Halloween* Mitos e verdades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Batismo no Espírito Santo (Material Extra II)
Advertisements

OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Consciência Negra Trabalho de História. Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão.
Halloween Mitos e verdades
Halloween Dia das bruxas.
FILOGENIA HUMANA A PRIMEIRA DESCOBERTA DA AMÉRICA
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
Prof. Everton da silva correa
Nossa Senhora das Neves
A HISTÓRIA E ORIGEM DO "HALLOWEEN”."
Natal.
HALLOWEEN.
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Halloween Internacional
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
As Religiões Abraâmicas
Solenidade de São Pedro e São Paulo
Porque o Mês de Maio é dedicado a Maria?.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
O berço do conhecimento
Civilização Maia.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Tayna Bampi, Amanda Gomes Bettanin e Luiza Orige de Azevedo
Dia Internacional do Amor Valentine`s Day.
Nossa Senhora das Dores
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Principais Festas nos Estados Unidos
História do Halloween! A palavra Halloween, é uma abreviatura de “All Hallows Even”, que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Ligar o som e deixar andar sozinho Pedir a graça do Espírito Santo.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
SABES O QUE É O HALLOWE’EN?
Escola de Educação Básica Deputado Nelson Pedrini
Epifania do Senhor Site 100% Católico:
Justificativa: • Escolhi este assunto, pois acho super importante que as pessoas entendam mais sobre o fato que através de um filme percorreu o mundo inteiro.
Elementos de adoração no Carnaval
Halloween.
Jack-o'-lantern.
SAMHAIN 2014.
Festas Juninas.
HALLOWEEN.
Grécia - Cultura.
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Teatro.
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Você sabe o que é a Eucaristia?
Halloween Dia das bruxas.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
O CREDO DAS BRUXAS Ouça agora a palavra das Bruxas, Os segredos que na noite escondemos, Quando a obscuridade era caminho e destino, E que agora à luz.
A palavra Halloween vem “all hallows eve”, que em português significa "véspera do dia de Todos os Santos". É comemorado em 31 de outubro por ser véspera.
Halloween O Dia das Bruxas festeja-se a 31 de outubro. É um evento cultural tradicional, que ocorre principalmente em países de língua inglesa: Reino.
Os irmãos Grimm Breve biografia.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
Religião na colônia Sagrado X profano.
O Senhor Ano e as 4 Estações
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua,
Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”,
 Colégio Nossa Senhora das Mercês, Nova Friburgo 04 de março de 2010  Disciplina:Religião  Professora:Regina  Alunos:Brenda Grandini Caetano, n°
Transcrição da apresentação:

Halloween* Mitos e verdades Por Alexander Meireles da Silva Professor Adjunto de Língua Inglesa e Literaturas da UFG Doutor em Literatura Comparada (UFRJ) Mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ) *Este material pode ser usado por professores e outros interessados. Pede-se apenas que os créditos finais sejam mantidos.

Halloween Mitos e verdades O Halloween está relacionado ao diabo? Qual é o significado da Abóbora? Por que a celebração no dia 31 de outubro? Por que o Halloween é celebrado nos Estados Unidos? O objetivo desta apresentação é oferecer um breve histórico desta conhecida, mas ainda incompreendida, celebração da cultura inglesa e norte-americana.

Os celtas Falar do Halloween é falar do povo celta, ou seja um povo cuja história ainda é cercada de mistérios e fascinantes lendas, como a do guerreiro Arthur, o druída Merlin e dos amantes Tristão e Isolda. O provável berço da civilizacao celta é a Europa central, em uma região situada hoje entre a Austria e a Alemanha. A partir do século sete a.C. Os celtas se deslocaram gradativamente para o oeste da Europa, chegando ao litoral do continente. Foi nas ilhas Britânicas que sua cultura se desenvolveu plenamente.

As divindades Os celtas cultuavam vários deuses, mas as divindades não se organizavam hierarquicamente como os gregos e nem tinham atribuições definidas de forma rígida. A deusa-mãe, representada pela terra, indica a importância do ciclo da Natureza para os celtas. Tal fato está presente no Halloween Para esse povo, os deuses e todos os seres sobrenaturais (fadas, elfos e os mortos) habitavam as florestas, as fontes, e o interior das montanhas. Dentre algumas das principais divindades celtas, podemos citar:

Belenos, o brilhante O deus Sol. Em sua honra acendiam-se grandes fogueiras no alto das colinas, quando se aproximavam as noites de solstícios, 24 de junho e 25 de dezembro. A força desta celebração fez com que a Igreja Católica se apropriasse deste ritual para montar o seu calendário cristão A tradição das fogueiras das festas juninas, por exemplo, remonta aos rituais dedicados a este deus.

