Chumbo Aula 14.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metais e ligas não ferrosas
Advertisements

Corrosão e Proteção de superfícies metálicas
CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais.
Aula de Química Junho de 2013
AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
4-PROPRIEDADES DOS METAIS DEFORMADOS PLASTICAMENTE
Introdução aos Materiais de Engenharia
CONFORMAÇÃO MECÂNICA PARTE 1
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
O Vidro.
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
O uso em automóveis de componentes de zinco fundidos sob pressão.
UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA
Aulas 8 e 9 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO
LIGAÇÕES QUÍMICAS A união entre átomos é chamada de ligação química, podendo ocorrer de três formas: Ligação iônica Ligação Covalente Ligação metálica.
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
Conformação mecânica A conformação mecânica altera: A geometria
BIOMATERIAIS E BIOMECÂNICA TQ-064
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
Aula 4 Shell Molding Cera Perdida Molde metálico
Aulas 10 Processos de Conformação Mecânica EXTRUSÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 6 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
Aula 11 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO
METAIS INTRODUÇÃO: A ULTILIZAÇÃO DE METAIS PELO HOMEM TEVE INÍCIO NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 5000 e 4000 anos a.C. COM DESTAQUE PARA O OURO E O COBRE.
Aula 7 Processos de Conformação Mecânica EXTRUSÃO e TREFILAÇÃO
TRATAMENTO TÉRMICO Tratamento Térmico:
Aula 11 Processos de Conformação Mecânica EXTRUSÃO
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Aula 5 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
EXTRUSÃO METÁLICA.
MATERIAIS METALICOS.
Diagrama de Fases – Parte 2
Diagrama de Fases – Parte 2
Materiais Metálicos Aula 09.
Cobre Aula 12.
Estanho Aula 13.
Cerâmicas Aula 16.
PROPRIEDADES DOS METAIS DEFORMADOS PLASTICAMENTE
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO & CONDUTORES DE BT
Metais e ligas não ferrosas
Alumínio Aula 11.
Recursos Minerais.
COBRE E SUAS LIGAS.
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
PROCESSOS INDUSTRIAIS
Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
Para ter acesso a esse material acesse:
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
Aula 12 – Soldagem com Eletrodo Revestido
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Aula 13 – Ligas não ferrosas
Tratamento térmico no latão
BRONZE.
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Produtos Metálicos Continuação. Tipos, características e aplicações dos materiais metálicos Aços:  Aços carbono comuns.
Para ter acesso a esse material acesse:
COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO “METAIS E LIGAÇÃO METÁLICA” QUÍMICA – SETOR B – 1º ANO EM Professor: João Eduardo Lucateli 2011.
Grupo do Titânio ( grupo 14 )
Aula 16 – Ligas não ferrosas
Aula 09 - Processo de Conformação Mecânica
GRUPO DO TITÂNIO 2 INTRODUÇÃO O Ti é de importância industrial Grandes quantidades de TiO 2 são usadas como pigmento e como “carga”, e o metal Ti é importante.
Transcrição da apresentação:

Chumbo Aula 14

1. Características básicas do chumbo (puro): É um metal tóxico, macio, maleável e mau condutor de eletricidade e altamente resistente à corrosão. Temperatura de fusão 327oC CFC Densidade: 13,4 g/cm3 (aço: 7,9 g/cm3)

2. Propriedades mecânicas para o chumbo puro L.R. 16 à 19 N/mm2 Lim. de escoamento 6 à 8 N/mm2 Alongamento 30 à 60%

3. Principais aplicações do chumbo • Baterias para automóveis e outros fins (o principal uso, cerca de 71% da produção mundial). • Pigmentos e outros compostos (12%). Solda de estanho, também conhecida como solda de estanho-chumbo, solda macia ou solda branca, é uma solda comum à base de estanho e chumbo em diversas proporções, às quais podem ser adicionadas pequenas quantidades de outros elementos como o antimônio, a prata e o bismuto para modificar suas propriedades, como dureza. Dizer que a solda é 70/30, significa dizer que há nela 70% de estanho e 30% de chumbo. São comumente usadas soldas nas proporções 70/30, 60/40, 50/50 e 40/60. Apresentam baixo ponto de fusão e podem ser empregadas com ferros de soldar de baixa potência ou maçaricos de GLP. Podem ser usadas para soldagem de cobre e suas ligas, como latão (cobre e zinco) e bronze (cobre e estanho), mas não servem para soldar outros metais, como o alumínio e o ferro. As soldas de estanho são largamente utilizadas para soldagem principalmente na eletro-eletrônica e na hidráulica. Na eletro-eletrônica, são mais usadas as soldas em forma de fios com a liga 60/40 ou a 63/37, que é a mistura eutética, com ponto de fusão de 183°C. As aplicações são a soldagem de componentes em placas de circuito impresso, soldagem de terminais e conectores em cabos elétricos, etc. Para instalações hidráulicas é normalmente usada a liga 50/50, sob forma de fios, fitas ou barras, para a soldagem de tubulações de Cu.

3. Principais aplicações do chumbo • Laminados diversos para, por exemplo, proteções contra radiações (raios-X e gama), peças decorativas e outros (7%). • Munições (6%). • Revestimentos de cabos (3%). • Ligas diversas (1%). 5

Zinco Aula 14

1. Características básicas do zinco (puro): O metal apresenta uma grande resistência à deformação plástica a frio que diminui com o aquecimento, obrigando a laminá-lo acima dos 100 °C Temperatura de fusão 419oC Hexagonal Densidade: 7,14 g/cm3 (aço: 7,9 g/cm3)

2. Propriedades mecânicas para o zinco puro laminado a quente L.R. 134 à 159N/mm2 Alongamento 50 à 65%

3. Principais aplicações do zinco Galvanização (cerca de 50% do consumo anual). Em protetores solares, em forma de óxido, pois tem a capacidade de barrar a radiação solar. Solda de estanho, também conhecida como solda de estanho-chumbo, solda macia ou solda branca, é uma solda comum à base de estanho e chumbo em diversas proporções, às quais podem ser adicionadas pequenas quantidades de outros elementos como o antimônio, a prata e o bismuto para modificar suas propriedades, como dureza. Dizer que a solda é 70/30, significa dizer que há nela 70% de estanho e 30% de chumbo. São comumente usadas soldas nas proporções 70/30, 60/40, 50/50 e 40/60. Apresentam baixo ponto de fusão e podem ser empregadas com ferros de soldar de baixa potência ou maçaricos de GLP. Podem ser usadas para soldagem de cobre e suas ligas, como latão (cobre e zinco) e bronze (cobre e estanho), mas não servem para soldar outros metais, como o alumínio e o ferro. As soldas de estanho são largamente utilizadas para soldagem principalmente na eletro-eletrônica e na hidráulica. Na eletro-eletrônica, são mais usadas as soldas em forma de fios com a liga 60/40 ou a 63/37, que é a mistura eutética, com ponto de fusão de 183°C. As aplicações são a soldagem de componentes em placas de circuito impresso, soldagem de terminais e conectores em cabos elétricos, etc. Para instalações hidráulicas é normalmente usada a liga 50/50, sob forma de fios, fitas ou barras, para a soldagem de tubulações de Cu. 9

Zinco Alumínio Magnésio Cobre 4. Ligas de zinco As ligas de zinco são conhecidas pelo nome Zamac já que as mesmas saõ compostas por Al, Mg e cobre. Zamac Zinco Alumínio Magnésio Cobre

5. Aplicações das ligas de zinco