Estudo realizado pela Toledo & Associados com exclusividade para o

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Estudo realizado pela Toledo & Associados com exclusividade para o Relatório de Análise Estudo realizado pela Toledo & Associados com exclusividade para o São Paulo Maio de 2007

Introdução Como é o universitário brasileiro? Qual é o seu perfil socioeconômico? O que realmente pensa, espera e sente? Quais são suas atitudes, preferências, expectativas e perspectivas para alcançar estágio,emprego e sucesso profissional ? Na área de ação dos agentes de integração, está crescendo muito a atuação direta das universidades nessa intermediação, entre o estudante e a empresa que oferta estágios. Isso se deve, em grande parte, ao fato da universidade supor que conhece melhor o seu aluno, e poder adequá-lo rapidamente às exigências do ofertante de vagas de estágios. A mudança de expectativa dos jovens, em relação ao seu futuro, só será perceptível para os agentes de integração, que não sejam universidades, mediante pesquisas periódicas que revelem o perfil do candidato a estágio e suas aspirações quanto ao seu preparo profissional.   Para responder estas e muitas outras questões da forma mais isenta possível , CIEE-Centro de Integração Empresa Escola contratou a Toledo & Associados para realizar uma pesquisa que traça o perfil do Estudante Universitário da Região Metropolitana de São Paulo.

Objetivos O principal objetivo desta pesquisa foi identificar, definir e traçar o perfil sócio-econômico, cultural e ideológico do estudante universitário da Região Metropolitana de São Paulo, bem como suas aspirações profissionais e sua percepção de futuro. Estes objetivos foram alcançados por meio dos seguintes procedimentos metodológicos: Levantar medir e analisar, junto a uma amostra probabilística de universitários de ambos os sexos, informações, opiniões percepções e escolhas.

Metodologia O método aplicado é o quantitativo, probabilístico.   UNIVERSO O total de universitários cursando universidades/faculdades da RMSP= 680.000 alunos TAMANHO DA AMOSTRA-CÁLCULO DE ERRO AMOSTRAL 1.104 casos. - Margem de erro :3.5 p.p. SELEÇÃO DA AMOSTRA A amostra foi selecionada de modo proporcional às matrículas nos cursos universitários e, por sorteio, tipo “intercept-probabilístico” DISTRIBUIÇÃO DA AMOSTRA A distribuição foi realizada entre as universidades/faculdades da RMSP. TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO Foram realizadas entrevistas pessoais vis-à-vis, com aplicação de questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas e aprovado por V.Sas. PERÍODO DA REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS Entre 06 e 22 de março de 2007.

Como a amostra foi distribuída nas universidades                 

Categoria Administrativa Foram realizadas entrevistas em 40 Instituições Área do Curso Base 1.104 Período

Bolsa de Estudos Base 259 Base 1;104 Base 255 Base 845 R$ 3.179,07 R$ 2.360,03 Base 102 Base 157 Renda média familiar Bolsa Total Renda média familiar Bolsa Parcial

Como é o perfil socioeconômico destes jovens universitários?                 

Perfil Demográfico Sexo Idade Idade Média=25 anos Total 50% Humanas 54% Exatas 33% Biológicas 63% Sexo Total 50% Humanas 46% Exatas 67% Biológicas 37% Base 1.104 Base 551 Base 280 Base 273 Total 20% Humanas 19% Exatas 27% Biológicas 17% 16 a 19 anos Total 66% Humanas 65% Exatas 61% Biológicas 73% 20 a 29 anos Idade Total 10% Humanas 11% Exatas 9% Biológicas 10% 30 a 39 anos Total 3% Humanas 5% Exatas 3% Biológicas 1% 40 a 49 anos Base 1.104 Base 551 Base 280 Base 273 Idade Média=25 anos

10% Vivem informalmente juntos Perfil Demográfico Estado civil Solteiro Casado Vive informalmente Separado Divorciado Total 86% Humanas 84% Exatas 88% Biológicas 11% 13% 9% 10% Base 1.104 Base 551 Base 280 Base 273 2% 3% 1% % Filhos Dos que possuem filhos 29% são Solteiros 56% Casados 10% Vivem informalmente juntos 5% Separados Base 1.104 Número de filhos Base 124 Média 1,8

