Setembro 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Palestras, oficinas e outras atividades
Política Nacional do Esporte Brasília - Novembro/2005
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
transformou-se em uma história de sucesso
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Apresentação do Projeto
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Questionário de Avaliação Institucional
DEC-SINDUSFARMA VISÃO É um centro de excelência, referência, e reconhecida qualidade no desenvolvimento e educação continuada dos profissionais,
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
CATEGORIA 1 – EMPRESA EMPREENDEDORA DESTAQUE DO SETOR IMOBILIÁRIO
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
O QUE É OCB/RO?. O QUE É OCB/RO? Órgão que representa e defende os interesses do Sistema Cooperativista no Estado de Rondônia.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
PLENÁRIA FINAL.
CÂMARA DE SAÚDE.
ONG – AME Associação Missão.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
EVENTOS 2003 a 2007 Ano 2003 Copa Brasil & Sulamericano de Ginástica Aeróbica – Ginásio Tesourinho (10 a 12 de Outubro Porto Alegre) Ano 2004 II Copa Brasil.
II WORKSHOP – GASTOS TRIBUTÁRIOS DA UNIÃO
Rio Mulher.
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Gestão Profissional no Futebol
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Projeto Agilizar Licitações
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Rio Verde - Goiás - Brasil
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Gestão do Conhecimento
Ser reconhecido como o melhor formador de tenistas de alto rendimento da América Latina VISÃO.
Lei de Incentivo Fiscal do Esporte
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
Nosso compromisso é com o Brasil CNC-Sesc-Senac Nosso compromisso é com o Brasil Audiência Pública sobre a Eficácia das Instituições do Sistema S Comissão.
Transcrição da apresentação:

Setembro 2010

Fórum Internacional de Encontro Mineiro de Gestão Gestão do Esporte Encontro Mineiro de Gestão do Esporte 23 a 26 de setembro/2010 Juiz de Fora/MG

gestão pioneira por resultados Minas Tênis Clube: gestão pioneira por resultados Palestrante: Sergio Bruno Zech Coelho Presidente do Minas Tênis Clube e do Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (CONFAO)

Cenário dos Clubes no Brasil . 13.826 Clubes com sede própria*. . 134 clubes centenários (pioneirismo no esporte brasileiro). . 110 mil empregos diretos*. . 1,3 milhão de empregos indiretos. . Aproximadamente 55 milhões de associados. *Fonte: IBGE

Cenário dos Clubes no Brasil

Cenário dos Clubes no Brasil > Na estrutura esportiva do Brasil, os clubes são os principais formadores e mantenedores dos atletas e das equipes de competição, em todos os níveis e modalidades. > Os clubes atuavam somente com recursos próprios e, desde 2008, contam com apoio de empresas aos projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte.

Cenário dos Clubes no Brasil > Cultura predominante nos Clubes do Brasil • Rotatividade de direção • Amadorismo x Profissionalismo

Cenário dos Clubes no Brasil > O Brasil vive período histórico no esporte . Jogos Pan-americanos Rio 2007 . V Jogos Mundiais Militares Rio 2011 . Copa das Confederações de Futebol 2013 . Copa do Mundo de Futebol 2014 . Jogos Olímpicos Rio 2016

Organização dos Clubes

Organização dos Clubes Confederação Brasileira de Clubes (CBC) Tem a missão de representar e defender os interesses dos clubes esportivos sociais, visando o reconhecimento da importância dos mesmos na sociedade, além de criar condições favoráveis à evolução do segmento. > Conselho Superior Interclubes (CSI) É formado por 30 clubes, entre os mais representativos de todas as regiões do Brasil. Define as diretrizes de atuação da CBC.

Organização dos Clubes

Organização dos Clubes > CONFAO . Órgão da Confederação Brasileira de Clubes – CBC. . Clubes fundadores do CONFAO: Flamengo, Vasco da Gama, Pinheiros, Fluminense, Grêmio Náutico União, Minas Tênis Clube, Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), Corinthians. . O convite aos clubes, para se tornarem membros do CONFAO, é feito pela presidência do Conselho e aprovado em reunião da Diretoria. . Membros filiados: Paineiras (SP), Praia Clube MG), Álvares Cabral (ES), Círculo Militar (PR), Sport Club Recife (PE).

