Prof. Marcone Sotéro marcone.sotero@pplt.joaquimnabuco.edu.br Argumento Prof. Marcone Sotéro marcone.sotero@pplt.joaquimnabuco.edu.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUIVALÊNCIA DA AFIRMAÇÃO
Advertisements

LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Lógica “A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade”
Raciocínio Lógico Matemático
Prof. Marcone Sotéro Método Dedutivo Prof. Marcone Sotéro
Prof. Marcone Sotéro Cálculo de Predicados Prof. Marcone Sotéro
Lógica Matemática e Computacional 4 – Argumento, Validade e Tautologia
Lógica Ciência dos argumentos; tem por objeto de estudo os argumentos, procurando elaborar procedimentos que permitam distinguir os argumentos válidos.
Trabalho Escolar de Filosofia
Introdução a Lógica Matemática
Lógica Introdução.
Proposições Equivalentes
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
Fases do método indutivo Observar os fenômenos –Pedro, José, João,... são mortais. Descobrir a relação entre estes fenômenos –Pedro, José, João,... são.
Lógica e lógica de programação
Introdução Professor: Luiz Carlos Gabi
AXIOMATIZAÇÃO Equipe: André Augusto Kaviatkovski, Daniel Elias Ferreira, Vinicius Zaramella.
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Conceitos Básicos.
Lógica Matemática Introdução.
Curso de Licenciatura em Matemática
Exercícios de lógica -sensibilização
Filosofia Aula 2.
O que é Pesquisa Científica?
Argumentos, verdade e validade 2
Seja benvindo à demonstração em Powerpoint sobre o conceito de Lógica. Você pode gastar o tempo que quiser para ler os letreiros de cada tela. Para passar.
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
AXIOMÁTICA Rosa Canelas.
AXIOMÁTICA.
Disciplina Interação com o Mundo Natural : Ciências da natureza II
Métodos Científicos Método Indutivo
3. TEXTO: “A questão da verdade é do domínio da teoria do conhecimento, ou da filosofia da ciência. A questão da validade é do domínio da lógica. [...]
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
Escola Secundária Francisco de Holanda
SEMÂNTICA.
Introdução (slides modificados de Joseluce Cunha)
LÓGICA DA ARGUMENTAÇÃO
Teoria e prática da argumentação
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Lógica Erros Comuns Dicionário Escolar de Filosofia, de Aires Almeida LÓGICA.
Matemática Discreta 1 – MD 1 Aula 8: Lógica Proposicional
Lógica matemática.
Introdução à Lógica Jeneffer Ferreira
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
INDUTIVISMO Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência e o problema da indução.
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Lógica Matemática Introdução.
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
Lógica e Teoria dos Conjuntos
Lógica Proposicional.
Decidibilidade, Corretude, Completude, Consistência
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
Introdução à Engenharia de Computação
J. M. Barreto UFSC-INE Lógica de Primeira Órdem R ecordação.
Lógica Matemática Introdução.
Lógica matemática.
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Professor: Yure de Queiroz Lima
IDEIA CURSOS Raciocínio Lógico Prof.: Henrique Sousa.
A distinção validade-verdade
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Espécies de argumentação dedutiva
LÓGICA ARISTOTÉLICA.
O que é lógica? Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.
PROF. NAYARA ZAGO BASSETTO
Transcrição da apresentação:

Prof. Marcone Sotéro marcone.sotero@pplt.joaquimnabuco.edu.br Argumento Prof. Marcone Sotéro marcone.sotero@pplt.joaquimnabuco.edu.br

Argumento É uma seqüência de proposições na qual uma delas é a conclusão e as demais são premissas. As premissas justificam a conclusão. Proposição: sentença declarativa que pode assumir os valores verdade (v) ou falso (f) Premissa: afirmação disponível

Argumento Todo aluno de sistemas precisa estudar Lógica. (premissa) Mane é aluno de sistemas. (premissa) Logo, Mane precisa estudar Lógica. (conclusão) Todos os brasileiros são humanos. (premissa) Todos os pernambucanos são brasileiros (premissa) Todos os pernambucanos são humanos (conclusão) O objetivo de um argumento é justificar uma afirmação que se faz, ou dar as razões para uma certa conclusão obtida.

