Projeto de um termômetro a partir de um diodo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O diodo ideal Diodos: elemento de circuito não-linear mais simples e fundamental. Característica i-v símbolo (c) Circuito equivalente na polarização reversa;
Advertisements

Medidor de Ângulo (Goniômetro Digital)
Sensor de Carga de Bateria de Automóvel utilizando o CI “LM3914”
Sensor de Pressão via célula Capacitiva
UFRN – Universidade Federal do Rio do Norte CT – Centro de Tecnologia DEE – Departamento de Engenharia Elétrica ELE0325– Instrumentação Eletrônica Termômetro.
Instrumentação de Sistemas - INS
Unesp – Universidade Estadual Paulista Engenharia Elétrica Alunos: Guaraci Nakamura R. C. Rafael Cuba Vitor Zaccari.
AVALIAÇÃO DE CIRCUITO ELETRÔNICO PARA MEDIÇÃO DE TEMPERATURA EM INSTALAÇÕES POR MEIO DA PORTA PARALELA DE UM COMPUTADOR.
Aluno: Raphael Dantas Ciríaco
Projeto para Monitoramento e Controle de Temperatura
INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA (Aplicação em Chocadeiras)
Sensores de corrente e tensão
SENSOR DE TENSÃO E CORRENTE
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
Análise do transistor lembrando iC = ß * iB IC =  * IE
Maurício Cagy Programa de Engenharia Biomédica (PEB)
Maurício Cagy Programa de Engenharia Biomédica (PEB)
ÁLGEBRA DE CHAVEAMENTO
Introdução à Eletrônica – PSI2223
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Determinando Resistências Elétricas
Diodos – Parte II Jadsonlee da Silva Sá jadsonlee. edu
Transistor Bipolar de Junção TBJ
Transistor Bipolar de Junção TBJ – Parte II
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
ELETRÔNICA Prof. Marcelo de Oliveira Rosa. Eletrônica Conteúdo Materiais semicondutores Diodos Transistores BJT Transistores JFET, MOSFET Amplificadores.
Transistor de junção bipolar Sedra & Smith, 4a edição, capítulo 4 adaptação – Prof. Corradi
Máquinas Elétricas I Aula 12
Amplificadores Operacionais
4ª Aula: O Diodo Real e o Modelo para Pequenos Sinais
3ª Aula: O Diodo Real sedr42021_0307.jpg
Circuitos Retificadores
2ª Aula: O Diodo Real sedr42021_0307.jpg
Eletrônica Aula 04 - transistor CIN-UPPE
Técnico/a de Electrónica, Automação e Computadores Laboratório de Amplificadores Operacionais 6016 – Amplificadores Operacionais Autor Nome do Aluno.
Objetivos Específicos
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
Amplificadores Operacionais Parte I
Aula 9 By: Abraham Ortega
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Diodos – Parte III Jadsonlee da Silva Sá
MC33033 – Controlador de Motor DC Brushless (BLDC)
Transistor de Efeito de Campo MOS (MOSFET) – Parte II
Aula 8 By: Abraham Ortega Paredes
UFRN – Universidade Federal do Rio do Norte CT – Centro de Tecnologia DEE – Departamento de Engenharia Elétrica ELE0325– Instrumentação Eletrônica Termômetro.
Transistor Bipolar de Junção TBJ – Parte IV
MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA
SENSOR DE PRECISÃO DE TEMP. LM35
CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa
TERMÔMETRO DIGITAL DE MÚLTIPLAS ESCALAS
Implementação de um Ohmímetro Utilizando PIC16F877A
Termômetro digital Universidade Federal do Rio Grande do Norte
SCR – Retificador Controlado de Silício
Sensor de Temperatura que acionará ou desligará um cooler ou exaustor
Amplificadores Operacionais Parte III
ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES ELETRÔNICA BÁSICA
AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Curso: Engenharia Elétrica
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Física Experimental III – aula 2
1 Eletrônica II Germano Maioli Penello Aula 05 II_ html.
Germano Maioli Penello
GRECO-CIN-UFPE Prof. Manoel Eusebio de Lima
Eletrônica Aula 04 CIN-UPPE
Capítulo 3 - Circuitos e medições elétricas
Eletroˆ nica Ba´ sica e Instrumentac¸ a˜ o
Eletrônica Analógica II
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Transcrição da apresentação:

Projeto de um termômetro a partir de um diodo Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia – CT Departamento de Engenharia de Elétrica Instrumentação Eletrônica Prof.: Luciano Fontes Projeto de um termômetro a partir de um diodo Alunos: José Inácio de Lima Neto(inacioneto2@yahoo.com.br) Roni Teteo Pessoa(roni_teteo@hotmail.com) Professor: Luciano Fontes

OBJETIVO Construção de um termômetro digital a partir de um diodo como sensor e tendo como interface homem-máquina um multímetro.

