Sensores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologia de Comando Numérico
Advertisements

DIODOS a Diodos.
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Sensor de Carga de Bateria de Automóvel utilizando o CI “LM3914”
Prática de Acionamentos Eletrônicos – PAE_04
Instrumentação de Sistemas - INS
A Electrónica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
SENSORES ÓPTICOS INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA KLEBER ANTÔNIO LEITE LOPES
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Diodos Especiais Diodos Especiais.
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Informática Industrial
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
Cap. 3 – Medição de deslocamentos e deformações
Carlos Edson Flávio Jorge Luciano Rafael Welinton
6ª aula - Sensores e transdutores
SEMINÁRIO TRANSDUTOR ÓPTICO DE TENSÃO
SCR   Retificador Controlado de Silício    Prof. Romeu Corradi Júnior.
SENSORES, INSTRUMETAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
Transistor Bipolar de Junção TBJ
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
Deslocamentos e deformações
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.

Introdução à Automação Industrial
Termodinâmica.
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Aspectos gerais da área de instrumentação
UFRN – Universidade Federal do Rio do Norte CT – Centro de Tecnologia DEE – Departamento de Engenharia Elétrica ELE0325– Instrumentação Eletrônica Termômetro.
SISTEMAS SERVO-HIDRÁULICOS
Aula 3: Sensores.
Comunicações Ópticas em Transmissão de Dados
Introdução aos Sistemas Dinâmicos
Conceitos Básicos de Automação
Circuitos eletrónicos e suas aplicações
Curso: Eletrônica Básica
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
Biorreatores agitados mecanicamente
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Sensores.
Medição de Força para Supervisão do Processo de Forjamento
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
MEDIDAS DE TEMPERATURA
1 Dia 4 de setembro Fontes: Cap. 4 Introdução à automação Cap. 5 sistemas de controle industrial PROFa. Giovana Savitri Pasa
Termometria Conceito de temperatura
Professor: Marivaldo Mendonça
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Curso: Eletrônica Básica
Germano Maioli Penello
11 Eletrônica II Germano Maioli Penello II _ html Aula 12.
Eletrônica Aula 5 – Tiristores prof: Elói Fonseca.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
Ciências da natureza e suas tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Dilatação térmica Prof. Rodrigo.
Adolfo Fernandes Herbster Universidade Paulista
Transcrição da apresentação:

Sensores

Sensores Membros Corpo Cérebro

Sensores Operação Direta – São também chamados de transdutores, diz-se direta por transformarem uma grandeza física qualquer em uma variação elétrica mantendo uma proporção de transformação sem modificar suas características físicas Operação Indireta – São aqueles que quando sujeitos a uma grandeza física, modificas suas características, de forma proporcional, como por exemplo sua resistência, capacitância, indutância e etc.

Sensores Características Linearidade: Limita o uso de um sensor , pois quanto mais linear é um sensor melhor será sua qualidade e sua resposta a um estimulo .

Sensores Características Faixa de atuação: Ou os limites Maximo e mínimo de uma grandeza em que o mesmo pode ser utilizado .

Sensores Sem contato são aqueles que basicamente nos informam : Classificação Sem contato são aqueles que basicamente nos informam : presença em uma determinada área . - Distâncias . - Movimentos . - Posição . De contato são aqueles que nos informam : - Presença . - Força . - Pressão . - Escorregamentos . - Limites .  

Sensores de Contato De Contato Simples : São aqueles que nos dão somente duas informações, sim ou não, liga ou desliga, presença ou não. Limites fim de curso

Sensores de Contato Sensor de Contato Múltiplos: Também chamados de superfície sensora , podem ser de contatos simples ou proporcionais.

Sensores de Contato Sensores de Laminas : São laminas acopladas a resistências ou contados que quando em contato com o objeto fornecem a informação desejada . Potenciometro deslizante lamina

Sensores de Contato Sensores de Escorregamento: informam ao sistema se o objeto esta escorregando e sua nova posição após o escorregamento sensores Escova ou pelo

Sensores de Contato Sensores de Força e Momento: Tem por finalidade fornecer informação do quanto de força e ou momento o atuador esta fazendo, a fim de podermos controlar a força a ser aplicada. Chamados de STRAIN GAUGES são na verdade resistores laminados ou de superfície que colados em uma peça variam sua resistência quando esta peça se deforma devido a uma força .

Sensores de Força e Momento: Sensores de Contato Sensores de Força e Momento:

Sensores de Contato Resistências Variáveis: Resistores variáveis podem ser usados como sensores onde distancias podem ser transformadas em diferenças de potencial como mostra a figura.

