MANUAL DE USO DOS CARTÕES DA ESCOLA SABATINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLUBE DE LÍDERES OBJETIVOS:
Advertisements

A luta pelo pão de cada dia tem sido mais renhida e os limites do sábado estão sendo constantemente ameaçados.
Perfil do Assessor da IAM
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
PEQUENOS GRUPOS E OS DEPARTAMENTOS DA IGREJA
1 6 - OBJETIVOS Inspiração Palavra de Deus Comunhão – Oração
Ellen White Afirma: “Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
Novos pais que ingressam na igreja:
GRAÇA Jesus me ama. GRAÇA Jesus me ama ADORAÇÃO Eu Amo a Jesus.
9 chaves para a mobilização
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
Projeto “Eu estudo a Lição"
MIPES 2012 Pr. Josias Ferreira Sec. Adrieli Garcias.
O QUE É? Uma nova proposta da Igreja Mundial para uma melhor aprendizagem das crianças da igreja, tendo em vista o estilo de aprendizagem de.
No Caminho da Excelência SECRETARIA
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
Documento de Aparecida
Como Conservar os Novos Membros
DIRETRIZES PARA O PLANO DE UNIDADES DE AÇÃO
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
LÍDERES DA ESCOLA SABATINA
CAPÍTULO 1 O CORAÇÃO DA IGREJA.

DECISÕES FINANCEIRAS HOJE DIFERENÇA NA ETERNIDADE Bob Lemon – Tesoureiro Associação Geral.
CAPÍTULO 9 MOBILIZE SUA IGREJA.
AVENTUREIROS ATIVIDADES E EVENTOS.
OUTROS PROGRAMAS ESPECIAIS
ESCOLA SABATINA – 1º TRIMESTRE 2015
CONDUZINDO PESSOAS A CRISTO
O PROFESSOR COMO PROFESSOR III
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
EVANGELISMO PÚBLICO SEMANA SANTA.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
07/mar/ Atividades Preparatórias 2. Ofertas
CLASSE DOS PROFESSORES
CAPÍTULO 9 PROFESSOR NOTA 10.
Escola Sabatina/Ministério Pessoal
Você sabe o que Deus pensa de você?
Você sabe o que Deus pensa de você?
Mulheres no Discipulado
Missão A Missão dos Ministérios da Criança é ajudar cada criança a desenvolver uma amizade redentora e de amor permanente com Jesus, preparando-as para.
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
PROGRAMAS INTERESSANTES
Lição da Escola Sabatina 11 de abril Lição da Escola Sabatina 11 de abril Unidos a Cristo pelo batismo, precisamos de manter uma comunhão diária com.
Repasse das orientações do Seminário em cada SRE, município e escola Secretaria de Estado da Educação | SEE /MG Seminário Equipe Regional SREs que irão.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Workshop Lideranças Encontros de Formação 2010 MUR SP Osasco 20/11/2010 Lucas Torres de Jesus Coordenador MUR SP.
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
. E aos leigos e leigas, pela sua vocação laical, cabem essa atuação firme e preponderante no tecido humano da sociedade.
CAPÍTULO 6 O DIA DOS AMIGOS.
ESCOLA SABATINA – 3º TRIMESTRE 2015
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Lição da Escola Sabatina
Reavivamento e Reforma a de mil
ESCOLA SABATINA – 4º TRIMESTRE 2015
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
Discipulado Discipulado. Porque devo fazer ? Porque devo fazer ?
Programação_ 9h – Boas vindas 9h30m – Atualizações do GELP Brasil 10h – Evento Internacional do GELP em Durban 11h – Oficinas e Outputs do GELP Brasil.
FESTA DAS ÁGUAS SERÁ NESSA PRÓXIMA 4ª FEIRA, DIA 9, A NOSSA FESTA DA ÁGUAS, COM A CELEBRAÇÃO DE MAIS DE 100 BATISMOS. SERÁ EM NOSSO TEMPLO CENTRAL, ÀS.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
VÍDEO - INTRODUÇÃO ESCOLA SABATINA – 4º TRIMESTRE 2015.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que a sua missão é pregar o evangelho eterno a cada nação, tribo, língua e povo.
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2010
ESCOLA SABATINA – 2º TRIMESTRE 2016
DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS
Lição da Escola Sabatina 21 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2016.
VÍDEO - INTRODUÇÃO ESCOLA SABATINA – 2º TRIMESTRE 2016.
Transcrição da apresentação:

MANUAL DE USO DOS CARTÕES DA ESCOLA SABATINA ASSOCIAÇÃO PAULISTA CENTRAL - 2015

“Há sagradas responsabilidades confiadas aos obreiros da Escola Sabatina, e esta deve ser o lugar em que, por meio de viva comunhão com Deus, homens e mulheres, jovens e crianças sejam preparados para ser uma força e bênção à igreja. Tanto quanto sua capacidade o permitir, devem ir de força em força, ajudando a igreja a avançar para cima e para a frente”. Ellen G. White, CSES, 12

CARTÃO DE REGISTRO ESCOLA SABATINA Esse é um manual passo a passo sobre o uso dos novos materiais da Escola Sabatina: Cartão de Registro, Cartão de Registro do Aluno, formulários para Relatório e Quadro Comparativo. Esperamos que esse manual o ajude a entender e explorar tudo o que essas ferramentas podem fazer em prol do engajamento dos membros no Desafio 1+1, através da Comunhão, Relacionamento e Missão.

CARTÃO DE REGISTRO DA ESCOLA SABATINA

IDENTIFICANDO A UNIDADE DE AÇÃO 1 - Informe o ano. 2 - Informe o trimestre. 3 - Informe o nome da Unidade/Pequeno Grupo. As Unidades de Ação formam um Pequeno Grupo. Anteriormente as Unidades tinham apenas números, agora devem ter nomes. Os próprios alunos poderão escolher o nome. 4 - Informe o nome do professor e/ou ancião. Nem sempre um professor é ancião, mas todo ancião deve ser professor ou líder de uma Unidade de Ação. 5 - Informe o nome do secretário/promotor missionário da Unidade. Cada Unidade de Ação deverá ter um secretário, que por sua vez poderá ser o Promotor Missionário da Unidade; 6 - Informe a categoria em que a Unidade de Ação se enquadra. Este cartão deverá ser utilizado em todas as Unidades de Ação da Escola Sabatina, do Rol do Berço até os Adultos.

AJUSTANDO O FOCO DA UNIDADE 7 - O foco da Unidade deve estar alinhado com o foco da Igreja. O foco da Igreja é fazer novos discípulos através da Comunhão, Relacionamento e Missão. A cada início de trimestre o professor irá atuar junto aos alunos ajudando-os e desafiando-os a permanecerem nesse foco. 8 - Informe a média do trimestre anterior. O secretário da Unidade de Ação e/ou Secretário da Escola Sabatina deverá registrar no cartão essa informação, tendo como base o relatório consolidado do trimestre anterior. 9 - Informe a meta da Unidade para o trimestre. O professor deverá definir essa meta de acordo com a sugestão de sua Unidade de Ação a cada início de trimestre. Desta forma, os alunos sempre serão lembrados da necessidade de comprometimento de cada um para que a Unidade de Ação alcance suas metas. 10 - Quantos estudam a Bíblia e lição diariamente. Todo aluno que usa corretamente a Lição da Escola Sabatina, irá naturalmente estudar a Bíblia. O ideal é que cada aluno estude a lição diariamente. 11 - Quantos participam de um Pequeno Grupo. Vamos vivenciar o discipulado juntos. O ideal é que todos possam fazer parte desses encontros informais na casa de alguém para crescimento espiritual, relacional e missional. O lema é: “Minha Unidade de Ação, meu Pequeno Grupo”. 12 - Quantos testemunham de Cristo por meio de uma ação solidária ou atividade missionária. Nosso alvo é ter uma Unidade de Ação em que os alunos sejam relevantes para a vida dos que se encontram perdidos, alunos que se importem com eles de forma integral, que sigam o exemplo de Cristo falando a verdade sem serem indiferentes às necessidades. O ideal é que cada aluno exerça semanalmente seu dom em atividades solidárias e missionárias. 13 - Quantos estão dando estudos bíblicos. Toda Unidade de Ação é também uma equipe evangelizadora. O ideal é que cada Unidade mantenha pelo menos um dupla dando estudos bíblicos semanalmente. Atualmente a igreja dispõe de muitos materiais que facilitam o envolvimento de mais pessoas na atividade de dar estudos bíblicos. 14 - Para quantas pessoas você está dando estudos bíblicos. Para que mais pessoas aceitem estudar a Bíblia é preciso que a Unidade esteja continuamente convidando novas pessoas para o estudo bíblico. Unidades de Ação que desejem fazer discípulos dedicarão tempo toda semana para convidar e atender o maior número de pessoas possível com estudos bíblicos. 15 - Batismos realizados por nossa influência e trabalho. Quando se tem paixão pelos perdidos, há no coração o sonho de ganhá-los para Cristo. Qual o sonho desta Unidade? Quantos perdidos essa Unidade quer ver livre da culpa e condenação eterna neste ano? Quanto mais perdidos estiverem estudando a Bíblia conosco, maior será o resultado em novos discípulos. Fazer novos discípulos é a meta principal da Unidade de Ação.

