RADIAÇÃO TÉRMICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Radiação de Corpo Negro
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Produção e Transporte de Calor
Aula de Física Junho de TRANSMISSÃO EM QUE A ENERGIA TÉRMICA SE PROPAGA POR MEIO DA AGITAÇÃO MOLECULAR.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Radiação do corpo negro
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
W Compressão do gás Expansão do gás
Introdução à Detecção Remota
Campos associados ao Dipolo de Hertz
Propagação de Ondas e Antenas
Transmissão de Calor.
- Engenharia de Produção -
Curso de Pós- Graduação em Física
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
Efeito estufa para leigos
Mecânica dos Sólidos não Linear
Provas de Concursos Anteriores
Termo-Arquitetura Física Aplicada.
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Transferência de Calor
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
Momentos de Inércia Cap. 10
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Disciplina: LEB Física para Biologia
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
TMA 01 As Relações de Maxwell Matemática: Se e somente se,
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Corpo Negro E a teoria quântica Programa do 10º ano
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Meteorologia.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
01. Conceitos Básicos e definições
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Óptica: Segmento da Física que estuda os fenômenos luminosos.
1 Iluminação Global Rodrigo de Toledo UFRJ, CG1,
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Radiação do corpo negro
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Radiação Solar. Balanço de Radiação
Leis de Radiação para Corpos Negros
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Transferência de Calor
Introdução à Transferência de Calor
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR: CONCEITOS GERAIS Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
Transcrição da apresentação:

RADIAÇÃO TÉRMICA

Transferência de calor “Transferência de calor (ou calor) é energia térmica em trânsito devido a uma diferença de temperaturas no espaço” (Incropera et al., 2008). Mecanismos: Condução. Convecção. Radiação.

Importância da radiação É o único mecanismo de transferência de calor que não necessita de um meio material para ocorrer.

Importância da radiação Diferentemente da condução e da convecção, há dependência da quarta potência das temperaturas absolutas envolvidas. Lei de Fourier: Lei de Newton do resfriamento: Lei de Stefan-Boltzmann:

Importância da radiação Pode ser um fenômeno de superfície (parte dos sólidos e líquidos) ou um fenômeno volumétrico (gases e sólidos semitransparentes). Todas as substâncias (independente do estado) emitem radiação eletromagnética continuamente pela agitação atômica e molecular associadas à energia interna do material.

Importância da radiação Efeitos importantes em: câmaras de combustão, dispositivos de utilização de energia solar, fornos, reações nucleares, foguetes e veículos espaciais.

Espectro eletromagnético

Intensidade de radiação Definições matemáticas Ângulo sólido

Intensidade de radiação Definições matemáticas Área - Retângulo:

Intensidade de radiação Intensidade espectral Taxa na qual energia radiante é emitida no comprimento de onda  na direção (θ, ), por unidade de área da superfície emissora normal a essa direção, por unidade de ângulo sólido no entorno dessa direção e por unidade de intervalo de comprimento de onda d no entorno de .

Intensidade de radiação Taxa de radiação espectral: Fluxo de radiação espectral: Poder emissivo (hemisférico) espectral: Poder emissivo (hemisférico) total:

Intensidade de radiação Irradiação (radiação incidente): G Irradiação total:

Intensidade de radiação Radiosidade Energia radiante total que deixa uma dada superfície; é composta por uma parcela correspondente à emissão direta e uma outra parcela referente à porção refletida da irradiação. Radiosidade espectral Radiosidade total

Corpo negro “Corpo ideal que permite que toda a energia nele incidente passe através de sua superfície (não há energia refletida) e internamente absorve toda essa energia (não há transmissão de energia)” – Siegel e Howell (1992).

Corpo negro Características: Absorvedor ideal: Há absorção de toda radiação incidente sobre o corpo. Emissor ideal: Nenhuma superfície pode emitir mais energia que um corpo negro, para uma dada temperatura e comprimento de onda. Emissor difuso: Não há dependência da radiação emitida por um corpo negro em função da direção.

Corpo negro Cavidade isotérmica.