Componentes Opto eletrônicos: Sensores sem Contato Componentes Opto eletrônicos: São os mais utilizados em sistemas de sensoriamento, possuem baixo nível de ruído e alta confiabilidade. Podemos classificá-los por grupos como segue : 1 - Dispositivos de medição, monitoração, controle e teste de fontes de luz 2 - Dispositivos de irradiação sem modulação 3 - Dispositivos de irradiação modulada 4 - Dispositivos para displays alfanuméricos 5 - Dispositivos para gravação e transmissão de imagens 6 - Dispositivos para reprodução de imagens

Sensores sem Contato FOTO DIODOS: sensível a luz, ou seja quando a luz incide sobre sua junção o mesmo gera portadores majoritários conduzindo corrente elétrica. A figura abaixo mostra o símbolo de um fotodiodo:

Sensores sem Contato FOTO DIODOS:

Sensores sem Contato FOTO ACLOPADOR

Sensores sem Contato LDR - Light Dependent Resistor: Dependem da luz ou foto-resistência, o LDR é um dispositivo semicondutor cuja resistência varia proporcionalmente com a incidência de luz.

Sensores sem Contato Foto-transistor: Parecido com um foto diodo, porem alem de ter uma resposta mais lenta a incidência de luz, pode também vir com três terminais, a fim de permitir uma possível polarização.

Sensores sem Contato LASCR (Light Activeted SCR): São SCRs cujo sinal de gate pode ser dado pela incidência de luz ou seja o SCR vai conduzir quando incidir luz no terminal de gate.

Sensores sem Contato Aplicações Sensor Óptico de barreira simples

Sensores sem Contato Aplicações Sensor de Barreira Luminosa (Cortina)

Sensores sem Contato Aplicações Câmeras Sensoras

Sensores sem Contato Aplicações

Sensores sem Contato Aplicações

Sensores sem Contato Sensores de ultra som: utilizado pela natureza há muito tempo, os morcegos, golfinhos e outros fazem uso do ultra som. Com a observação do procedimento desses animais desenvolveu-se a idéia do sonar, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sensores sem Contato Sensores de ultra som:

Sensores sem Contato Sensores de ultra som: Como se calcula a distância a que se encontra um objeto? A velocidade do som no ar (343 m/s ou 1235 km/h, a 20 ºC). Pode-se utilizar a seguinte fórmula: d = v x t d = distância (m) v = velocidade (m/s) t = tempo (s)

Sensores sem Contato Sensores de Temperatura:Todas as substancias são constituídas de pequenas partículas, as moléculas e que se encontram em continuo movimento. Quanto mais rápido o movimento das moléculas, mais quente se apresenta o corpo e quando mais lento mais frio se apresenta o corpo.Então se define Temperatura como o grau de agitação térmica das moléculas. A equação de conversão das unidades mais usadas na termometria moderna são: ºC = K – 273,15

Sensores de Temperatura Sensores sem Contato Sensores de Temperatura NTC e PTC: O NTC (Negative Temperature Coeficient, Coeficiente Negativo de Temperatura). O PTC (Positive Temperature Coeficient) tem resistência proporcional à temperatura, e atua numa faixa restrita. tem resistência inversamente proporcional à temperatura. Aplicação até 300ºC.

Sensores de Temperatura Sensores sem Contato Sensores de Temperatura Termopar : Quando dois metais encostados são submetidos a uma temperatura, surge nos extremos deles uma tensão proporcional à temperatura. Este é o efeito Seebeck. Metal Temperatura Máxima Constante K Cobre-constantán 375ºC 0.1mV/ ºC Ferro-constantán 750ºC 0.0514mV/ ºC

Sensores sem Contato Termopar :.

Sensores sem Contato Termopar :.

Sensores de Posição ENCODER`S Encoder Simples:Trata-se de um disco perfurado, por onde a luz passa e é sentida por um sensor, pode-se nestas condições somente verificar a posição e o numero de rotações do motor

Sensores de Posição ENCODER`S Encoder Linear: Utilizado em impressoras a fim de informar a posição do cabeçote de impressão

Sensores de Posição ENCODER`S Encoder incremental:Nestes tipos de encoder’s temos um disco com furos descontínuos, um sensor de luz nos dará a forma de onda abaixo.

Sensores de Posição ENCODER`S Encoder absoluto especifico:Este encoder é chamado de especifico pois foi elaborado para dar informações pré determinadas. A B C D S 1 A.B.C.D Neste tipo de encoder o leitor tem 4 sensores fornecendo 4 sinais.

Sensores de Posição ENCODER`S Encoder Absoluto Padrão:São elaborados com a finalidade de informar a posição física de um manipulador, pois possuem uma combinação diferente para cada posição.