Viviane Cristina Oliveira Aureliano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Software Básico Entrada/Saída Capítulo 2 Mitsuo Takaki
Advertisements

Tutorial de Personalização de Informativos Flytour Viagens no Isend
Prof.: Sergio Pacheco Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco 1.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Ciência da Computação Aula 06: Funções.
A Interface entre Processadores e Periféricos
7º WRNP – Painel Infra-estrutura de medições nas NRENS Infra-estrutura de medições nas NRENS A situação da RNP Ari Frazão Jr. Maio 2006 RNP/PAL/0244 ©
SNMP: Simple Network Management Protocol
Protocolos de Gerência de Redes
GERENCIAMENTO DE REDES PIM
Modo Gráfico x Modo Texto
CSS ( Folhas de Estilo).
DNS Introdução.
SELENIUM.
Gerenciamento de Redes
Gerenciamento de dispositivos
Wagner Santos C. de Jesus Roberto Cordeiro Walts
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Simple Network Management Protocol (SNMP)
Treinamento no GRADEp HelloWorld Args. Slide 2 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - julho 2005 HelloWorld e Args Autoria Autora.
GERENCIAMENTO DE REDES
Trabalho realizado por: Lia Sales Sónia Vicente
Prof. Anderson M. Fernandes (Burnes)
CALL REC PLUS- Sistema de Gravação Telefônica
Lucas Bondan, Maicon Kist, Rafael Kunst, Cristiano B
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Remodelando a solução mais eficaz
INFRAESTRUTURA Capítulo 5 Crovella, M, Krishnamurthy, B. Internet Measurement: infrastructure, traffic & applications. John Wiley & Sons,
GERENCIAMENTO DE REDES
Sistemas de Detecção de Intrusão
Também a maior em Tornar os postos e procedimentos de trabalho (equipamento de informática), de forma prática, mais simples, mais fáceis, melhores e mais.
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)
Aula Prática 12 Operações com Arquivos Monitoria
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Viviane Cristina Oliveira Aureliano Börje Felipe Fernandes Karlsson
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS
Ferramentas de Gerenciamento Aula 3
Danilo Mendonça Oliveira
Prof. Arthur Transmissão de Dados A Camada de Aplicação Transmissão de Dados Prof. Arthur O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de.
PROF PAULO MAXIMO, MSc Network.
Análise do Gerenciamento dos Mecanismos de Policiamento de Tráfego em Redes ATM Através de Objetos Gerenciados Msc. Maria de Fátima Webber do Prado Lima.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
Apache Autenticação por usuário e senha. Introdução O princípio da autenticação é simples. O cliente envia o seu login e sua senha para o servidor Apache.
Operações com Arquivos Monitoria A estrutura FILE  É como um tipo de dado, mas não é um tipo propriamente dito  Definido no arquivo cabeçalho.
Ferramentas de Gerenciamento de redes
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP
Estrutura de arquivos – Cap 4.1.2
PROF PAULO MAXIMO, MSc com INTENSIVOINFORMÁTICA.
Problema do Fluxo Máximo
Projeto AUTO-SIM Análise do Tráfego no Maple Diogo de Carvalho Pedrosa.
PROF PAULO MAXIMO, MSc com MPUINFORMÁTICA 1.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
SERVIDOR PROXY - SQUID.
Uma Ferramenta para monitoramento de Usuários da rede sem fio da UEL Aluno: Daniel H. Acorsi Alves Orientador: Mario Lemes Proença Jr.
MRTG: Muito Ruim Ter que Gravar :D (Brincadeira) na verdade é:
PROF PAULO MAXIMO, MSc com INFORMÁTICA 4 4.
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Bruno Cruz Jessica Rodrigo Aragão – ASP.NET MVC 3.
Simple Network Management Protocol
O que é Internet?.
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 02 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
CSS VS CSS3. CSS CSS é uma linguagem de paginas de estilo, utilizada para definir a apresentação de documentos escritos numa linguagem de marcação, como.
Professora Roberta Peracio
1 Wireshark um Analisador de Pacotes Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Vagner Alves dos Santos Alexandre Lemke Vagner Alves dos Santos Alexandre Lemke.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Instalação e análise de gráficos da ferramenta NTop Redes de Computadores.
Transcrição da apresentação:

Viviane Cristina Oliveira Aureliano MRTG Para medir algumas das variáveis nós estamos utilizando a ferramenta MRTG – Multi Router Traffic Grapher. Viviane Cristina Oliveira Aureliano

O que é? O que é? Ferramenta capaz de monitorar o tráfego de redes Por enquanto utilizamos o MRTG somente para medir a quantidade de tráfego que chegam e que saem em 7 interfaces do switch do CIn em bytes/s.

Propriedades Gera páginas HTML que contêm imagens que fornecem uma representação visual do tráfego Escrita em Perl Tem licença GNU Usa SNMP (Simple Network Management Protocol) para ler o tráfego da rede

Propriedades Gera arquivos log Primeira linha do arquivo 1ª coluna: tempo; 2ª coluna: contador dos bytes de chegada; 3ª coluna: contador dos bytes de saída. Além de gerar páginas HTML, o MRTG também gera arquivos log onde ele registra todos os dados obtidos. Os arquivos log podem ser divididos em duas partes: - a primeira linha com o seguinte formato: ...

Propriedades Resto do arquivo 1ª coluna: tempo; 2ª coluna: taxa média do tráfego de chegada; 3ª coluna: taxa média do tráfego de saída; 4ª coluna: máximo do tráfego de chegada; 5ª coluna: máximo do tráfego de saída. - resto do arquivo com o seguinte formato: ...

Problemas Menor intervalo para gravação no arquivo é de 5 minutos Agregação dos dados nas linhas finais do arquivo Nós estamos utilizando o MRTG há pouquíssimo tempo e já encontramos alguns problemas: ... Mas que podem ser solucionados se assim for necessário, pois o MRTG tem código aberto.

Fonte http:\\www.mrtg.org