Distribuição de Planck (1901) A intensidade espectral de um corpo negro foi determinada por Planck (1901): Constante de Planck Constante de Boltzmann Vel. da luz no vácuo

Distribuição de Planck (1901) Deste modo, o poder emissivo de um corpo negro é dado através da seguinte expressão:

Aproximações da distribuição espectral Fórmula de Wien; Fórmula de Rayleigh-Jeans;

Lei dos deslocamentos de Wien (1893) O comprimento de onda máx para o qual o poder emissivo é máximo, para uma dada temperatura T pode ser obtida através da seguinte expressão:

Poder emissivo espectral de corpo negro Fonte: Incropera et al. (2008)

Intensidade total e poder emissivo total A intensidade total é obtida integrando-se a intensidade espectral para todos os comprimentos de onda: Constante de Stefan-Boltzmann:

Intensidade total e poder emissivo total O poder emissivo hemisférico total de um corpo negro no vácuo pode ser expresso como: ou seja, que é conhecida como Lei de Stefan-Boltzmann.

Emissão de superfícies reais Critérios de notação: Espectral – a propriedade apresenta dependência do comprimento de onda estudado (). Direcional – a propriedade depende da direção (θ, φ). Total – a propriedade é obtida com relação a todos os comprimentos de onda. Hemisférica – a propriedade é obtida para todas as direções.

Emissão de superfícies reais Emissividade: especifica quão bem um corpo real emite radiação quando comparado a um corpo negro. Emissividade direcional espectral:

Emissão de superfícies reais Emissividade direcional total: Emissividade hemisférica espectral: Emissividade hemisférica total:

Superfícies reais Interação entre a irradiação e a superfície:

Superfícies reais Absortividade (α): Refletividade (ρ): É uma propriedade que determina a fração da irradiação que é absorvida por uma superfície. Refletividade (ρ): É uma propriedade que determina a fração da radiação incidente que é refletida por uma superfície. Transmissividade (τ): Corresponde à fração da irradiação que é transmitida pela superfície.

Superfícies reais Balanço de radiação: Corpo opaco:

Lei de Kirchhoff Hipóteses: Grande cavidade isotérmica. Pequenos corpos no interior, cuja influência no campo de radiação é desprezível. O campo de radiação na cavidade é o de corpo negro. Balanço de energia no corpo 1:

Lei de Kirchhoff Para cada um dos corpos: Da definição de emissividade hemisférica total: No caso mais geral:

Superfície cinza Superfície para a qual α e ε são independentes de  nas regiões espectrais da radiação e da emissão superficial. Superfície cinza difusa: a absortividade e a emissividade são independentes da direção e do comprimento de onda.

Conceitos fundamentais Poder emissivo. Radiosidade. Lei de Stefan-Boltzmann. Corpo negro. Emissividade. Absortividade. Corpo cinza.

Trocas de radiação entre superfícies Fator de forma Taxa na qual a radiação deixa a superfície i e é interceptada por j:

Trocas de radiação entre superfícies Fator de forma Admitindo que a superfície i emite e reflete de forma difusa: Taxa total na qual a radiação deixa a superfície i e é interceptada por j:

Trocas de radiação entre superfícies Fator de forma Definindo-se o fator de forma como a fração da radiação que deixa a superfície i e é interceptada por j: sendo:

Trocas de radiação entre superfícies Fator de forma Analogamente, o fator de forma Fji é definido como:

Trocas de radiação entre superfícies Fator de forma - Relações Relação de reciprocidade: Regra do somatório (cavidade fechada):

Trocas de radiação entre superfícies Fator de forma - Relações Na regra do somatório, observar que: Se uma superfície é plana ou convexa: Se uma superfície é côncava:

Trocas de radiação entre superfícies Exemplo: Calcular os fatores de forma para a cavidade formada por duas esferas: Solução: Por inspeção: Regra do somatório: Relação de reciprocidade:

Trocas de radiação entre superfícies Exemplo: Considere um disco circular difuso, com diâmetro D e área Aj, juntamente com uma superfície plana também difusa com área Ai << Aj. As superfícies são paralelas e Ai está localizada a uma distância L do centro de Aj. Obtenha uma expressão para o fator de forma Fij. Solução: Por inspeção: Relação de reciprocidade: Regra do somatório: