na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTERNET SEGURA Vidas virtuais
Advertisements

Perigos e Cuidados a Ter Trabalho realizado por: Bárbara e Cláudia
INTERNET SEGURA 1.
INTERNET & VIRTUALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
SEGURANÇA NA INTERNET PEDRO MARQUES RICARDO MELIÇO.
Segurança na Internet.
  Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Curso: Educação Básica Ano Lectivo: 2009/2010 Disciplina: TICE Discente: Ana Filipa.
Campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação
2. As Funcionalidades O Correio Electrónico
Segurança na Internet Helena | Júlia | Maria | Ricardo | Sandra | Vasco.
3. Os perigos na utilização da Internet
Boas Práticas nas Redes Sociais
Redes Sociais. 2 Permitem que as pessoas comuniquem umas com as outras de qualquer parte do mundo. Estão desenhadas para os utilizadores partilharem informações.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Correio Eletrónico.
, Chats E Videoconferência
ESCOLA PROFISSIONAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DE PONTE DE LIMA.
Perigos do MSN.
Ética e Cidadania na Internet
Agrupamento de Escolas da Cidadela – Ano letivo 2012/2013
Perigos e cuidados Daniela Balena
Tecnologias de Informação e Comunicação
“Como tornar a Internet Segura”
Navegar na Internet Benefícios e Riscos
DICAS E SUGESTÕES PARA NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET
Segurança na 8ºA Trabalho elaborado por: João Dias nº 12
Utilização segura da Internet
Escola Secundária da Amadora Enquadramento – A era dos ecrãs O SeguraNet – Objectivos – Acção: Formação de formadores (360) Actividades (desafios.
Ferramentas de comunicação
Trabalho de Tecnologias de Informação e Comunicação
Escola Básica de Perafita 2014/2015
Segurança na Internet1 Workshop Internet Segura Europa - Encontro Nacional eTwinning
1 As Crianças na Web. Brincadeira de crianças? criancas.pcseguro.pt.
CC8 Comunicação e colaboração Correio eletrónico
Escola E.B 2,3 Professor Agostinho da Silva
Correio eletrónico.
Correio eletrónico.
Segurança na Internet -Trabalho feito por: Vanessa Reis.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Tema: Internet e Segurança
Teste de avaliação TIC – 7ºano
 As salas de conversação são locais onde nós podemos comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo.  Essas salas são basicamente uma maneira de troca.
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
Segurança Online e Offline
Grupo 1 Catarina Moita Marisa Solheiro Rui Vilas Tiago Pires Maria João Contas Mestrado em Ciências da Educação – Edição 5 Internet e Educação Tema: Segurança.
Segurança em Redes Sociais
Trabalho realizado por: Filipa Correia nº2 Cristiana Pinheiro nº 10 SEGURANÇA NA INTERNET Escola Secundária Almeida Garrett Disciplina: TIC Professor:
O que é a internet? Navegar com segurança Netetiqueta Vírus informáticos O SPAM.
Tecnologias da Informação e Comunicação Castelo Branco, 17 de Maio de 2011 A Discente: Daniela Sofia Santo nº ºAno / 2ºSemestre - Turma:1A/EB.
Para usar a Internet de forma crítica e segura!. “Tu decides por onde vais”
Internet.
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
4. As políticas de segurança Carácter Técnico o Utilize uma firewall o Actualize o computador o Instale Antivirus e AntiSpyware o Utilize canais seguros.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
 Passwords_______________ Slides 3,4  Downloads ______________ Slides 5,6  Redes Sociais_____________ Slides 7,8,9  Vírus e spyware _________ Slides.
Nome da escola: Instituto de ciências educativas Nome das alunas: Camila Almeida e Cátia Pinto Números: 8 e 11 Ano: 8º Turma: B.
Biblioteca Escolar André Soares. O que andas a fazer na Internet? 2.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
Dia Europeu da Internet Segura 9 de Fevereiro de 2010 Segurançana.
COMUNICAR EM SEGURANÇA Pais e Encarregados de Educação.
ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 4.Segurança no telemóvelSegurança no.
Recomendações. Para navegar em segurança, mantém um programa anti- vírus actualizado.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
T ECNOLOGIAS DA I NFORMAÇÃO E C OMUNICAÇÃO EB 2,3 S OEIRO P EREIRA G OMES P ENSA ANTES DE C LICARES.
2 Usas a Internet para quê? Aprender Comunicar Jogar Descobrir 3.
2 Usas a Internet para quê? 3 Aprender Comunicar Jogar Descobrir.
Projeto «Formação em Literacia Digital» N AVEGAR NA I NTERNET COM SEGURANÇA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
Transcrição da apresentação:

na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

(Re)conhecer potencialidades da utilização das TIC (Re)conhecer situações de risco associadas à utilização das TIC (Re)conhecer formas de evitar/minorar situações de risco Reflectir sobre os nossos próprios comportamentos online OBJECTIVOS Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Potencialidades da utilização da TIC INTERNET Redes Sociais Jogos online Chats e IMDownloads Compras online Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Redes Sociais Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Chats e IM Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Downloads Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Compras online Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Jogos online Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Situações de risco associadas à utilização das TIC Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Situações de risco associadas à utilização das TIC Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Dados pessoais na página do perfil Apropriação de identidade Falsas identidades Imagens, opiniões e outros Cyberbullying Ausência de controlo efectivo de idade (Quase) ausência de moderação Que perigos? Dados pessoais na página do perfil Apropriação de identidade Falsas identidades Imagens, opiniões e outros Cyberbullying Ausência de controlo efectivo de idade (Quase) ausência de moderação Que cuidados? Não forneças, inadvertidamente, dados pessoais Não aceites pedidos de amizade se o conteúdo da página te deixar desconfortável Não respondas a comentários ou conteúdos ofensivos Os dados não são privados Coloca os perfis como privados Aceita apenas utilizadores que conheces pessoalmente Não aceites conhecer pessoalmente os amigos virtuais Cuidado com as fotografias que colocas Não coloques informações sobre terceiros Que cuidados? Não forneças, inadvertidamente, dados pessoais Não aceites pedidos de amizade se o conteúdo da página te deixar desconfortável Não respondas a comentários ou conteúdos ofensivos Os dados não são privados Coloca os perfis como privados Aceita apenas utilizadores que conheces pessoalmente Não aceites conhecer pessoalmente os amigos virtuais Cuidado com as fotografias que colocas Não coloques informações sobre terceiros

Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Os vírus podem revelar informação a terceiros Instalar uma “backdoor” Atacar outros sistemas Enviar correio electrónico não solicitado em massa (SPAM) a outros utilizadores Que perigos? Os vírus podem revelar informação a terceiros Instalar uma “backdoor” Atacar outros sistemas Enviar correio electrónico não solicitado em massa (SPAM) a outros utilizadores Que cuidados? Utiliza palavras chave complexas Utiliza um antivírus e mantém-lo sempre actualizado Utiliza um filtro anti-SPAM nas configurações do Desconfia das mensagens “GANHOU UM PRÉMIO!ABRA JÁ!” e das que avisam de perigos (reais?) Consulta sempre fontes de segurança legítimas (como o teu servidor de antivírus) a fim de te certificares que o conteúdo deste tipo de mensagens é legítimo, antes de as enviar aos teus contactos. Não corras programas de origem desconhecida Não envies informação confidencial por Usa uma “firewall” pessoal Desliga as opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java Caso o programa de correio electrónico permita, desliga o modo de visualização de s em formato html Utiliza filtros de “gateway” de correio electrónico Que cuidados? Utiliza palavras chave complexas Utiliza um antivírus e mantém-lo sempre actualizado Utiliza um filtro anti-SPAM nas configurações do Desconfia das mensagens “GANHOU UM PRÉMIO!ABRA JÁ!” e das que avisam de perigos (reais?) Consulta sempre fontes de segurança legítimas (como o teu servidor de antivírus) a fim de te certificares que o conteúdo deste tipo de mensagens é legítimo, antes de as enviar aos teus contactos. Não corras programas de origem desconhecida Não envies informação confidencial por Usa uma “firewall” pessoal Desliga as opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java Caso o programa de correio electrónico permita, desliga o modo de visualização de s em formato html Utiliza filtros de “gateway” de correio electrónico

Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Pode assumir contornos graves que leve, as vítimas, a situações altamente incómodas e indesejáveis Pode causar igualmente um grande sofrimento, chegando a levar à depressão, à exclusão pelos pares, ao isolamento, e ao desespero Que perigos? Pode assumir contornos graves que leve, as vítimas, a situações altamente incómodas e indesejáveis Pode causar igualmente um grande sofrimento, chegando a levar à depressão, à exclusão pelos pares, ao isolamento, e ao desespero Que cuidados? Pesquisa sobre as armas de combate ao bullying Fala com os teus pais/professores Não partilhes os teus dados pessoais Aprende a ser correcto na Internet Guarda as mensagens de cyberbullying Muda de conta de correio electrónico ou outras Instala software de prevenção de cyberbullying de forma a ajudar a identificar a origem do ataque Que cuidados? Pesquisa sobre as armas de combate ao bullying Fala com os teus pais/professores Não partilhes os teus dados pessoais Aprende a ser correcto na Internet Guarda as mensagens de cyberbullying Muda de conta de correio electrónico ou outras Instala software de prevenção de cyberbullying de forma a ajudar a identificar a origem do ataque

Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira NETIQUETA Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Ter consciência de que existe uma pessoa como receptora da mensagem. Adoptar um comportamento adequado ao espaço em que nos encontramos. Ser tolerante ante os erros das outras pessoas, especialmente dos principiantes. Permanecer sempre calmo, especialmente se alguém nos ofender (ou se acharmos que nos ofenderam). Evitar as MAIÚSCULAS, pois alguns utilizadores entendem isto como "gritar". Não utilizar linguagem inadequada ou ofensiva. Não enviar ou reencaminhar correio electrónico publicitário. Não divulgar/expor o de outrem na nossa correspondência electrónica. Usar, sempre que se justifique, o campo BCC. Evitar discussões prolongadas e pessoais. Verificar a ortografia das mensagens. Nas salas de chat, não interromper os outros e falar apenas do tópico em discussão. Seguir as mesmas regras de bom comportamento que usamos na vida real. NETIQUETA Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Ter consciência de que existe uma pessoa como receptora da mensagem. Adoptar um comportamento adequado ao espaço em que nos encontramos. Ser tolerante ante os erros das outras pessoas, especialmente dos principiantes. Permanecer sempre calmo, especialmente se alguém nos ofender (ou se acharmos que nos ofenderam). Evitar as MAIÚSCULAS, pois alguns utilizadores entendem isto como "gritar". Não utilizar linguagem inadequada ou ofensiva. Não enviar ou reencaminhar correio electrónico publicitário. Não divulgar/expor o de outrem na nossa correspondência electrónica. Usar, sempre que se justifique, o campo BCC. Evitar discussões prolongadas e pessoais. Verificar a ortografia das mensagens. Nas salas de chat, não interromper os outros e falar apenas do tópico em discussão. Seguir as mesmas regras de bom comportamento que usamos na vida real.

Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Retirar informação (Download) não autorizada é CRIME O teu computador, os ficheiros e os discos associados poderão ser confiscados A pirataria de ficheiros digitais, poderá levar ao pagamento de multas elevadas, ou a outras sanções A pirataria pode expor o teu computador a vírus, spyware e outro software indesejado Que perigos? Retirar informação (Download) não autorizada é CRIME O teu computador, os ficheiros e os discos associados poderão ser confiscados A pirataria de ficheiros digitais, poderá levar ao pagamento de multas elevadas, ou a outras sanções A pirataria pode expor o teu computador a vírus, spyware e outro software indesejado Que cuidados? Aprende a fazer transferências legais Certifica-te que os sites que utilizas permitem transferir software, filmes, jogos e música gratuitamente ou a um preço reduzido Refere as fontes de informação nos teus trabalhos escritos Que cuidados? Aprende a fazer transferências legais Certifica-te que os sites que utilizas permitem transferir software, filmes, jogos e música gratuitamente ou a um preço reduzido Refere as fontes de informação nos teus trabalhos escritos

Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Usar dados pessoais no jogo Podem ocorrer situações embaraçosas (ex. assédio) Que perigos? Usar dados pessoais no jogo Podem ocorrer situações embaraçosas (ex. assédio) Que cuidados? Evitar fornecer informações pessoais (nome, morada, contactos, etc.) Utilizar nomes de ecrã (alcunhas) que não revelem dados pessoais ou que sejam menos próprios Utiliza a conversação por voz (voice chat) de forma sensata Evitar que discussões online possam passar para a vida real Ler sempre as regras do jogo Não marcar encontros com pessoas que apenas se conhecem de ambientes virtuais Não transpor para a realidade as situações de jogos Falar com adultos (pais, professores, etc.) sobre situações embaraçosas que possam ou tenham mesmo acontecido Que cuidados? Evitar fornecer informações pessoais (nome, morada, contactos, etc.) Utilizar nomes de ecrã (alcunhas) que não revelem dados pessoais ou que sejam menos próprios Utiliza a conversação por voz (voice chat) de forma sensata Evitar que discussões online possam passar para a vida real Ler sempre as regras do jogo Não marcar encontros com pessoas que apenas se conhecem de ambientes virtuais Não transpor para a realidade as situações de jogos Falar com adultos (pais, professores, etc.) sobre situações embaraçosas que possam ou tenham mesmo acontecido