Relato de Viagem – Denver e Washington, junho de 2006 Programa Internacional IRC/EUA Eliane P. Santos Brasília, 29 de agosto de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Governo Eletrônico para Todos
Arquivo e Documentação
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Fabiano André Vergani
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Uma metodologia para publicação eletrônica
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
Instituições responsáveis:
Profissional de GC / Função de GC
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Pesquisa Científica na Internet
Premissas Dados das Microrregiões.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Ideia de que o bibliotecário é o profissional que trabalha somente na biblioteca, com documentos físicos, sobretudo, com livros,
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
Metodologia Científica
Política Educacional Brasileira
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Sistema de Bibliotecas da UFU Atualizado em fevereiro de 2009.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
 .
Fundamentos da Administração Pública
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
  A Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição pública de nível federal vinculada ao Ministério da Saúde com atuação em ensino, pesquisa, produção e serviços.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
FONTES BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS ELETRÔNICAS NA AREA DA SAÚDE.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
Transcrição da apresentação:

Relato de Viagem – Denver e Washington, junho de 2006 Programa Internacional IRC/EUA Eliane P. Santos Brasília, 29 de agosto de 2007

Agradecimentos Information Resource Center Embaixada dos Estados Unidos- Brasil  Dr. John D`Amicantonio  Dra. Vanny Pereira  Axell Nascimento  À equipe de bibliotecários do IRC

Contextualização Contribuição das bibliotecas especializadas para a Ciência da Informação Special Libraries Association  Oficialmente estabelecida em 1909  Instituição muito forte no cenário internacional Tecnologia da Informação e os novos desafios para o profissional da informação  Contexto norte-americano  Gestão estratégica dos serviços prestados pelas bibliotecas

Visitas as bibliotecas especializadas/governamentais Políticas de Informação e Documentação e a cooperação técnica Internacional  Library of Congress Digital Preservation Controle bibliográfico, processamento técnico e indexação da literatura brasileira (Subject Headings) Direitos Autorais Divisão Hispânica  Library of Department of Justice  Library of National Archives  National Library of Medicine Indexação das fontes de informação em Saúde  The Bunch Library / Department of State

SLA 2007 – connecting people and information Período: 2 a 6 de junho Local: Denver/Colorado Público: pessoas Principais abordagens:  Como garantir a atuação dos bibliotecários e mantê-los como profissionais fundamentais para a comunidade e organizações  Como enfrentar/se aliar às novas tecnologias  Avanços e potencialidades dos sistemas de busca da Internet: preocupação com o Google

Conferência de Abertura – Al Gore Repensar o papel do profissional para a transformação da sociedade  Porque não atuam somente nas bibliotecas. Hoje assumem papel fundamental em grandes organizações  Redes colaborativas  Inovação tecnológica  Desvendar e socializar o que a web tem de melhor  Informação: futuro profissional bastante promissor  Free Information Strategy – the response to the world changing

Mesa Redonda – Facing the future Avanços da web e esvaziamento das bibliotecas Desenvolvimento de novos softwares, portais Transferência de conhecimento dos profissionais que estão se aposentando frente aos novos profissionais que atuam fundamentalmente com tecnologia A geração anterior de bibliotecários fazia um melhor trabalho porque realmente tinham que saber onde buscar a informação Bibliotecários: curiosidade, atualidade Rediscutir o papel social do bibliotecário: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento Profissional Informação: necessário e que precisa ter formação específica  “Se nós temos o Google, não precisamos de bibliotecários”

Palestra - The future of new libraries Declínio da circulação física de materiais e esvaziamento de usuários  Desafio de como aumentar a audiência? Como garantir a atenção dos usuários? Aumento da competitividade entre bibliotecas Mesmo assim ainda existem instituições que resistem às mudanças Cenários colaborativos de treinamento dos bibliotecários e forte incentivo aos cursos de pós-graduação

Information professional make all the difference Precisamos coletar e prover informações uns para os outros Precisamos nos preocupar mais com o retorno sobre a qualidade dos serviços prestados Muitas vezes perdemos tempo colecionando informação e não ouvimos de fato o que o usuário precisa Palavras-chave  Credibilidade da informação repassada  Qualidade da informação – background em saber o que é relevante e o que não é  Transparência  Entender o impacto da informação  What can I do for you?

The Knowledge Management: Best Practices from the Field O estudo com equipes multidisciplinares possibilita, chegar a resultados surpreendes e este é o objetivo do Center of Media and Child Health Children’s Hospital – Boston  A atuação dos bibliotecários é fundamental em estudos que envolvem a informação como fundamento básico da pesquisa A proposta foi analisar os hábitos de uso de mídias em crianças americanas com idade entre 8 e 18 anos  Esses gastam de 6 a 21 minutos por dia utilizando TV, filmes, vídeos, revistas eletrônicas, Internet, música etc.  O resultado foi a criação de uma base de dados para auxiliar em outros estudos tais como a depressão e obesidade nas crianças. Ao todo são, registros por meio de palavras- chave, pesquisas por autores, abstracts etc.