Origem Étnica 60% 24% 18% Base 1.104 Média 1,3 Brasil Itália Portugal

Raça Renda Mais 15 SM De 5 a 15 SM Até 5 SM Total 79% Humanas Exatas Biológicas 7% 11% 3% O,4% Base 1.101 Base 551 Base 280 Base 273 75% 80% 83% 13% 6% 9% 5% 1% % Negros Brancos Amarelos Mulatos Pardos Indígenas Mais 15 SM De 5 a 15 SM Até 5 SM 86% 6% 4% 77% 68% 8% 11% 19% 1% Base 232 Base 427 Base 210 Negros Brancos Amarelos Mulatos Pardos Indígenas Renda

Renda mensal pessoal Durante o período em que cursam o ensino superior, os universitários, em média, têm um aumento aproximado de 56% na sua renda pessoal. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Classificação Socioeconômica Brasil 7% 22% 17% Total Pública Privada Base 1.104 Diurno Noturno A1 A2 23% 10% 29% 5% 16% Base 135 Base 969 Base 530 Base 574 23% 26% 33% B1 B2 25% 22% 24% 28% 19% 2% 17% C D 20% 14% 24%

Morar na casa dos pais Em média, 7% dos universitários deixam de morar com os pais durante o curso, curiosamente este índice é inferior aos 10% que casam no mesmo período. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Carro próprio Escola Pública Base: 135 79% Escola Privada Base: 969 Diurno Base: 530 67% Noturno Base: 574 63% 22% 37% 33% Total Base: 1104 Homens Base: 546 Mulheres Base: 558 65% 61% 69% 35% 39% 31% Sim Não Classe A Base: 327 Classe B Base: 540 Classe C/D Base: 234 49% 51% 66% 34% 86% 14%

Carro próprio Durante o período em que cursam o ensino superior 13% dos universitários adquirem um carro próprio. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Posse de bens MP3 Celular Máquina Fotográfica Filmadora Notebook Palm Sim 53% Não 47 % MP3 Celular Máquina Fotográfica Sim 54% Não 46 % Sim 21% Não 79% Filmadora Notebook Palm Sim 12 % Não 88 % Sim 7 % Não 94 % Sim 54% Não 46% Sim 91% Não 9% Computador Sim 90 % Não 10 % DVD

Posse de Computador no domicílio Durante o primeiro e segundo ano em cursam a universidade, 7% dos universitários passam a ter um computador em seus domicílios. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Atual situação de trabalho/ estágio Base amostra  1.104

Atual situação de trabalho Durante o período de tempo em que cursam sua universidades, 4% dos universitários que estavam desempregados e procurando um emprego conseguem sair desta situação. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Trabalho Trabalha Não trabalha Integral Meio período Total 61% Humanas 67% Exatas 65% Biológicas 48% 39% 33% 35% 52% 63% 62% 75% 45% 36% 24% 50% Base 1.104 Base 551 Base 280 2% 1% Menos meio período 5% Base 273 De cada 10 universitários,6 trabalham. 64% entre os alunos de faculdades particulares x 41% entre os que estudam em faculdades públicas. Para 64% dos universitários, o trabalho tem relação direta com seu curso. Dos que trabalham , 49% são da Classe A, 65% são Classe B e 72% são da Classe C/D. Trabalho voluntário 18% Humanas 16% Exatas 25% Biológicas 28% raça negra Base 1.104

Trabalho Começam a trabalhar durante o período em que cursam o ensino superior, 21% dos universitários. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Realiza trabalho voluntário Começam a realizar trabalhos voluntários durante o período em que cursam o ensino superior, 4% dos universitários. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Área de menor informalidade Regime de Trabalho / Estágio Exatas= 64% Área de menor informalidade 51% 28% 9% 6% 3% 2% 1% CLT Estagiário remunerado Temporário sem CLT Autônomo Estagiário não remunerado Funcionário Público Proprietário Free-Lancer Salário/bolsa-auxílio R$ 982,50 Humanas R$ 1123,79 Exatas R$ 1394,87 Biológicas R$ 843,43 Pública R$ 732,78 Privada R$ 1186,33 R$1288,02

universitários lidam com o dinheiro? Como os jovens universitários lidam com o dinheiro?                 