MATRICULANDO OS ALUNOS 16 - Informe o número de alunos matriculados. O ideal é que todos os membros da Igreja estejam matriculados em uma Unidade de Ação da Escola Sabatina. 17 - Informe o número de alunos com assinatura da lição. Quando o aluno possui a assinatura da lição, aumenta significativamente a chance da Unidade aumentar o índice de estudo diário. O ideal é que cada aluno possua a assinatura da lição. Caso alguém não tenha condições de comprar uma lição, a Unidade de Ação deve provê-la gratuitamente. 18 - Informe o nome do aluno matriculado na Unidade. Coloque sempre o nome e, pelo menos, um sobrenome. Não se esqueça de matricular todos as pessoas que sempre participam da Unidade. 19 - Informe um e-mail e/ou telefone de contato do aluno. 20 - Informe os nomes das pessoas que o aluno está discipulando. Essas são as pessoas que o aluno está influenciando de maneira comprometida e pessoal para ganhá-los para Cristo ainda este ano. São os mesmos nomes que o aluno informou no cartão azul. A Unidade deverá interceder por essas pessoas a cada sábado.

REGISTRANDO A PRESENÇA 21 - Marque P para presente e deixe em BRANCO se estiver ausente. A chamada deve ser feita todos os sábados.

FAZENDO OS APONTAMENTOS 22 - Informe quantos estudaram a Bíblia e a lição diariamente. Registre somente o número daqueles que estudaram diariamente os dois materiais. 23 - Informe quantos participaram de um Pequeno Grupo. Registre o número daqueles que estiveram presentes num encontro de Pequeno Grupo durante a semana. O ideal é que a Unidade de Ação, que já é um Pequeno Grupo, tenha um encontro semanal na casa de alguém. 24 - Informe quantos testemunharam de Cristo por meio de uma ação solidária ou atividade missionária. Envolve testemunhar de Cristo ao ajudar alguém em suas necessidades, realizar projetos sociais, visitar, doar materiais evangelísticos, dar estudos bíblicos, etc. 25 - Informe quantos estão dando estudos bíblicos com o objetivo de preparar pessoas para o batismo. 26 - Informe o número de pessoas que estão recebendo estudos bíblicos dos alunos da Unidade. 27 - Informe o número de pessoas batizadas pela influência e trabalho da Unidade. Esta pergunta deve ser respondida uma única vez, no último sábado do trimestre.  

REGISTRANDO AS OFERTAS MISSIONÁRIAS 28 - Informe os alvos e os valores alcançados a cada sábado. Uma característica marcante da Escola Sabatina é sua universalidade. Onde há um grupo de adventistas, ali existe um grupo de pessoas estudando a Lição e ouvindo relatos da obra em algum lugar do mundo. Os alunos da Escola Sabatina podem não ir ao cenário dos projetos apresentados ao longo de cada trimestre, mas podem contribuir com ofertas cheias de amor e com fervorosas orações.

DEFININDO ATIVIDADES PARA A SEMANA 29 - Pergunte aos alunos: Quem precisa ser visitado e pastoreado pela nossa Unidade? Proponha um plano de visitação para a Unidade. Verifique quem irá visitar quem. 30 - Pergunte aos alunos: Aonde será o encontro do nosso Pequeno Grupo durante a semana? Combinem um local, data e horário para esse encontro. 31 - Pergunte aos alunos: O que cada um fará para alcançar seus amigos nesta semana? Peça para que todos anotem seus compromissos no cartão do aluno (cartão azul). A cada sábado na igreja, e também no encontro semanal do Pequeno Grupo, dedique alguns minutos para que os alunos falem brevemente do que fizeram na semana anterior e que compromissos assumem para evangelizar seus amigos na próxima semana.

AJUSTANDO O FOCO PARA O TRIMESTRE 32 - Qual o foco da Unidade para este trimestre? O foco deve sempre visar a meta principal da igreja.

