Programação Gráfica em Java Introdução

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Programação Gráfica em Java Introdução Aula 01

Na aula de hoje veremos: Pacotes gráficos da linguagem Java Container AWT Component AWT

Pacotes gráficos A linguagem Java possui várias funcionalidades gráficas, implementadas no pacotes: JFC / AWT JFC / Swing JFC / Java2D Java3D

Pacote AWT Pacote mais básico para se trabalhar com interfaces gráficas em Java. Possui classes para os principais componentes e contêineres de uma interface gráfica com o usuário (GUI). Permite tratamento simplificado de eventos.

Pacote Swing Componentes mais especializados que os componentes AWT. Componentes Swing são implementados sem código nativo.

Pacote Java2D Pacote que permite incorporar alta qualidade gráfica em gráficos 2D, textos, imagens, aplicações e applets. Possui um extenso suporte para composição e tratamento de imagens com canal alfa.

Pacote Java3D Disponibiliza uma coleção de elementos simples que permitem criar e manipular geometria 3D. Não faz parte das JFC, portanto necessita instalação complementar.

AWT Aparência dependente de sistema operacional Utilização de sistema de pares (peer) Os pares traduzem a solicitação do Java ao S. O. Componentes heavy-weight GUIWindow.java

Containers AWT Window Frame Janela de alto nível sem bordas ou barra de menus; pode ser utilizada para a criação de janelas pop-up. Frame Janela de alto nível com bordas, barra de menus e título; Assim como Window, tem por padrão o gerenciador de leiaute BorderLayout.

Containers AWT Dialog Panel Classe que produz uma caixa de diálogo, ou seja, uma janela que recebe alguma entrada do usuário. Layout padrão: BorderLayout (ex: save) Panel Panel é o mais simples contêiner. Um painel é um objeto que pode conter outros componentes, incluindo mesmo outros painéis, para composição do leiaute da interface gráfica. A composição de uma GUI, geralmente, é feita por vários painéis ContainerSample.java

Componentes AWT Button Label Um botão é um controle simples que gera um evento de ação quando o usuário o clica. A aparência dos botões em AWT é dependente do sistema operacional. Label Componente que insere um texto não selecionável na área de desenho (rótulo). Tem a possibilidade de alterar o alinhamento do texto que, por padrão, é alinhado à esquerda.

Componentes AWT TextField TextArea Classe que exibe uma linha de texto selecionável e, opcionalmente editável. TextArea Classe que exibe uma área de texto selecionável, opcionalmente editável e com dimensões podendo ser definidas pelo programador. ComponentSampleI.java

Componentes AWT Checkbox Choice Um checkbox (às vezes chamado de Radio Button) é um componente gráfico que pode estar em um de dois estados, “on” (true) ou “off” (false). Clicar em um checkbox alterna o seu estado entre verdadeiro e falso. Choice A classe choice apresenta um menu pop-up de opções. A opção mais recentemente selecionada é mostrada como título do menu.

Componentes AWT List Scrollbar O componente List apresenta ao usuário uma lista rolável de componentes de texto. A lista pode ser configurada para que o usuário possa escolher um ou vários itens. Scrollbar Um objeto do tipo Scrollbar implementa um controle deslizante. É uma maneira interessante de permitir ao usuário escolher valores numéricos em um intervalo pré-definido. ComponentSampleII.java

Componentes AWT Canvas São úteis como área de exibição de imagens e gráficos Existe para ser subclassificado com o objetivo de se criar componentes personalizados DuploCanvas.java

Métodos Notáveis Todo container é componente, logo, herda os métodos da classe componente. setPreferredSize() setBackground() setForeground() setSize() setLocation() setVisible() add() CadastroII.java

O que você precisa saber... Como utilizar contêineres Quais são os componentes básicos Quando utilizar cada tipo Como compor a interface gráfica usando painéis

Na próxima aula veremos: Tipos de eventos Interfaces listener Como tratar os eventos