes RA: 077133
Motivação O trem tem uma série de vantagens sócios – ambientais quando comparadas com outros meio de transporte. Estamos com sério problemas de infra-estrutura rodoviária e aérea. Aproximação da Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil
Objetivo Verificar como varia o coeficiente de arrasto para diferente tamanhos de trem, para a mesma velocidade, e área frontal de trem. Por que é importante estudar o coeficiente de arrasto. O que existe na literatura a respeito.
Modelo Modelo cilindro pistão. Hipoteses adotadas: - Sistema em regime permanente O trem não está acelerando, o sistema de referencial é fixo no trem. O sistema é isotermico Outras condiderações buscamos de artigos cientifico.
Modelo Cilindro Pistão
Sistema Referencial
Modelo D_tunel = 5m D_trem = 3m L do trem = 150m %Variavel INLET, OUTLET
Coeficiente de arrasto Existe dois tipos de arrastos: Arrasto de pressão Arrasto de atrito No nosso caso o arrasto predominante é por atrito:
Volume de controle Como não foi possivel obter diratemente a força do trem atraves do Phoenics, tivemos que fazer um volume de controle.
Volume de Controle
Campo de Pressão
O que precisamos então para obter o Cd. Da equação: V = 20 m/s % Velocidade do ar A = 15 m² % Area frontal do trem Fd = Força do trem que iremos calcular.
Forças na Parede Temos que detrrminar as forças que as paredes exercem, um fato interessante é que a parde Sul, tem uma força menor que a Norte. Podemos verificar isso pelo campo de velocidade.
Campo de Velocidade
Ampliando a zona de interesse
Linha de Corrente
Valores obtidos
Modelo adotado ruim Como podemos perceber pela analise do Cd, podemos perceber que o modelo adotado para simulação foi valido, pois Cd foi muito maior que os valores experiemental e teórico (comparamos com uma placa plana). Sendo que esse modelo funcionou relativamente bem com baixas velocidades
Residuo do modelo
Conclusão Maior problema de modelo foi o campo de pressão e velocidades que influenciaram significativamente no coeficiente de arrasto. Tendo corrigir o modelo de forma a obter um melhor campo de pressão e velocidade. A convergência do sistema não representa muita coisa se não conhecemos bem a fisica do nosso problema.
Planos Futuros Tentar melhorar o campo de pressão e velocidade a fim de obter resultados proximos a realidade, e melhorar o modelo.. A fim de tornar mais realitico nosso modelo.
Obrigado Dúvidas, criticas, sugestões... Thierry Cintra Marcondes tcmarcondes@gmail.com