Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
Alunos do e-TEC Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam cursos do técnicos do e-TEC Brasil. Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Desafios e oportunidades do EAD
O Aluno.
O Aluno a Distância.
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Universidade Agostinho Neto
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
Antecedentes Históricos da EaD no Brasil
Licenciatura em Pedagogia a Distância
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Tipos de Tutoria.
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
CONAI 14/05/10. A Fundação Unimed foi criada no ano de 1995 e hoje atua nacionalmente de forma próxima às Unimeds, respeitando as peculiaridades de cada.
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Educação a Distância no Brasil
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Linha do Tempo da EaD no Brasil
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
/ / Década de SAIR.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
E-Proinfo – A Educação sem Distância EAD e Educação Corporativa ” Implementação de cursos a distância via web na Marinha do Brasil”
Linha do Tempo da EaD no Brasil
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO I DISCIPLINA EDC287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
Tecnologia e a Terceira Idade.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos: Claudinei Santana Diele Moraes Moisés Freitas Maria José dos Santos Roselainde Amorim

Educação a Distância

EaD no Brasil Século XIX – conhecida em sua forma empírica Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. (pontapé inicial) Objetivos da EaD

Metodologias utilizadas O Mesma da presencial. O que muda: forma de comunicação. O uso de tecnologias avançadas não garante um ensino de qualidade. Professor como mediador O Tutor ou orientador e mediador Esclarecimentos de Dúvidas: só por

Desenvolvimento da EaD. 1 - Ensino por correspondência Descrito em 3 gerações, conforme os avanços dos recursos tecnológicos e de comunicação de cada época: Instituto Monitor – 1939 – 1º curso – Radiotécnico. Instituto Universal Brasileiro Instituto Réus

Via Rádio 2 - Teleducação Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (Rádio MEC) – 1922 Radiodifusão- Edgard Roquete Pinto MEB – Movimento de Educação de Base Projeto Minerva Via Televisão – década de 70 e 80 Fundação Roberto Marinho – Telecurso 1º e 2º graus aulas via satélite com kits impressos. TV Educativa TV Escola

Ambientes Interativos Através de telemáticas como a internet, e em especial as hipermídias. Permite também ao aluno aprender a comunicar-se com o mundo. Muito utilizada atualmente em cursos de graduação e pós graduação.

Vantagens da EaD Formação fora do contexto da sala de aula tradicional. Oportunidade aos que não dispõe de tempo para fazer um curso presencial. Conteúdos instrucionais elaborados por especialistas e utilização de recursos de multimídia. Capacitação para o trabalho e superação do nível cultural de cada aluno.

Desvantagens que podem ocorrer no processo da EaD Empobrecimento da troca direta de experiências proporcionada pela relação educativa pessoal entre professor e aluno. Para determinados cursos, a necessidade de o aluno possuir elevado nível de compreensão de textos e saber utilizar os recursos da multimídia, ainda que se afirme ser possível alfabetizar a distancia, por rádio. Demora no esclarecimento de dúvidas, só através de . Quantidade de alunos em excesso em determinados cursos. Falta de bibliotecas e laboratórios. Tutores subcontratados.

Educação a Distância Verdades

Quem é disperso não se dá bem. As instituições investem mais em tecnologia do que em conteúdo. Os professores são menos qualificados. A turma de um curso a distância é maior do que a de um presencial. Os alunos aprendem menos do que no curso presencial. É mais difícil conseguir emprego. O curso não é adequado para os mais jovens. É preciso ter um bom computador e uma boa conexão com a internet. O aluno fica isolado e não interage com os colegas.

Educação a Distância Mitos

É ideal para quem tem pouco dinheiro. O diploma é fácil. As avaliações não são dificeis. A evasão é maior. É possível estudar quando quiser. A dedicação exigida é menor. Não é preciso sair de casa.

Referências Revista Nova Escola, Ano XXIV, Nº 227, Novembro de D/Vantagens_desvantagens_EaD.pdf Acesso em: 28/05/10 Acesso em 20/06/ ,00.html Acesso em: 23/06/10 Acesso em: 25/06/10 Acesso em: 25/06/10