Principio da Casa dos Pombos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DIÁRIA
Advertisements

APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
Monitoria de Matemática Discreta
Lógica e Estrutura de Dados Fundamentais Professor: Eduardo O. Teles
COMPREENDER A DIVISÃO.
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES
Sinais e Sistemas – Capítulo 3
Matemática Financeira Juros Compostos
Sugestões de Problemas
Estatística Aula 11 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
A Teoria dos Determinantes
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
Módulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem? ATIVIDADE.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
1 4.6 – Variáveis - introdução Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Nesta altura (ao nível da programação) interessa.
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
Regras Operatórias das Potências
Situações Problema Aula 6.
Aula de Monitoria – Prova
SURPREENDE-TE ! Faz este exercício matemático que te surpreenderás.
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
Capitalização Composta
Prof. Roberto Cristóvão
É muito assunto pra pouco espaço no subtítulo
Conversão entre unidades
Matemática – Aula 3 Frações Adição – Subtração – Multiplicação e Divisão Prof. Procópio.
BCC101 – Matemática Discreta
Divisão (semana 6).
Operações com frações (semana 9).
Operações com frações (semana 10).
Em que dia da semana você nasceu?
Recordando o princípio da Indução...
Exemplo 01: Uma caixa foi montada a partir de um quadrado de papelão, de onde foram retirados quadrados de 2 cm de lado, um em cada canto, como mostra.
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Monitoria de Matemática Discreta
Campus de Caraguatatuba Aula 8: Noções Básicas sobre Erros (2)
Relembra… A D. Dulce tem uma colecção de botões antigos. Para organizar melhor a sua colecção, a D. Dulce quer colocar os seus 187 botões nas suas 12 caixas.
Aula 9 – Conceitos de Matemática Financeira
Desvendando as frações sob o ponto de vista multiplicativo
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 09
BCC 101 – Matemática Discreta I
PA (somente conceitos básicos)
André Luiz da Costa Carvalho
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Decomposição de um número em factores primos - Revisões
Frações e porcentagens
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 1 – MD 1
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
BCC101 – Matemática Discreta
O que são? (clique para passar os slides)
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
Para Computação Enumerabilidade, Indução Matemática Aula de Monitoria – Miniprova
Equações.

Aula 12 COLORAÇÃO DE GRAFOS
RELÓGIO e FRAÇÕES Criação: Sheila Stela kurschner.
Questões sobre quatro quadrados
APRESENTA.
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
V Encontro do Hotel de Hilbert Florianópolis/SC
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Estranho ! Aqui vai um pequeno Problema matemático de arrepiar a espinha a qualquer um…
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 2º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
PROBLEMA DOS 8 ALUNOS Exercício 1, teste 3, Versões 1 e 3 Entre os 8 há 4 que têm carta de condução, podendo qualquer um deles conduzir um dos automóveis.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Transcrição da apresentação:

Principio da Casa dos Pombos Monitoria de Matemática Discreta 2008-1

O que é??? Suponha que k + 1 ou mais objetos são colocados em k caixas, então pelo menos uma caixa conterá dois ou mais objetos. Obs:é pelo menos, mas podem ter mais.

Mas para que serve??? Vamos pensar agora só nas pessoas que possuem orkut... Agora vamos restringir para as pessoas que possuem orkut, mas tem 367 amigos ou menos... Como ficam os aniversários dos amigos??

Vamos as regras... Para trabalhar com o principio da casa dos pombos é só aplicar uma regra simples: “Sempre procurar uma forma que sobre elementos do problema”

Ainda aplicando as regras... Ex: Dentre 100 pessoas quantas fazem aniversário no mesmo mês? Temos doze meses e 100 pessoas, então: 100/12 = 8,33... Só que não existe 8,33 pessoas, então vamos aplicar função teto, pois temos 0,333 pessoas que também estão na conta: [100/12] = [8,33] = 9 Assim temos 9 pessoas.

Exemplos bem legais... Mostre que em um conjunto de 6 aulas existem duas que são ministradas no mesmo dia. Assuma que as aulas não são ministradas nos finais de semana. Temos 5 dias úteis durante a semana e temos 6 aula. Se todo dia tem uma aula, então serão 5 aulas por semana, sobrando 1 aula que será colocada no mesmo dia de outra.

2. Mostre que em um conjunto de 5 inteiros (não necessariamente consecutivos) existem 2 com o mesmo resto quando dividido por 4. Os possíveis restos quando dividimos um número por 4, são: 0, 1, 2, 3 (4 restos) Se tenho 5 inteiros, então quando divididos por 4 terão 5 restos. Assim como temos 4 restos distintos 2 serão iguais.