Linguagem de Programação COBOL/ALGOL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
Advertisements

Introdução à Ciência da Computação Linguagens de Programação.
Evolução dos SGBD’s (2ª Parte).
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Contabilidade Sistemas de Informação
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Introdução a Informática
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
APL/SNOBOL As primeiras linguagens dinâmicas
ALGOL Luccas L. L. M. Martins Raoní Galvão Renato Evangelista
Softwares - Básicos e Aplicativos
Algoritmos Escher.
Curso Sistemas de Informação I Disciplina: Arquitetura de Software
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA3
A Linguagem de Especificação Z
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Engenharia de Software
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Professor Fernando Luís
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Computadores Tipos e estrutura interna
Gerenciamento de Configuração
Sistemas Operacionais
Tópicos de Sistemas de Informação A
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
IFSul – Campus Venâncio Aires
PCI- Introdução à Computação
Introdução a Programação
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Análise e Projeto de Sistemas
Inteligência Artificial
Professor: Márcio Amador
02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Orientação a Objetos Parte I
Introdução à Automação
Banco de Dados Parte 04 Ceça. Ceça Moraes 2 Conteúdo  Os três níveis da arquitetura  Mapeamentos  Arquitetura cliente-servidor.
Introdução a Linguagens de Programação
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Projeto de Linguagens de Programação
Primeiros Compiladores. Importante  Não foi possível encontrar uma fonte de informação confiante ou esclarecedora o suficiente para dar detalhes do surgimento.
Sistemas da informação para processos produtivos Softwares e programação.
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Arquiteturas RISC x CISC
Engenharia de Software
Aula 1 – Profª Danielle Costa
Componentes de um Sistema de Computação
A Linguagem Formal de Especificação VDM-SL
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO II – PARTE 1 Profa. Maria Augusta Constante Puget.
Evolução das Principais Linguagens de Programação
Projeto de Banco de Dados
Paradigmas de Programação
Sistemas Operacionais
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Influencias sobre o Projeto da Linguagem
 Bancos de dado ou bases de dados são coleções organizadas de informações (dados) que se relacionam de forma a criar um sentido e dar mais eficiência.
Módulo I – Softwares: Linguagens de Programação Prof.: Rogério Morais.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Ewerton Patrick, Fernando Henrique, Jéssica Rebeca.
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação COBOL/ALGOL Componentes: Fernando Xavier / Lucélia Mendes / Karoline Tayllane

Linguagem de programação COBOL História A história do COBOL inicia-se em 1959, em uma reunião no pentágono em Washington DC. A conferência foi patrocinada pelo departamento de defesa dos Estados Unidos (DOD) Os participantes desta reunião eram representantes de usuários de computadores na indústria privada e governo, fabricas de computadores e outras partes interessadas, chamado comitê CODASYL (conference on data systems languages).

Linguagem de programação COBOL O propósito da reunião era discutir a necessidade de uma linguagem geral, direcionada para serviços dentro de dados comerciais e a possibilidade de criar desta maneira uma linguagem.

Linguagem de programação COBOL Curiosidades COBOL foi à primeira linguagem de alto nível bem sucedida. Ela ainda é comumente usada para aplicações. As linguagens comerciais são caracterizadas por para produzir relatórios elaborados, por maneiras precisas de descrever e por amenizar números decimais e textos. COBOL foi designado especificamente para a construção de aplicações comerciais, tais como folhas de pagamento, inventário de produtos, contabilidade operando tipicamente em grandes volumes de dados.

As características da linguagem COBOL são: A linguagem não é universal para todos os tipos de processamento. Suporta muito bem o idioma como a linguagem de programação, portanto, é autodocumentável e suas instruções são de fácil leitura e compreensão. Usado como armazenamento e restauração de informações, sendo bem correspondido aos arquivos direcionados.

As características da linguagem COBOL são: A linguagem é uma maquina independente. Um programa escrito em COBOL para um tipo de computador pode ser executado em qualquer outro tipo, somente com algumas modificações. Há uma versão do COBOL, que foi aceita como padrão pelo instituto americano de padrões nacionais (ANSI). A linguagem ficou tão enraizada na maioria dos negócios, que se tornou permanente.

Linguagem de programação ALGOL História ALGOL é uma linguagem de alto nível principalmente para aplicações cientificas. A linguagem a ser formulada em 1957, na Europa, por um grupo internacional de cientistas de computação, porém em desenvolvimento que acabava de chegar para IBM, surgindo o ALGOL 58 de 1958. A definição de ALGOL 60 foi um evento – chave na historia das linguagens de programação. Nenhuma outra linguagem teve influencia tão importante nos projetos de novas linguagens. Com dois modos de passagem de parâmetros (valor e nome).

Linguagem de programação ALGOL ALGOL especifica três sintaxes diferentes: uma sintaxe de referencia, uma sintaxe de publicação e uma sintaxe de implementação, permitindo o uso de palavras chaves diferentes e convenções para pontos decimais de acordo com o diferente costumes nacionais.

Linguagem de programação ALGOL Curiosidades Existem outras versões do ALGOL, exemplo: ALGOL 68, ALGOL W voltado para maquinas IBM e ALGOL 6000/7000 da Burroughs. ALGOL foi o modo padrão para publicar algoritmo por mais de 20 anos; Todas as novas linguagens imperativas foram baseadas nesta. Primeira linguagem independente de maquina; Primeira linguagem cuja sintaxe foi formalmente definida (BNF).

Características do ALGOL são: A clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos. O estilo de sua definição que usa uma linguagem metalinguística para definir a forma concisa relativamente completa a sua sintaxe.

A sua linguagem foi pouco usada nos EUA e Europa, ocasionado por falhas que são: Inexistência de instruções de entrada /saída; Linguagem muito flexível tornando difícil a sua implementação; Discrição formal de sintaxe (estranho e complicado para a época) e; Falta de apoio por parte da IBM.