A estrutura do átomo Parte 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná
Advertisements

ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
A estrutura do átomo Parte 1
Distribuição dos elétrons
ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions.
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Evolução dos Modelos Atómicos
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
ESTRUTURA INTERNA DOS MATERIAIS
Teoria atômica da matéria
Tabela Periódica Moderna
ESTRUTURA ATÔMICA.
Conceitos Fundamentais
Química!!!??? Data: 29/02/2012.
Eletrostática: carga elétrica
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA PROF.: ROBERTO GOIS.
MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro.
Processos de eletrização
Composição da matéria Prof. Jair alberto
ESCOLA NOSSA SENHORA DAS NEVES
MODELOS ATÔMICOS.
Slides para o 1° ano Cpmg-HCR IDENTIFICANDO O ÁTOMO
Modelo Atômico Clássico
Prof. Carlinhos.
Aula 3 Lays Omena - Química.
Evolução dos modelos atômicos
Teoria Atômica De Dalton a Rutherford.
Estrutura Atômica.
Eletricidade.
O que é um modelo atômico ?
Prof. Sebastião mendes de Sousa
C M B H C F B 9º A n o q u í m i c a.
Evolução dos Modelos Atômicos
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
A ESTRUTURA BÁSICA DO ÁTOMO
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
REVISÃO AVALIAÇÃO MENSAL
O que são átomos? De que são feitos?
Diagrama de Linus Pauling
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ÁTOMO
ÁTOMOS E ELEMENTOS Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
Diferença entre modelo atômicos: Dalton, tompson e rutheford.
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
Conceitos e Princípios atômicos
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
Rafael Gonçalves de Mattos Ronan Marins R. Pires
O que é um modelo atômico ?
Fonte: Escola João XXIII Átomo Professora Janice Fonte:
ÁTOMOS E MODELOS ATÔMICOS
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
Unidade 3 Classificação dos materiais
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Profa Ana Beatriz Maselli
O NÚCLEO ATÔMICO O Núcleo e Sua Estrutura Isótopos
QMC 331 Módulos 02 e 03 Modelos atômicos II, distribuição eletrônica;
Estrutura atômica da matéria.
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.
Processos de eletrização
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Transcrição da apresentação:

A estrutura do átomo Parte 1 Rosângela Moreira

A idéia de átomo provavelmente é uma das mais primitivas da física. Seu conceito foi originado pelos gregos, dando a esta partícula o nome átomo, que em grego significa “indivisível”.  O nome foi bem aceito até o início do século XX, quando Einstein conseguiu mostrar que era possível partir um átomo e obter uma grande quantidade de energia, que pode ser muito útil no fornecimento de energia elétrica a uma grande cidade, ou então nefasta quando utilizada em bombas atômicas.        A idéia inicial dos gregos era de um átomo rígido e sólido.  No entanto, já no século XIX, vários físicos e químicos tentavam explicar o átomo como sendo constituído por outras partículas ainda menores, como os prótons,  elétrons  e nêutrons.  No final da década de 1930, foram descobertas partículas ainda menores, entre elas as denominadas múons, píons e káons.  Hoje em dia, existe um número tão grande de partículas que nem o alfabeto grego foi suficiente para a denominação de todas elas.  Desta forma, tais partículas são simplesmente associadas a números.

Toda a matéria é constituída de átomos... Sua constituição… núcleo - região constituída basicamente por dois tipos de partículas. Prótons (apresentam massa e dotadas de carga elétrica positiva). Nêutrons (apresentam massa praticamente igual a do prótons e possuem carga elétrica nula). eletrosfera - região constituída pelos elétrons. Elétrons são partículas que apresentam massa extremamente reduzida, dotadas de carga elétrica negativa e de valor absoluto igual a dos prótons.

Partículas Fundamentais do Átomo partícula carga relativa massa relativa próton +1 1 nêutron 0 1 elétron -1 1/1836 Todo o átomo é eletricamente neutro, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. É possível, porém, eletrizar um corpo. Se o número de elétrons for maior que o número de prótons dizemos que o corpo estará carregado negativamente; se o número de elétrons for menor que o número de prótons dizemos que o corpo estará eletrizado positivamente.

