MOVIMENTO DE UMA PARTÍCULA CARREGADA NUM CAMPO MAGNÉTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Advertisements

Plasmas espaciais e astrofísicos Física de Plasmas 01/2004
Indução Eletromagnética
Indução Eletromagnética
Força Magnética by Fred Tavares.
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
(semelhante ao fluxo de água vA)
ATÉ HOJE NÃO SE CONSEGUIU SEPARAR OS PÓLOS MAGNÉTICOS
CORRENTE ELÉCTRICA Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso Consideraremos agora as situações que envolvem.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Analisamos o movimento em cada uma das dimensões separadamente
Energia potencial da espira
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE UM CONDUTOR COM CORRENTE ELÉCTRICA
ATÉ HOJE NÃO SE CONSEGUIU SEPARAR OS PÓLOS MAGNÉTICOS
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
Movimento Circular Física Básica A
Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais.
Indução Eletromagnética
O que você deve saber sobre
Impulso e Colisão Aula – Prof° Fabiano.
Movimento Circular e Movimento Harmónico Simples
Al.1.2 “Será necessário uma força para que um corpo se mova?”
Movimento Oscilatório.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
Vetores e movimento em duas dimensões
Magnetismo Ímãs.
MAGNETISMO: É a propriedade de certos materiais atraírem pedaços de ferro.  ÍMÃS  :  São pedaços  de metais  ferrosos que  têm a propriedade de se atraírem ou 
Força Magnética sobre Cargas em um CAMPO MAGNÉTICO UNIFORME
FORÇA MAGNÉTICA I- Força magnética sobre uma carga móvel imersa em um campo magnético uniforme.
CAMPO MAGNÉTICO (B) O magnetismo origina-se na organização atômica dos materiais. Cada molécula de um material é um pequeno íman natural, denominado de.
Bacharelado em Engenharia Civil
Semi 2007/1 Física C Eletromagnetismo Apostila 3 - Aula 11
Curso de Física Geral F semestre, 2011
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Magnetismo Já na Grécia antiga se conheciam as propriedades de um minério de ferro encontrado na região da magnésia (Ásia), a magnetita (Fe3O4) : a magnetica.
Tipos de Lentes Magnéticas A - Bipartida (configuração típica das lentes objetivas – permite inserir e inclinar as amostras e introduzir aberturas entre.
Campo Magnético Universidade Estadual do Piauí Campus Parnaíba
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE UM CONDUTOR COM CORRENTE ELÉCTRICA
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
MOVIMENTO DE UM CORPO RÍGIDO
1 FLUXO ELÉCTRICO O fluxo eléctrico é uma grandeza proporcional ao número das linhas do campo eléctrico que entram numa superfície O número de linhas N.
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
Movimento circular uniforme Ponteiros de um relógio
Movimento circular uniforme Ponteiros de um relógio
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
O CAMPO MAGNÉTICO É PARALELO AO PLANO DA ESPIRA Lembrando que 
Antes Durante Depois Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) O QUE É UMA COLISÃO? cuja duração é extremamente.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Como funciona um díodo de junção pn ?
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Professor: Marivaldo Mendonça
Magnetismo Professor John Disciplina Física E.
Exemplo 1: Determinar o fluxo eléctrico através de uma superfície cilíndrica, que está num campo eléctrico uniforme a  b  c  O fluxo através de toda.
FENÔMENOS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA
ELECTRICIDADE: Potencial Eléctrico Aula – 5
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
ELETROMAGNETISMO Imãs -corpos que tem o poder de atrair ferro e que interagem entre sí.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
Movimento circular uniforme (M.C.U)
Disciplina: Física Professor: Fábio Raimundo Turma: Semi - Extensivo
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no espaço 1.2. Da Terra à Lua
CAMPO ELECTROMAGNÉTICO
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. 2 3 PRÉ REQUISITOS DE FQA.
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTO DE UMA PARTÍCULA CARREGADA NUM CAMPO MAGNÉTICO A frequência do movimento circular, chamada de frequência de ciclotrão, é o inverso do período: O período do movimento circular é o tempo que a partícula leva para se deslocar uma vez ao longo do perímetro do círculo:

Se uma partícula carregada se deslocar no campo magnético uniforme com uma velocidade que faz um ângulo arbitrário  em relação ao campo magnético, a sua trajectória é uma hélice FB B q +q v Não existe componente de força na direcção paralela a  a componente da velocidade nesta direcção permanece constante. A força magnética sobre a partícula é perpendicular a Resulta que a trajectória da partícula é helicoidal

Exemplo Quando uma partícula carregada se move em espiral num campo magnético não uniforme, que é forte em ambas as extremidades e fraco no meio, ela fica aprisionada e se desloca para frente e para trás numa trajectória espiral em torno das linhas de campo. Desta maneira, electrões e protões ficam aprisionados pelo campo magnético terrestre não uniforme, formando os cinturões de radiação de Van Allen

Partículas de alta energia aprisionadas no campo magnético da Terra (descobertos por James Van Allen em 1958, a partir das primeiras observações da Terra feitas por satélite, os cinturões marcam o início da investigação moderna em física espacial). Aurora Boreal. Luminescência visível resultante da excitação de átomos e moléculas da atmosfera, quando bombardeados por partículas carregadas expelidas do Sol e deflectidas pelo campo geomagnético.

APLICAÇÕES DO MOVIMENTO DE PARTÍCULAS CARREGADAS NUM CAMPO MAGNÉTICO FILTRO DE VELOCIDADES Uma partícula carregada positivamente entra numa região do espaço entre as placas de um condensador onde existem um campo eléctrico e um campo magnético perpendicular (como o produzido por um imane). A força total que actua sobre a partícula é :  Força de Lorentz As forças eléctrica e magnética são invertidas. As duas forças se equilibram (e, portanto, a partícula não sofre desvio) e desloca-se numa linha recta horizontal

Somente as partículas que têm essa velocidade não são desviadas. Cargas com velocidades maiores são desviadas para cima e com velocidades menores, desviadas para baixo.

ESPECTRÔMETRO DE MASSA Com o espectrómetro de massa determina-se massas atómicas com grande precisão De acordo com o esquema da figura, uma fonte produz íões com carga eléctrica q=Ze (positiva) e massa M de velocidades variadas. Os iões entram num filtro de velocidade. Atravessam o filtro apenas os iões para os quais a força magnética e a força eléctrica se cancelam mutuamente, isto é, iões com velocidade Saindo do filtro, os iões entram numa região onde existe apenas o campo magnético uniforme, de forma que percorrem trajectórias circulares de raio R sob o efeito da força magnética, que faz o papel de força centrípeta. Assim: ou

Exemplo A figura mostra um espectrómetro de massa. Um ião, de massa m e carga q, é produzido na fonte S e acelerado pelo campo eléctrico devido a uma diferença de potencial V. O ião entra numa câmara separadora na qual existe um campo magnético uniforme e perpendicular à trajectória do ião. Suponha: B= 80 T, V= 1000 V e que os iões de carga q= 1.6 x 10-19 C atinjam a placa fotográfica, na câmara, em x= 1.625 m. Qual a massa m dos iões?