Reunião Geral Minha escola está preparada para receber novos alunos?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
SISTEMAS DE ENSINO.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Educação Ambiental - GPEEA
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
O sucesso do trabalho pedagógico
Capacitação dos professores
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
Decisões.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Avaliação Diagnóstica
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
• Manejo – Formação – Professor.
“Como promover observação em sala de aula”
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Transcrição da apresentação:

Reunião Geral 2011 Minha escola está preparada para receber novos alunos?

V. Subsídios para o ciclo de integração Roteiro de trabalho Introdução do tema: Reflexão sobre a situação sociocultural atual. II. Case III. Procedimentos: Conhecendo a família IV. Estratégias: Social Pedagógica V. Subsídios para o ciclo de integração

SUA ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CONTEXTO SOCIAL QUE SE DESENHA?

Estes são dados da nova classe média brasileira. 19,5 milhões de jovens Renda anual total de R$96,6 bilhões 46% da Renda do Brasil Crescimento constante até 2022 42% dos usuários de Internet Fontes: FGV-CJEE/RJ – SEE – IBOPE - IBGE Estes são dados da nova classe média brasileira. Sua escola está preparada para recebê-la e fidelizá-la?

Case A estudante Karoline Machado, 13 anos, não consegue esconder sua ansiedade. Depois de cursar quase todo o ensino fundamental na rede pública, onde era a capitã da equipe de voleibol, vai viver uma experiência nova a partir de fevereiro, em uma escola particular. A transição tem mobilizado a família. Preocupados com o futuro da filha, os pais se preparam para, ao longo de 2011, desembolsar R$ 600,00 em mensalidades – 15% da renda da casa. Iniciadas as aulas, a ansiedade de Karoline foi substituída por frustrações: os colegas de classe possuíam objetos escolares diferenciados; os professores apenas perguntaram seu nome e pareciam não ter conhecimento de sua história escolar; em muitas matérias, os professores “falavam grego”: ela não entendia nada. Em casa, estabeleceu-se a crise: Karoline não queria voltar à escola e seus pais consideravam essa escola como uma conquista familiar.

Procedimentos Sugeridos

Conhecendo a família Por quê? Registro de Informações Conhecer os interesses da nova clientela Detectar possíveis dificuldades Interpessoal/intrapessoal Pedagógica Familiar Registro de Informações Família Aluno

Roteiro para registro Motivos da mudança Escolha da escola Família Motivos da mudança Escolha da escola Expectativas com relação à escola Atividades extra escola Acompanhamento da vida escolar Material didático que era utilizado Se o aluno é portador de necessidade especial Em quais escolas o aluno estudou

Roteiro Para Registro Aluno Entrevista Avaliação Diagnóstica Motivos da mudança Nível de aceitação do aluno Relacionamento Professores / Colegas Disciplinas Preferências / Dificuldades Rotina de estudos Lazer Habilidades do aluno (no que ele se acha bom) Avaliação Diagnóstica Prova Anglo Brasil / Simulados (2º bimestre)

Roteiro de Aplicação Quem? Quando? Coordenador Pedagógico Diretor Orientador Educacional Coordenador Pedagógico Diretor Quando? Ao longo do processo de matrícula e sistematizada antes da semana de planejamento

Importante Compartilhar com o corpo docente os dados relevantes Não perder de vista os compromissos assumidos entre aluno, família e instituição escolar. FAMÍLIA ALUNO COMPROMISSO ESCOLA

Estratégias Sociais Criando vínculos com a família Mostrar: Coerência Firmeza Estabilidade Como? Capacitar a equipe escolar Informar a família sobre eventos/atividades da escola Garantir que a família sinta-se à vontade para trazer suas dúvidas e/ou descontentamentos Resultado: Pais Seguros = Adaptação favorecida Fidelização garantida

Estratégias Sociais Criando vínculos com o aluno Eleger um aluno da própria sala, como “padrinho”, para: Mostrar a escola Apresentar os funcionários e colegas Professor: receptividade e reciprocidade Inteirar-se do histórico do aluno: familiar/escolar Dirigir-se ao aluno sempre pelo nome Proporcionar conversa informal

Observação e Acompanhamento ( Escola e Família ) Atenção aos sinais: Perda de apetite ou sono Irritabilidade Isolamento Depressão

Compete ao Professor Refletir sobre sua prática docente: Evitar ações de desrespeito Nas atividades em grupo, mesclar alunos novos com alunos antigos Não pular etapas pressupondo conhecimento Aproveitar os momentos para possíveis revisões Acompanhar as atividades extraclasse

Compete ao Coordenador Planejar ações junto à equipe Supervisionar todas as ações e atividades desenvolvidas Recolher resultados, analisar e replanejar

Estratégias Pedagógicas Sugestões de atividades extraclasse Apoio escolar - trabalhando os pré-requisitos Plantão de dúvidas Grupos de estudo monitorados normal especial Pelo próprio professor Por um aluno monitor Por um orientador

Ao longo do processo devolutivas Avaliar o processo junto aos pais: Identificando pontos fracos e fortes • sociais e • pedagógicos Apresentando resultados Estabelecendo (com os pais e aluno) metas para a superação das possíveis fragilidades

Subsídios para o ciclo de integração Exemplo: Português Base mínima de 7º ano para cursar o 8º ano   Conteúdo Módulo Caderno Noções sobre verbos 5 1 Verbo: modos indicativo e subjuntivo 8 Verbo: modo imperativo e formas nominais 11 O predicado e seu núcleo 14 2 Variação linguística 24 Substantivo, verbo e palavras ligadas a eles 27 3 Os adjuntos da oração 30 Formação de palavras 45 4

“É preciso discutir a educação do ponto de vista mais amplo possível “É preciso discutir a educação do ponto de vista mais amplo possível. É educação humanista, aberta, que dá visão de mundo, perspectivas para a realidade, consciência de si, consciência do entorno, consciência do outro”. Valor Econômico, 20/05/2011, SP