Incentivo ao Esporte > Substitutivo ao Projeto de Lei 5.186/2005 - alteração da Lei Pelé (relatado pelo deputado José Rocha) . Aprovado em dia 02/03/2010, na Câmara dos Deputados. . Estabelece repasse de 0,5% da arrecadação dos concursos das loterias federais diretamente à CBC, para distribuição entre os clubes sociais que atuam na formação de atletas olímpicos e paraolímpicos. . O projeto recebeu emendas no Senado Federal e retornou para votação na Câmara dos Deputados.

Minas Tênis Clube Minas Tênis Clube • Visão Geral • Gestão

Visão Geral > O Minas em números . Fundado em 15 de novembro de 1935. . 73 mil associados/22 mil cotistas (incluindo Náutico). . 471 mil m² de área (as quatro Unidades). . 930 funcionários e 100 estagiários.

Visão Geral > O Minas em números . Frequência anual: 2,5 milhões de acessos (4 Unidades). . Índice inadimplência Taxa de Condomínio: 0,75% (2010). . Arrecadação equivalente ao 28º município mineiro. Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda de MG – Fevereiro/09. . População equivalente ao 43º município mineiro. Fonte IBGE – Fevereiro/08.

Visão Geral > Lazer • Cerca de 250 eventos sociais (festas, shows) por ano, reunindo público de mais de 110 mil pessoas. • Programas segmentados: Cabeça de Prata (+ 60 anos), Projeto Jovem (18 a 40 anos), Projeto Bem-viver (adultos), Circuito de Recreação Infantil/ Espaço da Criança.

Visão Geral > Cultura • Realização de 80 eventos culturais por ano, somando público de aproximadamente 25 mil pessoas. • Espetáculos teatrais e de dança, concertos de música erudita, eventos gastronômicos, lançamentos literários, exposições de artes plásticas nas Galerias dos Minas I e II, Coral do Minas…

Visão Geral > Educação • 11 mil sócios nos Cursos, sendo 5 mil crianças. •  21 modalidades de cursos / oito com Certificação ISO 9001. • Cerca de 5 mil sócios na fila de espera de vagas nos Cursos.

Visão Geral > Esporte • Cerca de mil atletas federados, sendo 900 em formação. • Equipes de base e de ponta em 9 modalidades: basquete, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim,judô, natação, tênis, vôlei feminino e vôlei masculino. • Referência nacional em formação de atletas e em esporte de alto rendimento.

Visão Geral > Expansão / Obras • Plano Diretor do Minas I (recursos próprios) - Centro de Treinamento JK (concluído 2001) - Centro de Lazer (concluído 2007)

Visão Geral > Expansão / Obras • Plano Diretor do Minas I - Centro de Facilidades (em execução): 23.633 m² de área, em 14 pavimentos, incluindo Espaço Cultural com moderno teatro, salão de festas, memorial, biblioteca etc.). - Recuperação do Prédio do Relógio (em execução – Lei Rouanet/ Milplan) e do Prédio da Sede Social. - Investimento total: R$ 120 milhões (recursos próprios).

Visão Geral > Marketing e Negócios • 40 empresas parceiras (marketing esportivo, projetos incentivados, franquia da Escola de Esportes, Clube da Cultura, Clube do Minas e outros negócios). • Faturamento de R$ 11 milhões com parcerias, em 2009 (R$ 10,5 milhões, em 2008; R$ 8,6 milhões, em 2007).

Patrocinadores de equipes de ponta Atuais Parceiros Patrocinadores de equipes de ponta LOGOS EMPRESAS PARCEIRAS Parcerias especiais Patrocinadores das equipes de base – Clube do Minas

Visão Geral > Projetos Incentivados O Minas foi o primeiro clube social do Brasil a se beneficiar da Lei de Incentivo ao Esporte. . Dois projetos aprovados dezembro/2007 = R$ 5,2 milhões Beneficiados: 788 atletas (6 a 16 anos) / Execução: 2008 . Dois projetos aprovados dezembro/2008 = R$ 23,8 milhões Beneficiados: 904 atletas (6 a 21 anos) /Execução: 2009/10

