O Cavaleiro da Dinamarca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

A colonização da ilha da Madeira
Bandeira de Panamá.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
A verdadeira história do Natal
história da salvação A História da Salvação
Sophia de Mello Breyner Andresen
SOPHIA DE MELLO BREYNER
na obra O CAVALEIRO DA DINAMARCA de Sophia de Mello Breyner Andresen
O Que Vês Na Imagem?.. Que História Haverá por detrás desta capa?.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)
A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou.
Migrações.
Do Advento até ao Natal.
O Cavaleiro da Dinamarca
A origem dos imigrantes Da Poian
Aldeia da Pena. Uma viagem ao passado
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
História de Natal.
As três árvores.
A emigração de Portugal para o Brasil
Teoria da Tectónica de Placas
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Nazaré dista de Jerusalém um pouco mais de cem quilômetros pelo caminho mais reto. Todos os anos, Maria e José iam a Jerusalém pela festa da Páscoa.
Categorias da narrativa
 No século XV, numa pequena aldeia perto de Nuremberga, vivia a família Durer com vários filhos. Para ter pão na mesa para todos, o pai trabalhava cerca.
Os 11 lugares mais desagradáveis para se visitar no mundo
EUROPA ANTES DO BRASIL.
Natal Natal História de Natal.
Resumo Ao fim da tarde de 1759, Robinson viajava a bordo do Virgínia com o objectivo de organizar trocas comercias entre o seu país e o Chile. À noite,
A HISTÓRIA DO EDELWEISS
A Lenda de Machim. Uma Lenda é uma história que não se sabe exactamente como aconteceu… A Lenda de Machim tem muitas versões isto é, existem várias histórias.
Era uma vez um escritor que morava em uma tranqüila praia,
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Natal em Portugal.
Os Portugueses no Brasil
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre!” 2 Pedro 3.18.
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
O Cavaleiro da Dinamarca
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
O nascimento de Jesus (Lucas 2:1-20)
Szawle (Siauliai) em Lituania
AS TRÊS ÁRVORES Autor Desconhecido.
O CAVALEIRO DA DINAMARCA, de Sophia de Mello Breyner
O quarto Rei Mago Slides/automáticos...aguarde.
Professora de Geografia Col. Est. Eleodoro Ébano Pereira
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
COMO SURGIU A COROA DO ADVENTO
Guatemala Capital: Cidade da Guatemala
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
A Expansão Portuguesa.
Conta-se que, há muito tempo, um jovem esteve em Belém e ficou muito impressionado com o que viu na Igreja da Natividade: perto do local onde nasceu.
A verdadeira história do Natal
Queridos familiares! O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
NATIONAL Fonte: CHILE formulageo.blogspot.com.br GEOGRAPHIC.
As Grandes Navegações
O Nascimento de Jesus.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Sophia de Mello Breyner Andresen “Quando eu morrer voltarei para buscar Os instantes que não vivi junto do mar”
O CAVALEIRO DA DINAMARCA, S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDERSEN Biblioteca Escolar – 2009 Agrupamento de Escolas da Sertã.
Tipologia Textual: Textos Narrativos Definição Exemplos
O Senhor Ano e as 4 Estações
Como fazer um resumo… Madalena Fernandes ESPAN – Queluz – 2013/14 Para testares os teus conhecimentos, clica aqui.
VIDA DO APÓSTOLO SÃO PAULO
Sophia de Mello Breyner Andresen.  Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
O percurso do Cavaleiro
NATAL O ANIVERSARIO DE JESUS É :. ESTA HISTÓRIA COMEÇA, HÁ MUITO MUITO TEMPO, NUMA CIDADE CHAMADA NAZARÉ…ONDE MORAVA UMA JOVEM CHAMADA MARIA. MARIA ERA.
Transcrição da apresentação:

O Cavaleiro da Dinamarca Uma obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (PPT - com base na 37ª edição de Novembro de 1994)