Conta em Banco Abrem conta em Banco durante o período em que cursam o ensino superior, 22% dos universitários. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Aplicações Financeiras Base 1.104 Classe C/D=Somente13% conseguem aplicar Tipo de Aplicação Base 219 I.M 1,1

Aplicações Financeiras Começam a realizar aplicações financeiras durante o período em que cursam o ensino superior, 10% dos universitários. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Os jovens universitários e os Hábitos de Mídia                 

Jornais Durante o período em que cursam a universidade, 9% dos universitários passam a ler jornal freqüentemente. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Revistas Este gráfico apresenta uma particularidade interessante, durante o período em que cursam os 3 primeiros anos da universidade, 7% dos universitários deixaram de ler revistas freqüentemente. Já durante os últimos anos de curso, passaram a ler revistas freqüentemente 11%. Tomando como base apenas o princípio e o fim do curso houve um aumento de 4%. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Acessa a Internet Locais de Acesso Sites Google 21% 5 SM 30% Exatas Base 1.074 Base 1.104 Sites Google 21% 5 SM 30% Exatas 27% Orkut 20% Biológicas 25% Mulheres 23% 15 SM 14% UOL 12% 15 SM 16% Homens 15% 5 SM 6% Terra 9% Yahoo 8% Biológicas 13% Com menores citações, Hotmail 5% IG 4% Base 1.104

Acessa a Internet É mínima a influência que a universidade traz no incentivo ao acesso a internet. Praticamente todos os universitários já utilizavam este veículo antes de iniciarem seus cursos. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Hábitos na Internet Orkut MSN Compras pela Internet 81% entre a Classe A 90% Classe A 70% Classe C/D MSN Compras pela Internet 46% Classe A 29% Biológicas 20% Classe C/D Chat / salas de bate papo 5% Biológicas 7% Pública

Os jovens universitários e os Hábitos Culturais                 

Gosta de Teatro O índice de universitários que gostam de Teatro não aumenta significativamente durante o tempo em que realizam seus cursos. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Foram citados, ao todo, 83 filmes nacionais. Cinema – gênero de filmes que mais gosta 22% Terror 16% 33% 19% Comédia Aventura/Ação 62% 44% 36% 55% 63% 24% Total Drama Ficção 58% 53% 30% 28% 18% Policial 15% Musical 10% 6% Suspense Romance 17% 8% 7% 2% Base 1.104 I.M 2,5 Gosta de cinema nacional? Foram citados, ao todo, 83 filmes nacionais. Nenhum, afora os 4 contidos no gráfico ao lado, atingiram 4% de citações.

Hábito de ler Livros Base 1.104 Gênero de livros que gosta Base 908

Hábito de ler Livros Entre os universitários, 10% adquirem o hábito de ler livros durante o período em que realizam os seus cursos. Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Foram citados, ao todo, 383 livros. Livros que mais influenciaram a maneira de pensar Foram citados, ao todo, 383 livros. Nenhum, afora os 8 contidos no gráfico ao lado, atingiram 2% de citações. Base respondente  906

Gênero de música preferido / mais ouvido Base amostra  1.104

Futebol de salão e campo 34% Prática de esportes Base 1.104 Base 633 I.M 1,7 31% não praticam 54% não praticam esportes Futebol de salão e campo 34% Natação e Cooper 16% Caminhada 26% Natação 18% Vôlei 16%

