Introdução: Vivemos na era das mudanças.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Advertisements

Sugestão para o Quebra-gelo
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Relação Professor - aluno
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Exemplos bíblicos de discipulado
Ensinar Para Salvar Salvar Para Servir
- Educar -.
A importância do Auto - Conhecimento
Ganhar - Consolidar - Treinar - Enviar -
GRAÇA Jesus me ama. GRAÇA Jesus me ama ADORAÇÃO Eu Amo a Jesus.
O desafio de ensinar matemática
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
DEZ PERGUNTAS PRINCIPAIS RELACIONADAS COM O ELO DA GRAÇA
Projeto “Eu estudo a Lição"
MIPES 2012 Pr. Josias Ferreira Sec. Adrieli Garcias.
O Quebra-cabeça.
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
O QUE É? Uma nova proposta da Igreja Mundial para uma melhor aprendizagem das crianças da igreja, tendo em vista o estilo de aprendizagem de.
UM DESAFIO DE DEUS PARA VOCÊ!!!
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
APREDENDO A ORAR.
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Como apresentar a lição
Classes para Crianças na EBD
LIÇÃO ESCOLA SABATINA.
Ética e Moral na formação dos filhos
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
ENTENDENDO O BEM E O MAL (PARTE 01).
Você sabe o que é uma Oficina de Oração e vida?
Verbo Língua Portuguesa.
O princípio da interação: “Fé-Vida”
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
ABELHINHAS LUMINARES EDIFICADORES MÃOS AJUDADORAS
O Amor a Deus é a Força Que Nos Faz Mudar de Vida...
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA. PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA.
EVANGELISMO PÚBLICO.
PROGRAMAS INTERESSANTES
CAPÍTULO 6 O DIA DOS AMIGOS.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Especialização em Mídias na Educação
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
Lição da Escola Sabatina 13 a 19 de setembro de 2015.
Desde o nascimento, a criança tem somente 572 semanas para a infância acabar...
1. A História Bíblica A Bíblia é a verdade, não contém verdades Através da Bíblia Deus se revela e fala conosco O eixo - gera todo o resto A Bíblia toda.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
Lição da Escola Sabatina 16 de Abril a 22 de Abril.
Transcrição da apresentação:

Introdução: Vivemos na era das mudanças. Algumas para o bem outras para o mal. Será que na igreja precisamos de mudanças? Alguns dizem sim outros dizem não.

Introdução: A grande pergunta é: o que podemos mudar na igreja? Não podemos mudar os princípios baseados na Palavra de Deus. Podemos mudar costumes, meios e métodos de trabalho.

As mudanças na Escola Sabatina dos menores A Igreja Adventista Mundial resolveu mudar a Escola Sabatina dos Menores. POR QUÊ?

As mudanças na Escola Sabatina dos menores 2. Depois de uma pesquisa conclui-se que deveríamos mudar a ênfase do ensino na Escola Sabatina. 3. Elaborou-se o currículo mundial intitulado: Elo da Graça. São 624 lições para crianças de 0-14 anos.

As mudanças na Escola Sabatina dos menores 4. Chegou-se à conclusão que nosso estilo de ensinar era bom, mas precisava ser melhorado a fim do aluno aprender melhor. 5. O novo currículo enfatiza 4 dinâmicas básicas:

GRAÇA Jesus me ama

ADORAÇÃO Amo a Jesus

Nós amamos uns aos outros COMUNIDADE Nós amamos uns aos outros

Jesus ama você também (outros) SERVIÇO Jesus ama você também (outros)

Nota: As lições enfatizarão estes 4 itens de forma teórica e prática para as crianças.

Focaliza A aprendizagem e não o ensino Dá prioridade ao aluno

Focaliza Ajuda-o a descobrir a verdade por si mesmo Dá-lhe a oportunidade de praticar o que aprende.

Currículo Elo da Graça Quatro dinâmicas Aprendizagem Ativa e Interativa Quatro estilos de aprendizagem Hora Total

GRAÇA SERVIÇO COMUNIDADE ADORAÇÃO

Aplicação na Escola Sabatina Focaliza uma dinâmica por mês A lição é introduzida no sábado anterior Toda a Escola Sabatina gira em torno de um ponto (expressado na mensagem)

Aplicação na Escola Sabatina 4. Um trimestre trabalha as histórias do VT e no seguinte as do NT 5. Na Semana Santa e no Natal, é estudado as histórias correspondentes

“O professor sábio é aquele que procura colocar em ação as habilidades e as faculdades do aluno em vez de constantemente dar instruções” COES, 185

Vantagens da aprendizagem ativa Aprende mais Envolve mais os sentidos Memoriza por mais tempo É mais interessante Socializa Para todas as idades

Técnicas que você pode usar Músicas Artes Natureza Jogos Histórias Trabalhos manuais

Aprendizagem Interativa Os alunos aprendem juntos, em duplas ou em pequenos grupos. Ensinam uns aos outros e aprendem uns com os outros.

Características da aprendizagem interativa Melhora a aprendizagem e a retenção Favorece a auto-estima Fortalece os relacionamentos

Características da aprendizagem interativa Desenvolve habilidades interpessoais Todos participam Interdependência positiva

Técnicas que você pode usar Diálogo em duplas Parceria em leitura Grupos de aprendizagem Companheiros de equipe Quebra-cabeça

Currículo - Elo da Graça Quatro dinâmicas Aprendizagem Ativa e Interativa Quatro estilos de aprendizagem Hora Total

Quatro estilos de aprendizagem As crianças aprendem de quatro Maneiras

Quatro estilos de aprendizagem Por quê preciso saber isto?

Alunos analíticos Para que preciso saber?

Alunos com Senso Comum Como funciona?

Como posso aplicar isso Como posso aplicar isto?

Imaginativo Analítico Senso Comum Dinâmico Por que eu deveria aprender isto? O que posso saber sobre isto? Senso Comum Dinâmico Como isto funcionaria em minha vida. Como posso partilhar isto com os outros?

Currículo - Elo da Graça Quatro dinâmicas Aprendizagem Ativa e Interativa Quatro estilos de aprendizagem Hora Total

Agrupamento por idades Rol do Berço 00 – 03 anos - ciclo de 2 anos Jardim da Infancia 03 – 06 anos - ciclo de 2 anos Primários 07 – 09 anos – ciclo de 4 anos Juvenis 10 – 12 anos – ciclo de 4 anos Adolescentes 13 – 15 anos