Brigite, a deusa-mãe A deusa una em três pessoas, que presidia a fecundidade. Também conhecida como Dana (ou Ana). Pertence às três classes sociais do povo celta (sacerdotal, guerreira e agrícola.)

Cernunnos, senhor da natureza O deus chifrudo. Comandava a vegetação e os animais. Devido a força do seu culto a Igreja Católica medieval o usou para a construção da figura do diabo.

Dagda, o deus do caldeirão Um dos principais deuses dos irlandeses. Possuidor de um martelo, com o qual matava e ressucitava os mortos. Possuidor do caldeirão mágico, capaz de prover comida de forma inesgotável e de ressucitar os mortos ali mergulhados. Esse caldeirão é uma das fontes para o Santo Graal da lenda arthuriana

O calendário celta O calendário celta era organizado pelo ciclo das estações do ano. Os principais pontos são: Yule (21 de dezembro) Imbolc (1º de fevereiro) Ostara (21 de março) Beltane (1º de maio) Litha (21 de junho) Lughnasad (1º de agosto) Mabon (21 de setembro) Samhain (31 de outubro)

Samhain e o Halloween O Halloween tem sua origem no festival de inverno dos celtas – Samhain – celebrado no dia 1° de novembro. A palavra "Samhain" significa "fim do verão" e indica o início da época em que as colheitas eram estocadas e os animais eram guardados para provisão.

Samhain e o Halloween O festival começava no fim do dia anterior – 31 de outubro - pois para os celtas o pôr do sol marcava o inicio de um novo dia. Neste dia os celtas acreditavam que o portal entre os dois mundos se abria e, de acordo com uma versão, os espíritos dos falecidos visitavam os seus familiares vivos. Por esta razão era costume deixar comida na mesa ou na porta de casa para estes visitantes queridos. As crianças fantasiadas pedindo doces em cada casa simbolizam os espíritos visitantes. Em outras versões, porém, diz-se que os espíritos são malignos, e por isso as casas eram decoradas com motivos assustadores para espantar esses seres.

O 31 de outubro O nome "Halloween" deriva de All Hallow‘s Eve (Véspera de Todos os Santos) celebrado no dia 1º de novembro. De fato, o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Finados foram instituidos como parte da estratégia da Igreja Católica medieval para acabar com a festividade de Samhain.

"A festa do diabo" A propaganda difamatória católica alcançou o seu auge durante a Idade Média quando foi veiculado o falso conceito de que o Halloween era uma festa dedicado ao demônio e seus discípulos, como as bruxas (parteiras e benzedeiras e os judeus. Nasce aí, o “Dia das Bruxas” lo

O Halloween nos EUA Foi na América do Norte que o Halloween se tornou uma festa popular, ligada a cultura de massa, com imagens de morcegos, bruxas e fantasmas. A celebração chegou nos EUA no século dezenove levado pelos imigrantes irlandeses.

Jack da Lanterna Talvez o ícone mais representativo do Halloween seja a abóbora flamejante conhecida como “Jack da Lanterna” (Jack-O-Lantern) Essa imagem é baseada em uma lenda irlandesa sobre Jack – um rapaz sovina que adorava pregar peças no Diabo.

Jack da Lanterna De acordo com uma das várias versões da lenda, ao morrer Jack não foi aceito nem pelo céu nem pelo inferno. Sua alma passou a perambular pelo mundo. Buscando se vingar de Jack, o Diabo lançou uma brasa em sua cabeça e, desde então, ela está em chamas.

Jack da Lanterna Inicialmente Jack da Lanterna não fazia parte do Halloween. Isso só passou a acontecer a partir de 1886. A imagem preconceituosa do Halloween associada com o diabólico e a ligação da lenda de Jack com o Diabo contribuíram para que a abóbora flamejante passasse a fazer parte da celebração.

Conclusões Repetir que o Halloween é uma festa consagrada ao demônio não é apenas um erro, mas também uma manifestação de perpetuação de preconceito e intolerância religiosa. De fato, o Halloween é tão diabólico quanto o Natal. Ambos tem as suas raízes em cerimônias pré-cristãs que foram apropriadas e manipuladas para servirem a ideologias dominantes. Mas aí já é outra história...

Fontes de pesquisa www.brathair.com (Grupo Brathair de Estudos Celtas e Germânicos) www.abrem.org.br (Associação Brasileira de Estudos Medievais) SILVA, Alexander Meireles da. Literatura Inglesa para brasileiros: literatura e cultura inglesa para estudantes brasileiros. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2006.

Visite www.ensinosuper.com