Inferência É a relação que permite passar das premissas para a conclusão (um “encadeamento lógico”). A palavra inferência vem do latim, Inferre, e significa “conduzir para”. O objeto de estudo da lógica é determinar se a conclusão de um argumento é ou não decorrente das premissas, ou seja, se é uma inferência.

Validade de um Argumento Em um argumento válido, as premissas são consideradas provas evidentes da verdade da conclusão, caso contrário não é válido. Quando é válido, podemos dizer que a conclusão é uma conseqüência lógica das premissas, ou ainda que a conclusão é uma inferência decorrente das premissas.

Validade de um Argumento A validade de um argumento depende da forma (estrutura) lógica das suas proposições (premissas e conclusões) e não do conteúdo delas Uma proposição é verdadeira ou falsa Um argumento é válido ou não válido

Exemplos Todos os peixes têm asas (premissa) Todos os cães são peixes (premissa) Todos os cães têm asas (conclusão) Todos os pássaros são peixes (premissa) Todos os pássaros têm asas (conclusão)

Validade de um Argumento Podemos dizer que um argumento é válido quando todas as suas premissas são verdadeiras e sua conclusão também é verdadeira. Portanto, um argumento é não válido se existir a possibilidade de suas premissas serem verdadeiras e sua conclusão falsa.

Argumento e sua forma Todos as A são B (premissa) Todos os C são A (premissa) Todos os C são B (conclusão) O que é importante é a forma do argumento e não o conhecimento de A, B e C, isto é, este argumento é valido para quaisquer A, B e C e portanto a validade é consequência da forma do argumento

Argumento Dedução e Indução A Lógica dispõe de duas ferramentas principais que podem ser utilizadas pelo pensamento na busca de novos conhecimentos: a dedução e a indução, que dão origem a dois tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos

Argumentos Dedutivos Os argumentos dedutivos pretendem que suas premissas forneçam uma prova conclusiva da veracidade da conclusão. Podem ser: Válidos Quando suas premissas, se verdadeiras, fornecem provas convincentes para sua conclusão, isto é, quando for impossível que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa; Inválidos Quando for possível que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa.

Válido Inválido Argumentos Dedutivos Todo gato voa Toda vaca é gato Toda vaca voa Ela toca piano ou violão. Ela toca piano. Logo, ela não toca violão. Válido Inválido

Válido p  q, r  p ├ r  q Todo gato voa Toda vaca é gato Toda vaca voa Gato p Voa q Vaca r p q r p  q r  p r  q V F

Inválido p v q, p ├ ~q Ela toca piano ou violão. Ela toca piano. Logo, ela não toca violão. Piano p Violão q p q p v q ~q V F

Argumentos Indutivos Os Argumentos Indutivos não pretendem que suas premissas forneçam provas cabais da veracidade da conclusão, mas apenas que forneçam indicações dessa veracidade. (possibilidade, probabilidade). Seguem do Raciocínio Indutivo, isto é, obtêm conclusões baseadas em observações/experiências. Enquanto que um Raciocínio Dedutivo exige uma prova formal sobre a validade do argumento. Os termos válido e inválido não se aplicam para os argumentos indutivos. Eles são avaliados de acordo com a maior ou a menor probabilidade com que suas conclusões sejam estabelecidas.

Exemplo – Argumento indutivo A vacina funcionou bem nos ratos. A vacina funcionou bem nos macacos. Logo, vai funcionar bem nos humanos.

Verdade e Validade Verdade e Falsidade: são propriedades das proposições, nunca dos argumentos. Validade ou Invalidade: são propriedades dos argumentos dedutivos que dizem respeito a inferência ser ou não válida (raciocínio ser ou não correto)

Exemplo Toda baleia é um mamífero. (V) Todo mamífero tem pulmões. (V) Logo, toda baleia tem pulmões. (V) Argumento válido e conclusão verdadeira.

Exemplo Toda aranha tem seis pernas. (F) Todo ser de seis pernas tem asas. (F) Logo, toda aranha tem asas. (F) Argumento válido e conclusão falsa.