SENSOR Circuito básico do sensor O diodo empregado é o LN4004, por sua disponibilidade no laboratório; A característica mais importante para este projeto é a variação da tensão de polarização direta do diodo em função da temperatura.

SENSOR I = I0 (eqV/kT − 1) Onde: I: corrente no diodo em ampères (A). I0: corrente de saturação (A). q: carga do elétron (≈ 1,6 10−19 C). V: tensão aplicada em volts (V). k: constante de Boltzmann (≈ 1,38 10−23 J /K). T: temperatura da junção em kelvin (K).

PROCEDIMENTOS Vd=[-1,43xTc+730] mV 0ºC -----------------730mV 100ºC --------------587mV, tomando a variação como linear, obtém-se a equação da reta: Vd=[-1,43xTc+730] mV Vd - tensão de polarização direta do diodo(V) Tc – Temperatura(ºC)

GRÁFICOS

PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOS

DESENVOLVIMENTO DOS CIRCUITOS Fonte de alimentação simétrica: Para tornar o projeto mais compacto, optou-se por utilizar apenas uma bateria 9V, devido a isso foi elaborado o arranjo com o diodo Zener de modo a simular uma fonte simétrica. A tensão sobre o Zener é da ordem de 4,5V, como a bateria é de 9V, a queda de tensão no resistor também é de 4,5V. Fazendo o referencial de terra no catodo do Zener, obtém-se uma fonte simétrica.

DESENVOLVIMENTO DOS CIRCUITOS Vd=-1,43xTc+730 mV Fazendo: Vd’=[-1,43xTc+730mV]/-1,43 Vd’=Tc-0,51 V Para obter a equivalência direta entre a temperatura e a tensão mostrada no multímetro é necessário implementar um circuito com Amp Op na configuração amplificador inversor, como segue:Ganho(A) = 1/1,43=0,51

DESENVOLVIMENTO DOS CIRCUITOS Para ajustar o segundo termo da equação da reta, utiliza-se de um circuito subtrator: Com isso, obtém-se: V0=Tc

DESENVOLVIMENTO DOS CIRCUITOS Estas duas operações resultam no circuito abaixo:

CALIBRAÇÃO DO TERMÔMETRO 1. Desligar pino 6 do 2º amp op e aterrar R8 que estava ligado neste pino. 2. Ligar um multímetro na escala de 2Vdc no pino 6 do 2º amp op. 3. Ajustar o potenciômetro R10 para obter 0,510 V no multímetro. 4. Religar pino 6 do 2º amp op e desfazer aterramento em R8. 5. Ajustar o potenciômetro R4 para obter 0,00 mV no multímetro (escala de 200 mV ). 6. Com o auxílio de um termômetro em temperatura ambiente, reajustar P2 para que a temperatura lida no multímetro seja igual à do termômetro.

RESULTADOS OBTIDOS A tabela a seguir mostra os resultados obtidos: MULTÍMETRO (mV) TERMÔMETRO (ºC) ERRO 25,00 0,00% 26,70 27,00 -0,30% 38,80 39,00 -0,20% Os erros de medida da temperatura com o circuito devem-se principalmente a não linearidade da tensão do diodo versus temperatura e a variações de tensão no circuito devido ao offset dos amp op e imprecisão nos ajustes

CONCLUSÃO Comparando os resultados do projeto com o termômetro, estes foram satisfatórios. O circuito pode ser utilizado como termômetro eletrônico portátil e de baixo custo, sendo de fácil construção. Com o conhecimento adquirido é possível projetar desde termômetros até termostatos eletrônicos utilizando o diodo como sensor de temperatura. A escala do multímetro é de 0 a 100ºC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] Millman, Jacob. Eletrônica: dispositivos eletrônicos, 2ª Edição Vol 2,McGraw-Hill do Brasil, 1981. [2] Sedra, Adrel S.; Smith, Kenneth C. Microeletrônica, Quarta Edição ,MAKRON Books, 2000. [3] Boylestad, Robert Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos, 3ª edição – Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil, 1986. [4] Anotações da disciplina Circuitos Eletrônicos II. [5] http://www.eletrica.ufsj.edu.br/labeletroica.html [6] Notas de Aulas da disciplina de Instrumentação Eletrônica