Violações de direitos na mídia brasileira: diagnóstico e soluções Programas policialescos. Jornalismo ou entretenimento? Parâmetros técnicos e éticos que.

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Transcrição da apresentação:

Violações de direitos na mídia brasileira: diagnóstico e soluções Programas policialescos. Jornalismo ou entretenimento? Parâmetros técnicos e éticos que regem a imprensa Prof. Dr. Edgard Rebouças Brasília 18 Jun. 2015

Bad news is good news Good news is no news

Princípios do Jornalismo Princípios do Jornalismo Fato Fato Notícia Notícia Verdade Verdade Interesse público Interesse público≠ Interesse do público Interesse do público

Princípios do Jornalismo Princípios do Jornalismo O que é o público? O que é o público? Quem é o público? Quem é o público? O espaço público (Habermas) O espaço público (Habermas) Para quem o jornalista escreve? Para quem o jornalista escreve? 1.Colegas 2.Chefe 3.Família 4.Leitor imaginário

Pesquisa Brasileira de Mídia Secom/PR (Ibope) 2015

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Ciclo horário do uso de TV

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Ciclo horário do uso de TV Policialescos

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais assiste TV

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais assiste TV

Frequência de uso Fonte: Secom/PR, 2014  Jornal Nacional35,1%  Amor à Vida31,6%  Jornal da Record13,0%  Sangue Bom 8,5%  Cidade Alerta 7,9%  Globo Esporte 5,9%  Balanço Geral 5,7%  O Cravo e a Rosa 5,1%  Jornal Hoje 3,9%  Jornal da Globo 3,8%  Brasil Urgente 3,4%  Jóia Rara 3,2%  Enc. Fátima B. 3,2%  Jornal da Band 3,0%  Bom Dia Brasil 2,8%  Mais Você 2,7%  Bem Estar 2,7%  SBT Brasil 1,9% Final de semana  Dom. Faustão22,5%  Fantástico21,0%  Futebol15,5%  Cald. Huck12,7%  Esquenta 8,8%  Amor à Vida 8,4%  Dom. Espetacular 8,3%  Dom. Legal 6,7%  Prog. Eliana 6,3%  Jornal Nacional 6,1% PBM 2014

Frequência de uso Fonte: Secom/PR, 2014  Jornal Nacional35,1%  Amor à Vida31,6%  Jornal da Record13,0%  Sangue Bom 8,5%  Cidade Alerta 7,9%  Globo Esporte 5,9%  Balanço Geral 5,7%  O Cravo e a Rosa 5,1%  Jornal Hoje 3,9%  Jornal da Globo 3,8%  Brasil Urgente 3,4%  Jóia Rara 3,2%  Enc. Fátima B. 3,2%  Jornal da Band 3,0%  Bom Dia Brasil 2,8%  Mais Você 2,7%  Bem Estar 2,7%  SBT Brasil 1,9% Final de semana  Dom. Faustão22,5%  Fantástico21,0%  Futebol15,5%  Cald. Huck12,7%  Esquenta 8,8%  Amor à Vida 8,4%  Dom. Espetacular 8,3%  Dom. Legal 6,7%  Prog. Eliana 6,3%  Jornal Nacional 6,1% PBM 2014

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência do uso da Internet

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência do uso da Internet

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência do uso da Internet Uso da Televisão

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais usa a Internet

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais usa a Internet

Frequência de uso Fonte: Secom/PR, 2014 * Como fonte de informação *  Facebook30,8%  Globo.com 6,8%  G1 5,0%  Yahoo 3,3%  R7 2,7%  Terra 2,1%  YouTube 1,4%  MSN 1,2%  IG 1,1%  Baixaki 1,0%  Twitter 0,8%  Globo Online 0,8%  Baixaki Jogos 0,5%  Abril.com 0,5%  Instagram 0,5%  Buscapé 0,4%  Globo News Online 0,4%  Ana Maria 0,4%  Atrevida 0,4% PBM 2014

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência da leitura de Jornais

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência da leitura de Jornais

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais lê Jornais

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais lê Jornais

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Jornais – Editorias mais citadas

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Jornais – Editorias mais citadas

Frequência de uso Fonte: Secom/PR, 2014  Extra (RJ)7,1%  Super Notícia (MG)5,5%  Meia Hora (RJ)4,5%  O Globo (RJ)3,8%  Diário Gaúcho (RS)3,3%  Correio* (BA)2,8%  O Dia (RJ)2,3%  A Tarde (BA)2,3%  Folha de S. Paulo2,1%  Diário do Pará2,1%  Estado de Minas1,8%  A Tribuna (ES)1,7%  Daqui (GO)1,6%  Aqui MG1,6%  Correio Braziliense1,5%  O Estado de S. Paulo1,3%  O Liberal (PA)1,3%  Diário do Nordeste (CE)1,3% PBM 2014

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Grau de confiança

Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Grau de confiança

Metáfora do espelho - (Séc. XIX) - reprodução da realidade Walter Lippmann - Opinião pública (1922) - pseudo-ambiente formado pelas “imagens em nossas cabeças” Estereótipo - Consenso entre os membros de um grupo sobre os atributos de outro. Teorias do jornalismo

Bernard Cohen - The Press and Foreign Policy (1963) - “Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar”. Bernard Cohen - The Press and Foreign Policy (1963) - “Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar”. Peter Berger e Thomas Luckmann - The Social Construction of Reality (1966) - grupos interagem a partir de representações sobre outros, e as legitimam. Teorias do jornalismo

Maxuell McCombs e Donald Shaw - The agenda-setting function of mass media (1972) Aplicam a hipótese de Cohen: “o que pensar ≠ sobre o que pensar” Agenda midiática Agenda midiática Agenda pública Agenda pública Agenda política Agenda política Agenda empresarial Agenda empresarial Teorias do jornalismo

Harvey Molotch e Marily Lester - News as Purposive Behavior: On the Strategic Use of Routine Events, Accidents, and Scandals (1974) - Newsmaking promotores de notícia promotores de notícia construtores da notícia consumidores de notícias Gaye Tuchman - Making News: A Study in the Construction of Reality (1978) - Newsmaking Teorias do jornalismo

George Gerbner e Larry Gross – Living with television: the violence profile (1976) Hipótese do cultivo Hipótese do cultivo Síndrome do mundo cruel Síndrome do mundo cruel [Mediação do medo] [Mediação do medo] Teorias do jornalismo

Robert Entman - Framing: toward clarification of a fractured paradigm (1993) - Enquadramento Dietram Scheufele - Framing as a Theory of Media Effects (1999) - Enquadramento Teorias do jornalismo

Critérios de noticiabilidade Valor-notícia de seleção (critérios substantivos) MorteNotoriedadeProximidadeRelevânciaNovidadeTempoNotabilidadeInesperado Conflito ou controvérsia Infração

Ir além do gênero: Ir além do gênero: Informativo + + Opinativo Opinativo + + Interpretativo Interpretativo + + Educativo Educativo

Estrutura narrativa Lead O quê? Quem?Quando?Onde?Como? Por quê? E daí?

Comportamental DireitosDeveresÉtica Virtude ou atributo? “Amigo da Criança”!? AcordosSuicídio...

Sugestões Educação para mídia Formação adequada Observatórios regionais Parâmetros de qualidade Gêneros e formatos Critérios de responsabilidade Ouvidorias e Conselhos

Violações de direitos na mídia brasileira: diagnóstico e soluções Programas policialescos. Jornalismo ou entretenimento? Parâmetros técnicos e éticos que regem a imprensa Prof. Dr. Edgard Rebouças Brasília 18 Jun. 2015