Os jovens universitários suas Crenças e Ideologias                 

Crenças Exatas 93% Biológicas 91% 5 a 15SM 90% Acredita em Deus? Exatas 93% Biológicas 91% 5 a 15SM 90% Há um pequeno aumento entre as mulheres 92% e queda entre os homens 85% M Religião Total Humanas Exatas Biológicas Católica 51% 53% 49% 49% 56% 48% Evangélica 15% 16% 19% 14% 17% 16% Espírita 14% 9% 18% 12% 13% 17% Afro-brasileira 1% 1% 1% 1% 0% 1% Budista 1% 1% 1% 0% 1% 2% Nenhuma 16% 16% 18% 15% 16% 12% Outras 3% 3% 3% 3% 2% 3% Base amostra  1.104

Fenômenos esotéricos Sim Mais ou menos Não Não sei o que é 1 – Fenômeno parapsicológico 2 – Astrologia 3 – Cartomante 4 – Quiromancia 5 – Jogo de Búzios 6 – Discos Voadores / extraterrestres 7 – Reencarnação 8 – Cirurgia Espiritual Base=1104 Homens acreditam menos 22% x 30% das mulheres

Não sabe / Não respondeu Questões polêmicas da atualidade A Favor Indiferente Contra Não sabe / Não respondeu 1 – Legalização do Aborto 2 – Liberação da Maconha 3 – Cenas de Sexo na TV 4 – Extinção do voto secreto no legislativo 5 – Pena de Morte 6 – Redução da Idade Penal Mulheres são mais criticas 72% contra os Homens 57% em relação às cenas de sexo

Não sabe / Não respondeu Questões polêmicas da atualidade A Favor Indiferente Contra Não sabe / Não respondeu 1 – Reeleição para Presidente no Brasil 2 – Casamento entre Homossexuais 3 – Democracia 4 – Ditadura 5 – Socialismo proposto por Hugo Chávez 6 – Guerra no Iraque, proposta por Bush, para prevenir o terrorismo. Mulheres são mais favoráveis=69% ao casamento de homossexuais x Homens= 44%

Católicos X Aborto Legalização do Aborto CATÓLICOS TOTAL Base respondente  507 Base amostra  1.004

Católicos X Pena de Morte TOTAL Base respondente  507 Base amostra  1.004

Casamento entre Homossexuais Católicos X Casamento entre Homossexuais Casamento entre Homossexuais CATÓLICOS TOTAL Base respondente  507 Base amostra  1.004

A Imprensa Brasileira, em geral, é.... 1 2 3 4 5 6 7 8 1 – Confiável 2 – Superficial 3 – Independente 4 – Sensacionalista 5 – Atende aos interesses do atual governo 6 – Atende aos interesses de grupos econômicos 7 – Atende aos seus próprios interesses 8 – Atende os interesses dos leitores

Os jovens universitários e a Ingestão de Bebidas Alcoólicas                 

Hábito de ingerir bebida alcoólica na Faculdade Humanas= 30% Pública= 29% 32% dos homens ingerem bebidas alcoólicas 21% entre as mulheres Base 1.104

Hábito de ingerir bebida alcoólica no período em que está na Faculdade/Universidade Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Hábito de ingerir bebida alcoólica no período em que está na Faculdade/Universidade Base respondente  227 Base respondente  453 Base respondente  424

Os jovens universitários e o perfil político ideológico                 

NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 23% Posição política declarada TOTAL Base amostra 1.104 DIREITA 29% CENTRO DIREITA 8% CENTRO 20% CENTRO ESQUERDA 11% ESQUERDA 32% C E N T R O - 39% POSIÇÃO DE DIREITA - 37% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 43% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 23% OBS. Os percentuais contidos no gráfico foram calculados sobre a Base respondente (=855), desprezando os 23% que não declararam posição.

NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 17% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 29% Posição política declarada - SEXO HOMENS Base respondente  546 DIREITA 30% CENTRO DIREITA 8% CENTRO 12% CENTRO ESQUERDA 17% ESQUERDA 34% C E N T R O - 37% POSIÇÃO DE DIREITA - 38% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 51% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 17% MULHERES Base respondente  558 DIREITA 29% CENTRO DIREITA 8% CENTRO 24% CENTRO ESQUERDA 10% ESQUERDA 30% C E N T R O - 41% POSIÇÃO DE DIREITA - 37% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 40% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 29% OBS. Os percentuais do gráfico foram calculados desprezando os que não declararam posição.

NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 18% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 23% Posição política declarada – CATEGORIA ADMINISTRATIVA PÚBLICA Base respondente  135 DIREITA 16% CENTRO DIREITA 6% CENTRO 22% CENTRO ESQUERDA 11% ESQUERDA 45% C E N T R O - 39% POSIÇÃO DE DIREITA - 22% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 56% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 18% PRIVADA Base respondente  969 DIREITA 31% CENTRO DIREITA 8% CENTRO 20% CENTRO ESQUERDA 11% ESQUERDA 30% C E N T R O - 39% POSIÇÃO DE DIREITA - 39% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 41% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 23% OBS. Os percentuais do gráfico foram calculados desprezando os que não declararam posição.

Posição política declarada – ÁREA EDUCACIONAL HUMANAS Base respondente  551 DIREITA 26% CENTRO DIREITA 10% CENTRO 20% CENTRO ESQUERDA 11% ESQUERDA 33% C E N T R O - 41% POSIÇÃO DE DIREITA - 36% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 44% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 18% EXATAS Base respondente  280 DIREITA 37% CENTRO DIREITA 4% CENTRO 19% CENTRO ESQUERDA 10% ESQUERDA 31% C E N T R O - 32% POSIÇÃO DE DIREITA - 41% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 41% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 26% BIOLÓGICAS Base respondente  273 DIREITA 29% CENTRO DIREITA 7% CENTRO 21% CENTRO ESQUERDA 12% ESQUERDA 31% C E N T R O - 40% POSIÇÃO DE DIREITA - 36% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 43% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 28%

Posição política declarada – CLASSIFICAÇÃO BRASIL CLASSE A Base respondente  327 DIREITA 39% CENTRO DIREITA 7% CENTRO 19% CENTRO ESQUERDA 10% ESQUERDA 25% C E N T R O - 36% POSIÇÃO DE DIREITA - 46% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 35% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 21% CLASSE B Base respondente  540 DIREITA 25% CENTRO DIREITA 8% CENTRO 20% CENTRO ESQUERDA 13% ESQUERDA 34% C E N T R O - 41% POSIÇÃO DE DIREITA - 33% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 47% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 24% CLASSE C/D Base respondente  234 DIREITA 25% CENTRO DIREITA 8% CENTRO ESQUERDA 10% ESQUERDA 36% C E N T R O - 39% CENTRO 21% POSIÇÃO DE DIREITA - 33% POSIÇÃO DE ESQUERDA - 46% NENHUMA POSIÇÃO + NÃO SABE = 21%

Opinião sobre a classe política brasileira 98% das opiniões são negativas, apenas 2% concentram-se entre razões positivas e neutras. Os jovens universitários não acreditam nos políticos brasileiros 27% são corruptos desviam verbas 26% Legislam em causa própria 18% Não cumprem promessas/não são confiáveis 5% Criam projetos desnecessários à população 3% políticos sérios se tornam corruptos 2% Causam desigualdade social 2% Decadentes/sem nível intelectual 2% Atendem interesses classes dominantes 2% Administram mal/desorganizados Base 685

Não notamos diferenciações relevantes entre os cursos, classes, raça. Acredita no futuro do Brasil De um modo geral, os jovens universitários são otimistas em relação ao futuro do Brasil. Não notamos diferenciações relevantes entre os cursos, classes, raça.

