Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O livro de Êxodo, eu e você.
Advertisements

A LEI DO HOLOCAUSTO Levítico
Os Estatutos de Moisés.
SANTIFICAÇÃO “E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Não viu um ao outro, e ninguém se.
O POVO DE DEUS PASSOU 430 ANOS NO EGITO E CLAMOU AO SENHOR
Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 04.
Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.
Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.
AULA: O CORDEIRO DA PÁSCOA E, JESUS, O CORDEIRO DA NOSSA PÁSCOA.
Vida Nova.
28/03/2010 CULTO DE CELEBRAÇÃO.
Vigília Pascal.
Apoio didático – lição 4b
O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:
TRABALHO O LIVRO DO LEVÍTICO
Chamados para Celebrar o Sacrifício de Cristo
SOMBRA E REALIDADE.
Festas Religiosas Festas tradição cristã: Páscoa e Natal, dia dos mortos, todos os santos etc. Festas hinduístas: Divali e Dussera Festas muçulmana: Id.
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
A DOUTRINA DO SANTUÁRIO
Tema: A Quaresma.
“E me farão um santuário e habitarei no meio deles.”
Hebreus 7 A Aliança Superior
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
INSTRUÇÕES BÍBLICAS “EM MEMORIA DE MIM”.
CELEBRAMOS A PÁSCOA! MAS QUAL?
UM TIPO DE CRISTO AS FIGURAS, PROFECIAS, FESTAS, ETC., DO VELHO TESTAMENTO REPRESENTAM CRISTO.
O Pentateuco.
“Lembra-te do dia do sábado. ”
Festas sagradas do Antigo Testamento
Fogo Estranho.
SÁBADO E SÁBADOS 7º Dia Qualquer Dia.
“Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, [...]” (Gl 4:4).
1ª AULA A OPOSIÇÃO A DEUS II Tessalonicenses 2:7-9 Êxodo 5:1-2.
Levítico.
Vem Espírito Santo.
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
Presentation Title Your company information.
A Lei de Deus Êxodo
“... PORQUE CRISTO, NOSSA PÁSCOA, FOI SACRIFICADO POR NÓS.”
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
páscoa, foi sacrificado
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
A PÁSCOA DOS GENTIOS (OS QUE NÃO SÃO JUDEUS) Data: 19/04/2015
1ª AULA A OPOSIÇÃO A DEUS Êxodo 5:1-2.
7 O CORDEIRO POR COELHO POR CHOCOLATE O SANGUE.
PÁSCOA.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Elementos da Ceia Pão, Vinho e o Cordeiro.
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
LIÇÃO 4 A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA
LIÇÃO 11 - A ÚLTIMA CEIA Prof. Lucas Neto.
Presentation Title Your company information.
Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical
Nomes: Carla e Júlia Turma:501b Professora:Nelaine.
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas.
Amou-nos até o fim.
Escola Bíblica Dominical
PENTATEUCO.
ÊXODO “Saída”. ÊXODO “Saída” Caminhada até a terra prometida Continua a história dos Hebreus ÊXODO GÊNESIS LEVÍTICO NÚMEROS Caminhada até a terra prometida.
PRIMEIRAS FESTAS Deuteronômio PÁSCOA: CELEBRAMOS A SALVAÇÃO DE DEUS O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, foi morto em nosso lugar.
Páscoa “E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses.
O CULTO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO:
Pentateuco II Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Escola Bíblica Dominical Adolescentes Instituto Bíblico Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – A Festa da Dedicação - 1 a aula.
 Colégio Nossa Senhora das Mercês, Nova Friburgo 04 de março de 2010  Disciplina:Religião  Professora:Regina  Alunos:Brenda Grandini Caetano, n°
Transcrição da apresentação:

Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03

Começando pelo que ficou da Aula passada... A 1ª Chuva foi o Dilúvio? É possível, mas não certo. Gênesis 2: 5-6 fala sobre o fato de ainda não ter chovido no início da Criação e como a terra era regada, mas não podemos afirmar que fora assim até o Dilúvio, o contrário é o mais provável: chovia.

LEVÍTICO No hebraico: “E chamou” – as primeiras palavras do livro quando o Senhor chama a Moisés para lhe dar a Lei diante do Monte Sinai Importante - No grego: “Leis dos levitas”: por se tratar de um livro relacionado aos deveres sacerdotais, rituais. Porém, não há apenas ensinamentos e princípios de uso sacerdotal, mas há princípios de santificação moral, cerimonial e espiritual. O tema mais abordado em Levítico é a Santidade (relação do hebraico “E chamou” com o grego “kadosh – separado”) Palavras mais usadas: Disse o Senhor a Moisés (56 x); Expiação (51 x); Sangue e Santo (93 x cada).

  A Divisão de Levítico: Sacrifício – caps. 1 a 7 Sacerdócio – caps 8 a 10 Saúde – caps 11 ao 15 Separação: caps 16 ao 22 Solenidades: caps 23 ao 27 Resumo de Levítico: O livro de Êxodo termina com a construção do Tabernáculo, como Israel iria utilizá-lo? As respostas estão em Levítico dadas por Deus a Moisés em 50 dias entre a inauguração do Tabernáculo e a partida do povo do Sinai.

As 5 Ofertas em Levítico: As festas em Levítico (capítulo 23): Em grupos pela apostila: expliquem como era a oferta feita/dada em geral e qual o objetivo/simbolismo delas Ofertas: Holocausto, Manjares ou Cereais, Pacífica, Pecados e Culpa As festas em Levítico (capítulo 23): Shabath (semanal): objetivo/simbolismo - descanso, celebração da criação, obra completa em Cristo, vida familiar e espiritual. Lua Nova ou Trombetas (mensal): objetivo/simbolismo - reunião do povo de Israel em comunhão

As festas em Levítico (continuação): Páscoa e Pães Asmos: comemorava a última praga do Egito e o livramento de Israel da escravidão, símbolos/elementos: Cordeiro Pascal: sacrificado para asperção do sangue nas portas e livramento da morte Pão Ázimo: sem fermento, para representar a pressa na saída do Egito. Ervas Amargas: para lembrar a época de escravidão dura no Egito. Páscoa significa “passagem”, pois o anjo da morte passou sobre o Egito naquela noite levando juízo as casas sem o sangue do cordeiro nos umbrais

As festas em Levítico (continuação): Pentecostes: (Festa da Colheita ou das Primícias) – celebrada após a colheita do trigo, passou a se chamar Pentecostes por ser comemorada 50 dias após a oferta do primeiro feixe de cevada. Sentido: consagração, oferecer-se a Deus (primícias) Festa dos Tabernáculos: última festa do ano judaico. Durava 7 dias (após o Yom Kippur). Lembrava o período de peregrinação no deserto e que neste mundo somos também peregrinos. Yom Kippur: Dia do Perdão – única festa essencialmente espiritual, não ligada a eventos históricos ou naturais.

Únicos textos históricos de Levítico: 8:10; 24: 10-23 e capítulo 10.   CURIOSIDADES: No calendário judaico há a cada 3 anos um 13º mês, o Adar II, pois o ano judaico segue o calendário lunar e só possue 353 dias/ano. Únicos textos históricos de Levítico: 8:10; 24: 10-23 e capítulo 10. REFLEXÃO: Há hoje em dia diversas Igrejas que estão celebrando estas festas judaicas aqui estudadas, o que você acha disto? É certo? Devemos celebrá-las?