Resumo: O Cavaleiro vivia com a sua família numa floresta da Dinamarca ,no Norte da Europa. Numa noite de Natal, durante a ceia, quando todos estavam reunidos, comunicou-lhes que iria partir em peregrinação à Terra Santa para orar onde Cristo tinha nascido e que partiria brevemente. Prometeu que dali a dois anos estariam juntos de novo. Na Primavera seguinte partiu tendo chegado muito antes do Natal às costas da Palestina, onde visitou todos os locais sagrados relacionados com a vida de Jesus. Já de regresso à Dinamarca, uma tempestade violentíssima quase destruiu o barco em que viajava e ele teve que ficar em Itália. Aí conheceu várias cidades (Ravena, Veneza, Florença, Génova) onde fez diversos amigos. Após várias situações de perigo, conseguiu chegar à floresta em que vivia, mas uma tempestade quase lhe provocou a morte. No entanto os anjos acenderam pequenas estrelas no abeto que ficava em frente à sua casa, guiando-o até ao calor do seu lar e à sua família.

A viagem do Cavaleiro Viagem de ida Viagem de regresso: - Palestina Ravena - Veneza Ferrara - Bolonha - Florença Génova Bruges - Antuérpia Viagem de regresso:

A Dinamarca “A Dinamarca fica no Norte da Europa” É constituída pela península da Jutlândia (Jylland) e cerca de 400 ilhas, 82 das quais são habitadas, sendo Funen (Fyn) e a Zelândia (Sjælland) as maiores. Superfície - 43.070 km2 População - 5.387.000 habitantes Capital - Copenhaga Governo – Monarquia Constitucional Moeda – Coroa Dinamarquesa Língua Oficial - Dinamarquês Limites: Norte - estreito de Skagerrak, que a separa da Noruega, Leste - estreito de Kattegat, que a separa da Suécia, e pelo Mar Báltico, Sul – Alemanha; Oeste - Mar do Norte.

O Tempo Explícito na obra: “Há muitos anos, há dezenas e centenas de anos” (página 5; 37ª edição) Implícito na obra: “Giotto (…) é um pintor do século passado” (pág.31) “Este é um dos capitães dos meus navios”; “Espantou-se o Cavaleiro com aquilo que via, pois naquele tempo a pimenta era quase tão rara como o oiro.” (pág.31) Premissas: Giotto viveu no séc. XIII/XIV (1266-1337); Os descobrimentos ocorreram entre os sécs. XV e XVII. Dedução: A acção decorre no séc. XV - início dos descobrimentos (o que explica o desconhecimento do Cavaleiro relativamente às especiarias utilizadas em casa do negociante flamengo) e um século depois de Giotto.

O Espaço “A Dinamarca fica no Norte da Europa. (…)havia certo lugar da Dinamarca, no extremo Norte do país, perto do mar, uma grande floresta de pinheiros, tílias , abetos e carvalhos. Nessa floresta morava com a sua família um Cavaleiro. Viviam numa casa construída numa clareira rodeada de bétulas. E em frente da porta de casa havia um grande pinheiro que era a árvore mais alta da floresta.” A narração tem início com uma concentração de espaço: Norte da Europa Dinamarca extremo Norte do país floresta clareira casa pinheiro

Este espaço vai alargar-se à medida que o Cavaleiro avança na sua história: Dinamarca ~ Palestina ~ Ravena ~ Veneza ~ Ferrara ~ Bolonha ~ Florença ~ Génova ~ Bruges ~ Antuérpia Para novamente se concentrar: Pequena povoação a poucos quilómetros da sua floresta ~ floresta ~ pequena aldeia de lenhadores ~ floresta ~ pinheiro ~ casa

As Narrativas de Encaixe [in(em)+caixa] Narrativa central ou principal: Viagem do Cavaleiro (Dinamarca/Palestina/Dinamarca) São quatro as narrativas encaixadas na principal: História de Vanina (narrada pelo Mercador de Veneza); História de Giotto (narrada em casa do banqueiro Averardo, em Florença); História de Dante (narrada e casa do banqueiro Averardo, em Florença); História de Pêro Dias ( narrada em casa do negociante, em Antuérpia)