Principais crises/problemas no Brasil 60% Corrupção no Governo/Legislativo 55% Educacional 49% Violência Urbana/Criminalidade 40% Desemprego 23% Destruição Meio Ambiente 13% Habitação/Moradia 13% Impostos/Carga Tributária 12%Corrupção na sociedade 11% Reforma Política 10% Reforma no Judiciário Base 1.104

Os jovens universitários e a avaliação do Ensino Superior                 

Razões para a escolha do atual curso 61% Vocação/afinidade Mulheres um pouco mais 64% Biológica 78% Diurno 65% 13% Estabilidade/área não saturada Visão mais exatas 19% 10% Por já trabalhar na área 12% Homens 15% Exatas 14% noturno 9% Campo de atuação mais amplo 12% Humanas 8% Para aperfeiçoar conhecimento 7% Por ter familiares na área 4% Pelo retorno financeiro Base 1.104

Razões de satisfação Satisfação Insatisfação Está satisfeito com o curso atual? 22% Possui professores capacitados 14% Prepara os alunos para o mercado de trabalho 18% em Exatas 10% Por proporcionar ver a matéria na prática 17% em Biológicas 9% Professores se empenham com os alunos 4% na Pública 7% Tem boa grade curricular 7% Matérias novas, modernas e atualizadas 5% Professores são comunicativos Satisfação 2% Professores pouco dedicados 1% Não capacita para o mercado de trabalho 1% Falta equipamento de alta tecnologia 1% Estrutura defasadas 1% Não possibilita escolher matérias 1% Professores incapacitados/sem mestrado 1% Carga horária pequena Insatisfação

Gostaria de mudar de curso Exatas 6% Pública 9% Curso para o qual mudaria Humanas Exatas Biológicas Base 25 Base 14 Base 5

Avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil MÉDIA 4,0 13% Professores com boa formação acadêmica 17% em Exatas 5% Proporcionam boa formação na prática 3% Preparam o aluno para o mercado de trabalho 3% Professores são próximos/conversam 1% Tem bom nível de ensino Positiva 11% Visam apenas a questão financeira, não a qualidade 10% Professores não se atualizam 5% Formação acadêmica fraca/falta especialização 4% Educação básica é fraca/reflete no ensino superior 4% Falta conhecimento prático/aulas práticas 3% Muitas vagas com pouca qualidade de ensino 3% Há pouco investimento na educação pelo governo Negativa Base 1.104

Avaliação da qualidade do ensino superior na atual escola MÉDIA  5,6 Base 1.104 As médias não se diferenciam entre as áreas de Exatas, Humanas e Biológicas

Os jovens universitários e suas Perspectivas Profissionais                 

Pretende terminar o curso e continuar Seguir carreira e especializações Humanas 94% Exatas 98% Biológicas 98% Base 1.104 Pretende terminar o curso e continuar se especializando? Base 38

Trabalho/profissão em que sonha se realizar Base 1.104

Mercado de trabalho/Setor em que pretende trabalhar Base 1.104 Humanas se destaca em Serviços 34% Exatas em Indústrias 53% Biológicas em Serviços e Serviços Públicos 32% Dificuldade em conseguir emprego Base 1.104 Entre as Escolas Públicas há um aumento em Razoavelmente difícil 40%

Família possui negócio próprio ? Base 1.104 Curso atual tem relação com este negócio? Entre os alunos de Humanas que possuem negócio próprio 36% afirmam que o curso tem relação com o negócio da família. Já entre os de Biológicas, este percentual cai para 14%. Base 335

Pretende:Negócio próprio ou executivo/empregado? Ser empregado: O maior percentual acontece em Exatas 48%, período Noturno 45% Ter próprio negócio: Maior percentual em Biológicas 56%

                

Conhecimento do CIEE pelos universitários. Dentre as áreas, o menor conhecimento está concentrado em Biológicas 61%, havendo também brusca queda na Escola Pública 51% e no Diurno 56%. No Noturno 78% afirmam conhecer. O conhecimento é inversamente proporcional a renda: Até 5 SM 77% Entre 5 e 15 SM 71% Mais que 15 SM 61% Base 852

Conceito da missão e função do CIEE no cenário nacional O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica mantida pelo empresariado nacional. O CIEE exerce o papel de agente de integração entre organizações empresariais e instituições de ensino, possibilitando aos jovens estudantes de nível médio, técnico e superior uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

Opinião sobre o CIEE Escola Pública 62% Escola Privada 53% Até 5 SM Base 1.104 Escola Pública 62% Até 5 SM Escola Privada 53% Mais que 15 SM 50%