Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Introdução ao IPV6
Advertisements

MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Introdução O Protocolo IP.
Ader Gomes LSI -Núcleo Wireless
Introdução Datagrama IP.
Rotas estáticas Existem dois tipos de rotas que podem ser utilizadas por um roteador: rotas estáticas e dinâmicas. As rotas estáticas são explicitamente.
Roteamento IP.
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
DNS Introdução.
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Camada de Rede ROTEAMENTO Rede Local (LAN) Rede Metropolitana (MAN)
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Aluno: Joimilte Antonio de Jesus Bonfim
Inicio. Mesmo que um novo projeto do protocolo IP não fosse iniciado a Internet continuaria funcionando, porém, ela teria muita dificuldade de crescer,
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)
VPN VPN é uma conexão onde o acesso e a troca de dados somente é permitido a usuários e/ou redes que façam parte de uma comunidade de interesse, que ocorre.
Equipamentos de Redes Aula 3
Endereçamento de Rede IPv4
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Protocolos e o Modelo OSI
Módulo I Curso de Introdução ao IPV6. Ao término, você: Terá entendido porque é preciso implantar o IPv6 na internet e nas redes; Compreenderá as principais.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Segurança e Auditoria de Sistemas
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Shim 6 e IPv6 multihoming Aluna Priscilla Lusie Coelho Velozo Professores Otto Carlos M. Bandeira Duarte Luis Henrique M. K. Costa Universidade Federal.
Módulo 3 Implantação do IPv6.
Tópicos Avançados em Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Tópicos Avançados em Redes de Computadores
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
ACL Nomes: ANDERSON HIGA RGM: Matéria: Estratégias e Topologias de Segurança Lógica Professor Luciano Gonçalves de Carvalho.
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Falso, essa é a função fowarding, o roteamento determina a rota tomada pelos pacotes. 1) No roteador, a função roteamento é encaminhar pacotes que chegam.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 Introdução ao Roteamento e ao Encaminhamento de Pacotes Protocolos.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6
Thiago da Silva Souza Redes de Computadores II Engenharia da Computação e Informação / DEL Professores: Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa Otto Carlos.
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
INE5630 Segurança em Computação Distribuída 1 MIP x HIP Um Estudo Sobre Segurança Em Redes Móveis Gino Dornelles Calebe Augusto do Santos Florianópolis,
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Física Enlace Rede.
Redes de Computadores e Internet Protocolos Professor: Waldemiro Arruda.
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
REDES DE COMPUTADORES II
AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO
Fonte: Fonte:
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Rede de Computadores (REC)
IP´s e sua Hierarquia IPV6
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de conclusão de curso Apresentação Final Transição.
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -

Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder IPv4 x IPv6 O Protocolo de Internet versão 6.0 surgiu baseado nas limitações de funcionalidades do IPv4 As novas funcionalidades do IPv6 foram desenvolvidas com a finalidade de –fornecer uma forma mais simples de configuração para redes baseadas em IP –maior segurança na comunicação entre hosts na rede interna e internet –melhor aproveitamento e disponibilidade de recursos.

Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder IPv4 x IPv6 O IPv4 como conhecemos hoje foi publicado em 1981 através da RFC 791 e não sofreu nenhuma mudança significativa desde então Funcionou bem até o momento, mas as limitações em breve surgirão –Número de usuários cresce a cada dia mais, principalmente em decorrência da grande inserção dos dispositivos móveis

Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder IPv4 x IPv6 Limitações do IPv4: – Limite de endereços IP cabeçalho de 32 bits para representação do endereçamento (número máximo de 4,294,967,296 IPs). Maioria em uso – Roteamento complexo gerenciamento ineficiente das tabelas de roteamento (os roteadores da internet tem em torno de rotas em suas tabelas de roteamento) – Sem segurança integrada IPv4 não disponibiliza nenhum mecanismo de segurança para os dados que são transmitidos pela rede

Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder IPv4 x IPv6 O IPv6 também é um protocolo de endereçamento de hosts e roteamento de pacotes como o IPv4 Mais simples que o IPv4, com algumas melhorias Conhecido como IP the Next Generation (IPng)

Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder IPv4 x IPv6 Melhorias do IPv6 – Roteamento mais eficiente maneira de criação dos endereços permite um roteamento totalmente baseado em hierarquia, reduzindo o número de rotas que um roteador terá que armazenar em sua tabela de roteamento – Mais espaço para endereçamento endereços de origem e destino do IPv6 tem 128 bits de comprimento, possibilitando a disponibilização de um número bem maior de IPs que o IPv4

Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder IPv4 x IPv6 Melhorias do IPv6 – Segurança integrada o IPv6 possui suporte ao protocolo IPSEC, o que permite o uso de criptografia por parte dos hosts para o envio de dados pela rede de forma mais simples e segura – Cabeçalho aprimorado todas as informações não essenciais foram retiradas e alocadas em um cabeçalho de extensão.