AGENDANDO O ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO 33 - “Toda igreja deve ser uma escola missionária para obreiros cristãos. Seus membros devem ser instruídos em dar estudos bíblicos, em dirigir e ensinar classes da Escola Sabatina, na melhor maneira de auxiliar os pobres e cuidar dos doentes, de trabalhar pelos não‐convertidos [...] Não somente deve haver ensino, mas trabalho real, sob a direção de instrutores experientes.” Ellen G. White, Ciência do Bom Viver, 149. Anciãos, Diretor de Escola Sabatina, Diretor de Ministério Pessoal e Professores devem planejar antecipadamente como e quando será feita essa capacitação juntamente ao pastor local.

CARTÃO DE REGISTRO DO ALUNO ESCOLA SABATINA CARTÃO DE REGISTRO DO ALUNO DA ESCOLA SABATINA O Cartão de Registro do aluno é um complemento do Cartão de Registro da Escola Sabatina. Nele o aluno poderá registrar os dados de sua Unidade, acompanhar seu próprio nível de engajamento na Comunhão, Relacionamento e Missão, registrar o nome de pessoas bem como os compromissos semanais que ele assume para conduzi-las a Cristo, ao batismo e à Igreja. Esse cartão é do aluno, ele pode mantê-lo dentro da Bíblia ou da lição e trocá-lo por um novo a cada trimestre, mas deve trazê-lo para Unidade de Ação todos os sábados.

CARTÃO DE REGISTRO DO ALUNO DA ESCOLA SABATINA

IDENTIFICANDO O ALUNO 1 - Informe o ano atual. 2 - Informe o trimestre vigente. 3 - Informe seu nome. 4 - Informe o nome da pessoa que te acompanha em oração e nas atividades missionárias. 5 - Informe o nome de sua Unidade de Ação. 6 - Informe o nome do Professor titular da sua Unidade de Ação.

COMPROMETENDO-SE COM O DESAFIO 1+1 7 - Assinale os quadrinhos brancos se você estiver disposto a cumprir os objetivos ali mencionados.

ACOMPANHAMENTO O ENGAJAMENTO 8 - Quadro de Acompanhamento. Esse quadro serve como um espelho para contemplar semanalmente o seu grau de comprometimento na Comunhão, Relacionamento e Missão. 9 - Assinale no quadrinho somente se você cumpriu integralmente os requisitos. 10 - Ao final do trimestre conte quantos quadrinhos foram assinalados e registre o valor no quadrado maior correspondente. Para cada categoria, o máximo que se pode alcançar é 28.

VERIFICANDO A REALIDADE ESPIRITUAL 11 - Baseado no valor informado no quadrado maior do item anterior, assinale a Realidade Espiritual na Comunhão, Relacionamento e Missão no quadrinho correspondente. Por exemplo, se o valor informado no quadrado maior do Quadro de Acompanhamento for 18, significa que devo assinalar o quadrinho equivalente ao rosto amarelo. Se o valor informado no quadrado maior do Quadro de Acompanhamento for 6, significa que devo assinalar o quadrinho equivalente ao rosto vermelho.

DEFININDO QUEM VAI SER ALCANÇADO 12 - Escreva o nome de até 7 pessoas que você vai orar diariamente e trabalhar incansavelmente para conduzi-las à salvação em Cristo neste ano. Trabalhe com pessoas do seu círculo de influência que possam ser facilmente contatadas pessoalmente. O evangelismo da amizade é o jeito mais fácil e de mais resultado em alcançar pessoas para Deus. 13 - Assinale os quadrinhos à medida que você vai cumprindo os requisitos. Esse quadro revela se você está ou não comprometido no Desafio 1+1. Para fazer novos discípulos pra Jesus é preciso amar e se relacionar com a intenção de salvar.

FIRMANDO COMPROMISSOS SEMANAIS 14 - Escreva o que você vai fazer nesta semana que ajude sua Igreja a alcançar a meta de fazer _____ novos discípulos até 31 de dezembro deste ano. 15 - Ao cumprir o compromisso assumido, assinale o quadrinho correspondente.

CONSOLIDANDO DADOS E FAZENDO O RELATÓRIO Antes de montar o quadro comparativo será preciso consolidar os dados de cada Unidade de Ação. Para isto, foi disponibilizado formulários para relatório.

