TOPOGRAFIA APLICADA Unid

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cotagem em Desenho Técnico
Advertisements

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Cartografia Aplicada a SIG
Fotografias aéreas e foto-interpretação são
FOTOGRAMETRIA.
Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Interpretação de imagens e confecção de mapas
FLG-0141 Introdução à Cartografia
Edição Matricial ATRAVÉS DA FERRAMENTA SPRING Mauricio Alves Moreira
PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
ORIENTAÇÃO.
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
A escala nos trabalhos de campo e de laboratório
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
Introdução à Cartografia
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
DEFINIÇÃO DE FOTOGRAMETRIA OBJETIVO DA FOTOGRAMETRIA
MARCAS FIDUCIAIS. MARCAS FIDUCIAIS PONTO PRINCIPAL E PONTO CONJUGADO As fotografias aéreas, obtidas a partir de câmaras métricas, possuem quatro marcas,
Sistema de representação cartográfica
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Elementos de um mapa Título – tema que é apresentado
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano
A Moderna Cartografia – parte 1
Fusos Horários Cartografia.
ARQUITETURA TOPOGRAFIA
Maria Aparecida Salles Franco
INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA
Forma e movimentos da Terra
Topografia FACULDADE CEAP ARQUITETURA E URBANISMO 4 ARQ V/N
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Desenho basico de arquitetura
Introdução à Computação Gráfica
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
TOPOGRAFIA APLICADA semestre 2009.I
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
TOPOGRAFIA APLICADA II Parte – Topometria semestre 2009.I
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
Disciplina ECV Turmas A / B Para : Curso de Arquitetura e Urbanismo
Georefenciação de imagens
TOPOGRAFIA APLICADA UNID. 2 - Noções básicas de Cartografia Aula “
TOPOGRAFIA APLICADA UNID 5 – Implantação de Obra 5
Prof. Eduardo Paulon Girardi
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
Projeções Cartográficas
ESCALA.
Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções Cartográficas
EXERCÍCIOS.
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
ESCALAS É A RAZÃO ENTRE AS DIMENSÕES DE UM ELEMENTO REPRESENTADO NO MAPA E AS DIMENSÕES DO MESMO ELEMENTO NO TERRENO. Ou seja é a relação existente entre.
Cartografia A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações.
Representação do espaço geográfico
Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia de engenharia Ano: 3ro
Quadro1 – Terminologias utilizadas na classificação dos mapas em cartografia sistemática e temática AutorCartografia sistemáticaCartografia temática Raisz.
ESCALAS CARTOGRÁFICAS.
Cartografia.
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
Transcrição da apresentação:

TOPOGRAFIA APLICADA Unid TOPOGRAFIA APLICADA Unid. 4 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE FOTOGRAFIAS AÉREAS semestre 2009.I Disciplina ECV 5631 Turmas 0231 A / B Para : Curso de Arquitetura e Urbanismo Profa.: Dra. Dora Orth – ECV / UFSC Arquiteta e Dra Planejamento do Espaço Coordenadora do GrupoGE / Membro da Ruitem

Unid. 4 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE FOTOGRAFIAS AÉREAS 4.1) Fundamentos de Fotogrametria 4.2) Fotointerpretação 4.3 ) Medições sobre fotos

4.1) Fundamentos de Fotogrametria Fotogrametria é a ciência de obter medidas dignas de confiança por meio de fotografias. As fotografias aéreas, resultantes de levantamentos fotogramétricos, antes de serem retificadas, não podem ser consideradas como cartas/mapas, pois são perspectivas cônicas ... A escala nominal de uma foto é uma escala aproximada. A escala real varia em função da altura de vôo (h) que vai alterando em função do relevo da superfície imageada.

Escalas do vôo/levantamento... As escalas usuais de levantamentos aerofotogramétricos são: 1:8.000 para áreas urbanizadas e 1:25.000 para as demais áreas. Essas escalas foram definidas em função das possibilidades máximas de ampliação (4 X), resultando assim em bases para fotos ampliadas e cartas/mapas nas escalas 1:2.000 e 1:10.000.

Retificação fotogramétrica  Restituição cartográfica As fotografias aéreas podem ser retificadas (transformadas em projeções ortogonais) e transformadas em cartas planialtimétricas, através do processo de restituição... Essas cartas podem ser no formato de: ortofotocartas (mosaicos de fotos retificadas com sobreposição de dados vetoriais e toponímias) ou cartas vetoriais (pontos, linhas, áreas, toponímias).

