ENFRENTAMENTO DA CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BAURU, ESTADO DE SÃO PAULO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

O MINISTÉRIO PÚBLICO EM DEFESA DAS ÁGUAS
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
Realidade dos Centros Urbanos
NOVOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO & LICENCIAMENTO AMBIENTAL
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
PEA PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
Introdução e Conceitos Fundamentais
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA CÓLERA
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Outubro 2005 RIBEIRÃO PRETO RUMO AO FUTURO USO E PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS 2006.
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
Apresentou contaminação
PROGERIRH / PRODHAM.
A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR
Banco do Brasil e o Agronegócio
SIG e Modelagem de Dados
Geomorfologia e Planejamento
RENOVAÇÃO DAS OUTORGAS DO SISTEMA CANTAREIRA ASPECTOS DE QUALIDADE
COBRANÇA DO USO DA ÁGUA ASPECTOS DE QUALIDADE
PLANO DE BACIAS 2004/2007 Audiência Pública:
HIDROLOGIA.
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ
TÉCNICAS PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS
A S S O C I A Ç Ã O M U N D O M E L H O R Assessoria à Prefeitura de Itápolis para a certificação ambiental do Projeto Estratégico Município VerdeAzul.
Plano Municipal de Saneamento Básico
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Sistemas de Abastecimento de Água:
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
USO DE EFLUENTES DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Gestão Ambiental Urbana e Desenvolvimento Sustentável
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E BACTERIOLÓGICA DE POÇOS RASOS "CACIMBAS" DA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE MANAUS (AM). Hillândia Brandão da Cunha 1 ; Sergio Roberto.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL EM MINAS GERAIS UM CASO DE SUCESSO 31 de maio de 2007 PORTO ALEGRE WIRELESS.
O que temos e o que queremos em relação ao uso e ocupação do solo no DF? Até que ponto é possível ocupar áreas hidrologicamente estratégicas e garantir.
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
ARENITO GROSSO A CONGLOMERÁTICO ARENITO CONGLOMERÁTICO
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
MONITORAMENTO HIDROLÓGICO PARTICIPATIVO DO RIBEIRÃO PIRACICAMIRIM
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
A ESPACIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO EM ÁREAS DE MANANCIAIS - PIRAQUARA(PR) Ana Claudia Stangarlin Fróes PIBIC/IC-Voluntária Cristina de Araújo.
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Tratamento dos efluentes hídricos utilizados no processo de branqueamento da celulose.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Ana Carla Fernandes Gasques
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
8ª REUNIÃO CT-PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO Data: 21 de janeiro de 2016 (quinta-feira) Pauta: 9: :00 (CTPA) 1. Aprovação da memória da reunião anterior;
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
Fiscalização da aplicação de Planos de Racionamento Estudo de Caso: Medina - MG 1.
Palestra Projeto Piloto Ribeirão Preto Jornada Estadual Aqüífero Guarani 16, 17 e 18 de Agosto de 2006 Botucatu (SP)
Transcrição da apresentação:

ENFRENTAMENTO DA CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BAURU, ESTADO DE SÃO PAULO

RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aquíferos?

RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aquíferos?

RELEVÂNCIA DO TEMA Três características que o tornam um problema aos gestores do recurso hídrico: Muito móvel, atingindo grandes áreas e volume do aquífero; Várias origens associadas às atividades humanas; As reações de conversão de nitrogênio são rápidas e com forte tendência à oxidação em aquíferos livres.

RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aqüíferos?

Contaminação de aquíferos na zona rural pela aplicação inadequada de fertilizantes nitrogenados

Contaminação das águas subterrâneas em áreas urbanas lixão vazamento rede de esgoto lagoa de tratamento

Ou em área sem rede de esgoto: fossas sépticas e negras Fossa séptica ou negra Pluma contaminante

RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aquíferos?

NITRATO E O SISTEMA AQUÍFERO BAURU Sistema Aquífero Bauru: maior unidade do Estado de São Paulo (~100.000 km2 ) [NO3-] acima do padrão de potabilidade: poços tubulares e cacimbas nos municípios a NW e W do Estado

POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA Antes de 1970: porção rasa do aquífero foi contaminada por sistemas de saneamento in situ

POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA Antes de 1970: porção rasa do aquífero foi contaminada por sistemas de saneamento in situ Hoje: porção superficial continua contaminada embora haja rede de esgoto

POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA Antes de 1970: porção rasa do aquífero foi contaminada por sistemas de saneamento in situ Hoje: porção superficial continua contaminada embora haja rede de esgoto Apesar da rede de esgoto ter >30 anos: a pluma poderá atingir a resto do aquífero?

POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA GRANDES PERGUNTAS: Carga de nitrogênio lançada através do saneamento e agricultura? Relação entre urbanização e a evolução do nitrato no aquífero?

POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA GRANDES PERGUNTAS: Otimização da quantidade de fertilizante aplicada? Evolução desse problema no tempo e os impactos nos sistemas públicos de abastecimento?

RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aquíferos?

Possíveis soluções para o problema do nitrato nas águas subterrâneas...

IG/SMA; IGc-USP; IPT; DAEE; CETESB; CVS; CRHi PLANO DE AÇÃO “Enfrentamento da Contaminação por Nitrato nas Águas Subterrâneas do Sistema Aquífero Bauru” GRUPO DE TRABALHO IG/SMA; IGc-USP; IPT; DAEE; CETESB; CVS; CRHi

(PAE - Pesquisa Ambiental) Metas de Curto Prazo Problema Ação Produto Prazo Responsável a) Poços mal construídos · Profundidade de cimentação para proteção sanitária (~ 30 m) e seção filtrante na porção inferior do aquífero · Norma/portaria que especifique tais profundidades e revisão periódica futura 4 meses DAEE · Pesquisas detalhadas sobre NO3- nas águas subterrâneas · Execução do Projeto "Padrões de Ocupação e Contaminação por Nitrato nas Águas Subterrâneas do Sistema Aquífero Bauru Centro-Oeste do Estado de São Paulo" 1 ano IG/SMA e Parcerias (PAE - Pesquisa Ambiental) Orientação técnica para proteção sanitária de novos poços · Folheto explicativo de conscientização da população e usuário sobre a importância da construção e manutenção adequada dos poços , o problema do nitrato nas águas subterrâneas e a importância do automonitoramento IG/SMA e CVS b) Contaminação dos poços por nitrato · Automonitoramento dos poços · Revisão da Resolução SS 65 · Obedecer os artigos 29 a 31 da Portaria MS 518/04 (>10 mg/L de NO3- -N) 3 meses CVS

IG/SMA; IPT e PROCAM/USP Metas de Curto Prazo Problema Ação Produto Prazo Responsável c) Má cobertura da rede de esgoto · Orientação para preservação, manutenção e melhoria da qualidade da água subterrânea · Folheto orientativo aos municípios junto ao PAE Município Verde 2 meses IG/SMA; IPT e PROCAM/USP · Documento sobre implantação da rede de esgoto em áreas de expansão urbana 6 meses d) Falta de informação quanto à carga de nitrogênio lançada pelas fontes · Elaboração de TR (FEHIDRO) para contratação de Projeto de Pesquisa sobre contaminação por nitrato em áreas rurais · Delimitação das zonas potenciais de contaminação 1 ano IG/SMA; CETESB

PAE-Pesquisa Ambiental Metas de Médio Prazo Problema Ação Produto Prazo Responsável a) Desconhecimento do usuário da água subterrânea · Cursos educativos e de comunicação social · Formação de multiplicadores nos municípios abastecidos por água do SAB Fev-Dez/2010 Educação Ambiental e GT Nitrato b) Insuficiência de estudos de caso sobre o nitrato nos aquíferos do Estado de São Paulo · Levantamento de publicações/projetos sobre nitrato e fontes associadas · Site com informações sobre nitrato nos aquíferos no Estado de São Paulo (projetos, publicações, etc.) Atividade contínua IG/SMA IPT EESC-USP · Definição das linhas de pesquisa prioritárias · Estabelecimento de Projetos de Pesquisa Dez/2010 PAE-Pesquisa Ambiental · Viabilização dos projetos

IG/SMA; CRHi; DAEE e CETESB Metas de Médio Prazo Problema Ação Produto Prazo Responsável c) Abastecimento público em áreas potencialmente críticas · Delimitação das zonas potenciais de contaminação por nitrato em áreas urbanas e agrícolas · Elaboração de zoneamento de áreas potenciais de contaminação do centro-oeste e noroeste do Estado de São Paulo Dez/2010 UNESP; IF; CPLA · Campos de poços situados fora do perímetro urbano dos municípios (SAB) · Critérios para estabelecimento dos perímetros de proteção de poços IG/SMA; CRHi; DAEE e CETESB · Resolução específica para proteção de poços no SAB SMA/SSE