 Esse banco de dados poderá ser acessado por médicos, psicólogos, educadores, pesquisadores, professores, familiares, gestores públicos, entre outras linhas de atuação afins à saúde.  O método da pesquisa buscou alinhar as novas propostas da Gestão do Conhecimento, aplicando os fundamentos da Web Semântica/Ontologia Boolean Search WORDS Semantic Search IDEAS Relies on Strength of the SEARCHER Relies Strength of the ONTOLOGY

Outros temas/palestras de interesse Military librarian division open house Librarians as knowledge managers: the view from the executive suite Legal division open house Government librarians get savvy Government mapping and information update Copyright answers for the information professional How to gain, train and retain quality staff How's tomorrow technologies can help us today

Library of Congress Aprendizado sobre gestão da produção bibliográfica, sobretudo pela preocupação em colecionar o conhecimento registrado do governo americano e também de outras culturas Durante a visita ao setor de processamento técnico da literatura brasileira - percebeu-se que o bibliotecário atua também no conhecimento da cultura, da política, dos costumes e da avaliação do cenário atual do Brasil. É preciso identificar a literatura realmente pertinente ao acervo da Library of Congress (LC). Aquela que atenderá à política de desenvolvimento de coleções

Mesmo havendo esforço tanto dos bibliotecários quanto do comitê de avaliação da LCSH a terminologia precisa ser aprimorada. Por isso mesmo é que a equipe ratificou a importância de maior atuação entre as bibliotecas do Brasil para aprimorar a tabela de descritores  A Biblioteca Nacional do Brasil utiliza somente esse catalogo para fazer o seu próprio vocabulário, ou seja, não utiliza somente o Subject Headings da LC Durante a visita técnica ao Setor de Digital Preservation ( a equipe técnica apresentou os requisitos, fundamentos e propósitos do projeto de digitalização de algumas obras essenciais para a LC que conta com a parceria de instituições públicas e também privadas.  Por uma questão política e de cooperação técnica o projeto não busca padronizar ou engessar os formatos digitais para as publicações, vídeos ou outras mídias.  O objetivo central é garantir o acesso ao conhecimento e principalmente à preservação das mídias

O Projeto Old Digital Library é uma das ramificações do projeto da LC e é desenvolvido na Biblioteca Nacional do Brasil. Foi uma oportunidade importante de sinergia entre a delegação do Brasil e da Library of Congress. No setor de Copyright ( o gerente técnico, apesar do pouco tempo que teve, possibilitou ter contato com as principais legislações que versam sobre a proteção ao conhecimento do autor, da obra e os desafios que a Biblioteca tem para disponibilizar as fontes de informação. Em alguns pontos há similaridade com a Constituição Federal do Brasil (1988)

A última etapa da visita técnica foi na Hispanic Division ( Oportunidade de conhecer o projeto de instalação do repositório físico das publicações que compõem os vários acervos da LC. Esse espaço permitirá a alocação de milhões de materiais, controlados por meio de softwares especialistas em logística para que se localize rapidamente a publicação desejada. Assim, não haverá prejuízo nas demandas dos usuárioswww.loc.gov/rr/hispanic A equipe da Divisão apresentou-se bastante receptiva e interessada nas dúvidas e questões apresentadas pela delegação do Brasil. Foram bastante favoráveis às propostas de aprimoramento do site da Divisão com as propostas de inclusão de novos conteúdos do Brasil

Department of Justice O United States Department of Justice contempla 8 bibliotecas A delegação do Brasil foi gentilmente recepcionada pela equipe da Main Library – Robert F. Kennedy Building, com um lanche e toda a equipe de bibliotecários a disposição Cada bibliotecário chefe apresentou os principais serviços e produtos desenvolvidos pelas sessões, onde se teve oportunidade de demonstrar a experiência dos serviços e funções assumidas pelos membros da delegação brasileira. A Biblioteca Virtual do Departamento de Justiça dos EUA foi o que mais despertou interesse Trata-se de um serviço destinado somente aos funcionários do Departamento e com informações bastante estratégicas e bases de dados de assinaturas pagas. No entanto, o site é restrito à instituição, não sendo possível sua demonstração por meio do próprio site

O material disponibilizado sobre a Biblioteca Virtual será de grande valia  Projeto de Biblioteca Virtual dedicada exclusivamente aos profissionais do MS. Os requisitos, funcionalidades, desafios, sistemas, produtos e serviços prestados serão de grande relevância Oportunidade de contextualizar as experiências atuais do Governo do Brasil em democratizar e favorecer o acesso à informação, seja de forma impressa ou digital. Hoje o desafio é o acesso uma vez que, considerando as diversidades geográficas, econômicas e sociais do país ainda existem varias conquistas a serem implantadas no campo da educação, da saúde e da inclusão digital