Visão Geral > Projetos Incentivados . Dois projetos encaminhados em 2010 (execução em 2011): Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte = R$ 10 milhões Beneficiados: 900 atletas (a partir de 6 anos). Projeto Olímpico Natação Fiat / Minas TC = R$ 1,5 milhão Beneficiados: 40 atletas (categorias júnior e sênior) • Estrutura de Execução • Captação

Atuais Parceiros Incentivadores – Projeto Formação de Atletas Incentivadores – Projeto NICE

Visão Geral > Responsabilidade Social • Programa Esportista Cidadão • Programa Voluntariado > Responsabilidade Ambiental • Cumprimento rigoroso da legislação ambiental. • Um dos primeiros clubes do País a usar energia solar. • Promove campanhas regulares de conscientização dos associados.

Gestão > Filosofia Gerencial • Diretoria Normativa • Executivos (profissionais contratados no mercado) • Gestão por resultados

Gestão > Estrutura Organizacional • Poderes constituídos - Assembleia Geral (sócios cotistas) - Conselho Deliberativo (350 titulares/40 suplentes) - Comissões Permanentes - Diretoria • Quadro de profissionais

Gestão Superintendência Executiva Linha Apoio ASSEMBLÉIA GERAL CONSELHO DELIBERATIVO Comissão Fiscal DIRETORIA COLEGIADA Comissão de Obras Comissão de Sindicância Comissão de Disciplina PDM I DIRETOR SECRETÁRIO DIRETOR VICE PRESIDENTE DIRETOR PRESIDENTE DIRETOR FINANCEIRO DIRETORIAS GERAIS Superintendência Executiva Gestão Integrada Comunicação Jurídica Assessoria da Diretoria Segurança Assessorias Linha Apoio Cultura Negócio e Marketing Minas I Minas II Saúde Gerências Lazer Esporte Educação Administrativa Financeira Engenharia Evento Ginástica Artística Programa Esportivo Formação Esportiva Minas Country Atendimento Contabilidade Manutenção Recreação Natação Basquete Curso Complem. Recursos Humanos Financeiro Obras Departamentos A&B Vôlei Masculino Futsal Academia Tecnologia da Informação Preparação Física Judô Suprimentos Tênis Vôlei Feminino

Gestão > Diretrizes Institucionais Básicas Visão Ser referência de sucesso e vitória, de forma sustentável, através das gerações. Missão Assegurar aos associados plena satisfação e alegria de viver através do lazer, do esporte, da cultura e da educação.

Gestão > Diretrizes Institucionais Básicas Princípios • A medida do nosso sucesso está na medida da satisfação do Associado. • As relações do Minas são pautadas pela transparência, justiça, integridade, probidade e responsabilidade. • Respeito às normas do Clube. • Compromisso com a responsabilidade socioambiental.

Gestão > Diretrizes Institucionais Básicas Princípios • Compromisso permanente com a educação e formação das pessoas por meio das atividades culturais, do lazer e da prática desportiva. • O lazer e o entretenimento como forma de melhoria de vida do Associado. • Uma organização social sem vínculos político-partidários.

Gestão > Mapa Estratégico

Gestão > Painel de Bordo

Gestão > Fatores de sucesso • Formação dos Dirigentes - Comissão de Gestão (formando dirigentes do futuro) - Diretores ligados ao Clube (ex-atletas) - Capacitação e atualização dos executivos (gerentes) - Renovação do quadro de profissionais • Situação política estável - União e apoio: Conselho, Diretoria, Sócios, Funcionários - Paixão + Profissionalismo

Gestão > Fatores de sucesso • Alinhamento com a manutenção/evolução do modelo de gestão voltada para resultados. • Definição de políticas para as áreas de atuação do Clube: lazer, esporte e educação, cultura, negócios, além de gestão financeira, gestão de pessoas, responsabilidade social e ambiental.

Gestão > Fatores de sucesso • Foco na percepção do valor pelo associado nos serviços prestados. • O Minas não está voltado somente para as gerações presente e passada, mas também para as futuras gerações, objetivando sua perpetuação.

Estamos à disposição. presidente@minastc.com.br Obrigado!