CONSOLIDANDO OS DADOS DAS UNID. DE AÇÃO 1 - Informe os dados de Registro da Unidade de Ação. Utilize o Cartão de Registro da Unidade de Ação.

CONSOLIDANDO OS DADOS DAS UNID. DE AÇÃO 2 - Soma (total) e Sábado Relatados. Pegue o Cartão de Registro da Unidade de Ação e some os valores registrados nos apontamentos para cada pergunta. Depois, anote quantos sábados foram relatados no trimestre. Veja no exemplo abaixo que se somarmos os apontamentos na pergunta “Quantos estudaram a Bíblia e a Lição diariamente”, chegaremos ao número 64. Perceba que dos 14 sábados possíveis, essa Unidade registrou os apontamentos em apenas 12. Sendo assim, 12 é o número de sábados relatados. 3 - Média e % (porcentagem). Para fazer a média, basta pegar o valor informado em “Soma (total)” e dividir pelo valor informado em “Sábados relatados”. Faça o arredondamento do valor para a compreensão ficar mais fácil. Para saber a porcentagem, basta pegar o valor informado em “Média” (já arredondado) e dividir pelo valor informado em “Alunos Matriculados”. Depois, pegue o resultado e multiplique por “100”. Pronto, esse valor equivale ao percentual de alunos envolvidos em cada item dos apontamentos. 4 - Batismos. Nesse caso não precisa fazer a média, basta informar o valor conforme aparece no Cartão de Registro da Unidade de Ação.

CONSOLIDANDO OS DADOS DA IGREJA 5 - Informe os dados da Igreja conforme aparecem no formulário. Após concluir, envie uma cópia para: pastor do distrito, anciãos, secretário (a) da igreja, departamento de Ministério Pessoal e Escola Sabatina da Associação.

CONSOLIDANDO OS DADOS DA IGREJA 6 - Informe os valores para cada categoria de Unidades. Pegue os formulários para relatório das Unidades de Ação preenchidos, some se tiver mais de uma Unidade na mesma categoria e registre os valores alcançados. 7 - Igreja. Some os valores e obtenha o resultado da Igreja. 8 - Informe os percentuais alcançados pela Igreja. Veja como fazer: Alunos matriculados: Pegue o total de matriculados da Igreja, divida pelo número de membros da secretaria e multiplique por “100”. Esse resultado equivale ao percentual de aluno matriculados. Alunos com assinatura da lição: Pegue o total de alunos com assinatura da lição, divida pelo número de matriculados e multiplique por “100”. Esse resultado equivale ao percentual de alunos com assinatura da lição. Apontamentos: Pegue o total, divida pelo número de alunos de matriculados, depois multiplique por “100”. Esse resultado equivale ao percentual de alunos envolvidos em cada item das questões dos apontamentos.

MONTANDO O QUADRO COMPARATIVO E VERIFICANDO A REALIDADE O Quadro Comparativo tem por objetivo aferir o engajamento dos membros e verificar como a Igreja está em relação à sua Meta Principal. Esse quadro deve ser apresentado para toda a igreja pelo menos uma vez por trimestre.

1 - Legenda. Verifique a legenda antes de fazer o quadro, lá está o parâmetro de qual “carinha” deve ser utilizada. 2 - Após concluir todo o processo apresentado nesse manual, a igreja terá todas as informações já apuradas para registrar o resultado alcançado. Utilize a “carinha” adequada de acordo com o parâmetro estabelecido e o percentual alcançado. 3 - Membros dando Estudos Bíblicos e Amigos recebendo Estudos Bíblicos. Informe as quantidades de acordo com os dados consolidados dos Cartões de Registro da Escola Sabatina. 4 - Alvo: Qual a Meta Principal desta Igreja? Quantos novos discípulos a igreja quer ter até o fim do ano, ou seja, quantas pessoas quer levar ao batismo? Alcançado: Informe o número de batismos alcançados neste ano. Nesse item, utilize os dados da Secretaria da Igreja e, não os do Cartão de Registro da Escola Sabatina. Percentual (%): Informe o percentual alcançado em relação ao Alvo.

PROGRAMA SUGESTIVO PARA CLASSE DOS PROFESSORES Total: 50 minutos

PROGRAMA SUGESTIVO PARA ESCOLA SABATINA Abertura: 14 minutos 2 minutos de intervalo

Atividades nas Unidades de Ação: 56 minutos

Encerramento: 8 minutos Total: 80 minutos