Por isso o profissional da informação deve estar atento à comunidade e buscar os meios mais estratégicos de prover a informação a seus usuários. Apresentou-se então as perspectivas da Política Nacional de Informação em Saúde, a filosofia inclusiva do Sistema Único de Saúde e os objetivos da implantação da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS)

National Library of Medicine A visita à National Library of Medicine (NLM) foi especialmente importante pelo fato de esta, representar de certa forma, a depositária das mais conceituadas e relevantes fontes de informação técnico-científicas em saúde. De igual importante assume papel fundamental no desenvolvimento das principais metodologias e tecnologias do Modelo BVS, lançado em 1998 pelo Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Destaque seja dado ao Medical Subject Headings, vocabulário controlado que espelha o arcabouço terminológico da saúde e medicina para a América Latina e Caribe, reunido nos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS), vocabulário controlado que compõe o Modelo BVS No entanto, apesar de tamanha expectativa, somente foi possível realizar a visita técnica padrão dos visitantes. Não havia bibliotecários disponíveis para a delegação do Brasil. A bibliotecária do setor de referência sanou algumas dúvidas técnicas sobre a coleção dos outros paises e apresentou o banco de dados (acesso local) que apresenta as obras do acervo daquela biblioteca. No entanto, questionamentos mais técnicos somente poderiam ser feitos à equipe da seleção e do processamento técnico

Archives Library Information Center – National Archives Nessa visita teve-se oportunidade de conhecer os propósitos da preservação da informação institucional e da sua relevância para os estudos atuais de Inteligência e de Recuperação da Memória Norte Americana. A meta da biblioteca é prover acesso às fontes de informação sobre a historia dos Estados Unidos da América, contemplando os acervos do Governo e suas Administrações, Administração de Arquivos, documentação especifica para a equipe do National Archives (NARA). A biblioteca é aberta ao público geral. O bibliotecário chefe apresentou-se bastante interessado em ouvir as experiências da delegação do Brasil, sobretudo sobre os esforços da Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura em fazer com que se tenha um cenário mais completo da produção governamental. Relatou-se os esforços do Ministério da Saúde, por meio da Política Editorial, Política Nacional de Informação em Saúde e em fazer com que o conhecimento gerado pelas instituições públicas do Sistema Único de Saúde possam ser organizadas, reunidas, preservadas e disseminadas

The Ralph J. Bunche Library – United States Department of State Discutiu-se  Como as bibliotecas especializadas e governamentais devem buscar a promoção e o marketing no âmbito interno. Suscitar o interesse pelos serviços da biblioteca, conhecer as atuais necessidades dos usuários, fomentar o acesso aos espaços físicos, são as prioridades  Requisitos atuais dos profissionais da informação, contextualizando-se as perspectivas de trabalho com os profissionais de informação e documentação que atuam no setor saúde, que apresenta muitas interfaces e cenários multidisciplinares, onde inclusive a cooperação técnica e internacional são fatores que vêm fomentando a mudança da postura da atuação dos bibliotecários, arquivistas e outros segmentos da Documentação e Informação

A visita foi fundamentada também pelo valor histórico de Ralph J. Bunche devido a sua importante colaboração no campo da Ciência Política e das ações humanitárias que desenvolveu ao longo de sua permanência United States Department of State enquanto Diretor da Seção de Assuntos para a África, vinculado ao Escritório de Serviços Estratégicos. Por ocasião de seu falecimento o mesmo atuava como Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

Relevância do evento para melhoria da capacidade técnica Oportunidade de conhecer o pensamento e os desafios dados no campo da Ciência e Informação e Documentação no contexto norte- americano Contatos com editoras, empresas especializadas em digitalização, em serviços de bibliotecas para futuras propostas de parcerias Aprendizado prático sobre as expertises, projetos, desafios e propostas de promoção e valorização dos produtos e serviços prestados pelas bibliotecas

Benefícios para a Instituição Divulgação das diretrizes, políticas e projetos do Ministério da Saúde no contexto da democratização e do acesso ao conhecimento: Política de Informação em Saúde, Política Editorial, Rede BVS Brasil etc. Estudo de produtos e serviços prestados pelas bibliotecas para adoção nas bibliotecas da Rede BiblioSUS, sobretudo para a Biblioteca do MS

Observações Finais Registro aqui meu sincero agradecimento pela oportunidade conferida, compreendendo a dimensão social de minha atuação no MS enquanto profissional da informação que atua no sentido de aprimoramento constante das habilidades, superação dos desafios, contato direto com as novas tecnologias, metodologias e propostas da Ciência da Informação e Documentação Perspectiva de disseminar as políticas, diretrizes e experiências inovadoras de gestão da informação e do conhecimento no setor saúde, estreitando parcerias com as instituições locais, nacionais, regionais e internacionais

Obrigada Eliane Santos Gerente do Projeto BVS Ministério da Saúde/SE/SAA/CGDI