Uma característica importante do núcleo é que ele determina o tipo químico do elemento que representa, por causa do número de prótons que contém. O hidrogênio (símbolo químico, H) é o mais leve e o mais simples de todos os elementos químicos, e é também de longe o elemento mais abundante no universo. O núcleo dum átomo de hidrogénio consiste de um só próton e de um só nêutron. Hélio (símbolo químico, He) é o próximo elemento mais leve, e o segundo mais abundante, constituindo mais que 25% da matéria no universo. Um núcleo normal de hélio contém dois prótons e dois nêutrons. Por ele ter dois prótons tem que ter dois elétrons orbitando na nuvem à volta do núcleo para estar eletricamente neutro.         Os núcleos mais pesados, como o do ferro ou do urânio, contêm mais nêutrons que prótons, mas o número de elétrons tem que ser sempre igual ao número de prótons para o átomo estar eletricamente neutro.

ELEMENTOS QUÍMICOS Os átomos são diferentes uns dos outros devido as quantidades destas partículas nele existentes. O elementos químico Hidrogênio, por exemplo, possui apenas um próton e um elétron em sua órbita. Já os átomos do elemento metálico ferro possuem 26 prótons, 30 nêutrons (em média) formando o seu núcleo, e 26 elétrons divididos em 4 camadas na eletrosfera Número Atômico (Z): é a quantidade de prótons que existe no núcleo do átomo, pois deles dependem os elétrons e o número de camadas que o átomo terá. Pode-se representar o Número Atômico (Z) por um número abaixo e a esquerda do símbolo do elemento. No caso do ferro será 26Fe. Massa Atômica (A): é a massa total do átomo, ou seja, a soma dos prótons e dos nêutrons. Representamos a Massa Atômica (A) por um número acima e a esquerda do símbolo do elemento. No caso do ferro será A = 26 prótons + 30 nêutrons = 56, ou 56Fe

Curiosidades A despeito de seu minúsculo tamanho, o átomo é uma complexa combinação de componentes ainda menores. O diâmetro de um átomo é da ordem de 10-8 cm, enquanto que o de seu núcleo é de cerca de 10-12 cm. Algo equivalente a comparação entre os tamanhos de uma formiga e do Maracanã. Essencialmente o átomo consiste de um núcleo, em torno do qual há uma região dita eletrosfera. O átomo contém um núcleo composto por prótons e nêutrons, com elétrons girando ao seu redor. Numa simples gota d'água, existem cerca de 6.000.000.000.000.000.000.000 de átomos. 6.1021átomos

ÁTOMO Número atômico ( Z ): é o numero de prótons de um átomo. Z = P Numero de massa (A ): é a soma de prótons e nêutrons de um átomo. A = Z + N Através de Z e A pode-se determinar o numero de partículas fundamentais do átomo, levando em conta que:  Num átomo neutro, isolado ou numero de elétrons é igual ao numero de prótons, logo é igual a Z. O numero de nêutron ( N ) é igual ao numero de massa ( A ) menos o numero de prótons ( Z ), ou: A = Z             N = A - Z P = e e = p N = A - Z Z = e A = P + N ou N + Z

Distribuição Eletrônica

Exercício Faça a distribuição eletrônica para os seguintes elementos: a) Sódio Z = 11 b) Calcio Z = 20 c) Potássio Z = 19 d) Zircônio Z = 40

Camadas do átomo O número de camadas varia de acordo com o número de elétrons que o átomo possui. Em qualquer átomo, exceto no paládio, o número de elétrons da última camada não ultrapassa a 8: a camada K comporta no máximo 2 elétrons. Para os átomos com mais de 3 camadas, enquanto a penultima não estiver completa com 18 elétrons, a última terá no máximo, 2 elétrons.

Sódio Z = 11 K = 2 L = 8 M = 1

Calcio Z = 20 K = 2 L = 8 M = 8 N = 2

Potássio Z = 19 K =2 L = 8 M= 8 N = 1

Zircônio Z = 40 K = 2 L = 8 M = 18 L = 10 M = 2

Ter amigos é ocupar-se com eles, mesmo que seja apenas para contemplá-los quando eles nem estão percebendo a sua presença.