Tomada das fotos As fotografias aéreas podem ser verticais ou oblíquas, em função da posição da tomada das fotos. As fotos mais usadas são as verticais (ângulo normal = 90) com abertura de imagem de 75 a 100. lentes

Faixas de vôo FAIXA 3 FAIXA 2 FAIXA 1

Foto aérea do Pântano do Sul – 05/1994 ...

Recobrimentos 60 % longitudinal e 30% lateral Foto3 Foto1 Foto2 Recob. Long. 60% Recob. Lateral 30%

Pares Estereoscópicos Esses pares de fotografias permitem usar a técnica da estereoscopia para visualizar o terreno em 3 dimensões.

retângulo útil da foto Sabendo-se que as fotos aéreas não corrigidas tem distorções progressivas a partir do centro da imagem, na hora de usar essas fotos (fotointerpretação), usa-se o retângulo útil da foto = faixa central da foto, descontando 25% (ou 20%?) de cada lado.

Fotointerpretação Etapas b) Elementos de reconhecimento

a) Etapas da fotointerpretação 1/2 Fotoleitura: Reconhecimento (ver item b) e identificação da natureza dos elementos imageados na foto. Delineação: agrupamento dos elementos através da definição da chave de interpretação (que levará posteriormente a definição da legenda). Dedução dos significados (análise)

a) Etapas da fotointerpretação 2/2 Classificação: estabelece uma “identidade” as superfícies ou objetos delineados, incluindo: a descrição da superfície delineada pela análise; sua organização em um sistema (tema) apropriado para uso nas investigações de campo, sempre que necessárias; a codificação (legenda) necessária para expressar esse sistema. Apresentação formal dos resultados: na sua forma gráfica (mapa temático) por um relatório (na forma de um texto), visando sua utilizaçãopor diferentes pessoas, para diferentes objetivos e em diferentes tempos.

b) Elementos de reconhecimento Tonalidade : Numa foto Preto & Branco (P&B) a tonalidade varia completamente do branco ao preto, passando pelas nuances de cinza, resultado das diferentes intensidades de reflexão à luz solar. Forma : ... um vulcão aparece como um círculo menor dentro de um maior, Padrão: ... os aspectos retilíneos e exagerado das cidades, ou uma rede de drenagem formada por rios e córregos. Textura: ... a textura rugosa do conjunto de árvores, que nos permite identificar a floresta. Tamanho: O tamanho do objeto real é a função do seu tamanho na fotografia aérea dependendo exclusivamente da escala.

Imagem Lima/PE em nov/2008 p/Dora ORTH

4.3 ) Medições sobre fotos a) Medida de Distâncias: A medida de distâncias sobre fotos em estado bruto (não corrigidas) só pode ser feita por pequenos setores dentro do retângulo útil, após verificar a escala real neste trecho.

Confiabilidade das medições Mesmo que a precisão não seja igual a medidas feitas em uma carta, tem-se em compensação a imagem de tudo que é visível sobre uma foto. Em uma foto não existem erros de imagem, apenas deslocamentos e distorções que vão aumentando do centro da foto em direção as laterais.

b) Medidas de alturas: pela paralaxe ou pela sombra... Ver em biblios... b.1) Calculo das alturas usando a paralaxe: Na fotografia aérea, existe somente um raio de luz perpendicular a superfície, que é o raio que passa pelo ponto central da foto (ou ponto nadir: vertical em direção ao centro da Terra). No ponto central da foto(P), os elementos tridimensionais aparecem como um único ponto na fotografia. Qualquer outro ponto afastado que tenha uma dimensão vertical (altura), aparecerá com o topo deslocado em relação à base. Os deslocamentos devidos ao relevo ou alturas são radiais a partir do ponto nadir, sendo este deslocamento chamado de paralaxe ... principal elemento para cálculo de medidas de alturas em fotos. b.2) Cálculo de alturas usando a sombra dos objetos imageados...

c) Estimativas sobre fotos aéreas Áreas: delimita-se uma superfície (quadra, área homogênea, setor); determina-se a escala média nessa superfície; calcula-se a área . Se a foto não for corrigida, o resultado será aproximado. População: conta-se o número de unidades habitacionais e multiplica-se pelo número médio de habitantes por unidade utilizado pelo IBGE. Quando trata-se de uma zona de prédios de apartamentos, deve-se identificar grupos de prédios similares e fazer entrevistas no local com os porteiros sobre o número de unidades por andar e o número de andares residenciais. Fazer distinção com as unidades especiais como kitinetes, ... Densidades: população versus área; edificações versus área; vegetação versus área, ...