no Transporte Canavieiro

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Transcrição da apresentação:

no Transporte Canavieiro Estudo Técnico no Transporte Canavieiro www.iapa.com.br

Testes realizados em campo

Testes Realizados ● Desempenho em reta; ● Desempenho em rampa, até 6%; ● Testes de frenagem; ● Estabilidade e dirigibilidade por Telemetria; ● Temperatura suportada pelos freios; ● Simulações com variáveis físicas vetorizadas ; ● Índice de carga dos pneus; ● Arraste e Varredura; ● Desacelerações; ● Ultrapassagens; www.iapa.com.br

Pneu

Leitura - 295/80 R 22.5 150K

Índice de Carga

Freios

Simulações e Testes

Foram realizados testes de temperatura na região dos freios das combinações utilizando-se de equipamento de Termografia. As imagens abaixo mostram alguns desses resultados.

Resultados da Termografia (temperatura) www.iapa.com.br

Características dos Freios

Energia do Movimento

Transformação da Energia do Movimento

Energia Cinética - Cálculos Uma composição com 74 t a uma velocidade de 80 km/h, teremos: Ec = [74000 * (80/3,6)²]/2 Ec = 18.271.604,94 joules Uma composição com 91t a uma velocidade de 72 km/h, termos: Ec = [91000 * (72/3,6)²]/2 Ec = 18.200.000,00 joules

Comparativo entre as Ec Uma composição com 94 t a uma velocidade de 70 km/h, teremos: Ec = [94000 * (70/3,6)²]/2 Ec = 17.770.061,73 joules Ou seja, a Energia Cinética gerada durante o deslocamento dessa composição é equivalente ao deslocamento de uma CVC transportando 74.000 t a uma velocidade de 80 km/h. * Ec (74t à 80km/h)  18.261.605 joules * Ec (94t à 71km/h)  17.770.062 joules

Arraste e Varredura

Testes e Simulações Arraste e Varredura

Quadro - Resumo Testes e Simulações 74 t 30m 91 t 32m 94 t Arraste (R.60,96m) 1,65 1,45 1,48 1,20 1,54 Varredura (R. 60,96m) 4,25 4,05 4,08 3,80 4,14 Ultrapassagem (30m - 80km/h) 7,6s 7,9s Ultrapassagem (30m - 60km/h) 4,6s 4,7s Desaceleração (80km/h) 3,39m/s² 3,19m/s² 4,2m/s² Distância de Imobilização (80km/h) 74,4m 82,4m 79,2m Desaceleração (60km/h) 3,58m/s² 3,72m/s² 4,57m/s² Distância de Imobilização (60km/h) 40,9m 39,05m 40m Temperatura na Frenagem (até 500oC) 123ºC 146ºC 167ºC Inclinação máxima da rampa (asfalto) 17,2% 13,85% 13,37% Inclinação máxima da rampa (terra firme) 13,38% 9,95% 9,45%

O Software permite a identificação em tempo real com mais de 20 variáveis físicas, incluindo velocidades, forças, inclinações, estabilidade, ângulos críticos ao tombamento, acelerações, torque, potência, etc.

Ultrapassagem

Simulação de Ultrapassagens

O quadro abaixo demonstra a variação do tempo em função dos espaços percorridos, durante as simulações de ultrapassagens. Apurou-se uma diferença de apenas 0,3s elevando-se o tamanho da composição de 30m para 32m. Já para a composição de 40m a diferença elevou-se a 3s. www.iapa.com.br

Treinamento Técnico sobre Direção Defensiva

Resumo Tecnicamente existem condições à elevação do PBTC das CVCs, desde que sejam respeitados os seguintes itens: Capacitação técnica do motorista e a educação no trânsito por meio de treinamentos específicos, assim como, a habilitação, categoria “E”; Respeito à Capacidade Máxima de Tração (CMT) dos caminhões; Manutenções periódicas e adequadas das composições; Avaliação e estudo da rota a ser percorrida, incluindo a emissão da AET Considerando-se que os veículos canavieiros não desenvolvem grandes velocidades durante o seu trajeto, torna-se possível o tráfego de uma composição veicular de carga (CVC) um PBTC de até 94 toneladas, respeitando-se o peso máximo suportado por eixo, conforme a legislação vigente. www.iapa.com.br

FIM !