Análise Imediata Alvernes Cruz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

COLÉGIO MASTER ANGLO DE ARARAQUARA (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS
Processos de Separação de Misturas
Aceite para publicação em 29 de Novembro de 2010.
Métodos de Separação de Misturas.
Tipos de separação de misturas
Trabalho de Química Análise Imediata.
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
-HOMOGÊNEA (SOLUÇÕES)
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Aula: Processos de separação de misturas; Atomística.
Separação de misturas.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
Processo de Separação de Misturas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Substâncias e Métodos de Separação
Processos de separação
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Química.
Obtendo substâncias puras através de misturas
“Classificação da matéria”
Separação de Misturas.
Fracionamento de misturas
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Processos de separação de Misturas
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Conceitos Fundamentais
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
Aula 2 Lays Omena – Química.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Separação de misturas.
Separação de substâncias
Separação dos componentes presentes numa mistura
SISTEMAS HETEROGÊNEOS: POSSUEM DOIS OU MAIS COMPONENTES E DUAS OU MAIS FASES. HOMOGÊNEOS: POSSUEM DOIS OU MAIS COMPONENTES E APENAS UMA FASE. SÃO TAMBÉM.
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA PROF. CARLOS.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Aula: Processos de separação de misturas.
Processos de separação de Misturas
PROFESSOR: WANDERSON A7
PROFA. DEBORA VILLARE 2015 TIPOS DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Aula III – Química geral
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Prof. DIEGO MAINARDI 1 1.
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Como separar os componentes de uma mistura?
Aula: Processos de separação de misturas.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. João Batista de Castro.
1º Ano do Ensino Médio, escola villare
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
9º ano AND – Maria Luiza Cursino n° 18
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
ANÁLISE IMEDIATA.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1º ANO EM PROF. REGIS EVARISTO.
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA MISTURAS HETEROGÊNEAS – 2 fases ou mais Catação: Separação de sólidos de diferentes tamanhos, cores, formas...
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Métodos de Separação de Misturas
Separação de Misturas Prof. :André. Separação de misturas heterogêneas Sifonação: S/L e L/L.
Processos de Separação de Misturas. Análise Imediata Conjunto de Processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
Transcrição da apresentação:

Análise Imediata Alvernes Cruz

Conceitos iniciais A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar com areia, é útil sabermos que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, será necessário usar vários processos diferentes em uma sequência baseada nas propriedades das substâncias presentes na mistura. Imagem:Holger Casselmann / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic.

Métodos de separação de misturas SÓLIDO – SÓLIDO: Catação Ventilação Levigação Separação magnética Cristalização fracionada Dissolução fracionada Peneiração Fusão fracionada Sublimação SÓLIDO – LÍQUIDO: Decantação Centrifugação Filtração simples Filtração à vácuo LÍQUIDO – LÍQUIDO: GÁS – SÓLIDO: Filtração

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Catação Usando a mão ou a pinça, separam-se os componentes sólidos.

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Ventilação Método de separação para sistemas sólido-sólido, no qual o sólido menos denso é arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação das cascas de grãos de arroz, amendoim torrado, etc.

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Levigação É um método que se utiliza uma corrente de água para separar os componentes da mistura.

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Flotação Trata-se a mistura com um líquido com densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Dissolução fracionada Um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido.

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Separação magnética Estes materiais são extraídos pelos ímas .

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Fusão fracionada Teoricamente é indicada para separar misturas comuns (não eutéticas) cujos componentes estejam na fase sólida. Ex: liga metálica de cobre e níquel presente em moedas.

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Cristalização fracionada: . A mistura de sólidos é dissolvida em água e a solução é submetida à evaporação. Quando a solução ficar saturada em relação à um componente, o prosseguimento da evaporação do solvente acarretará a cristalização gradativa do referido componente, que se separará da solução. A solução, contendo o componente cuja saturação ainda não foi atingida, fica sobre os cristais do outro e é chamada água-mãe de cristalização

Misturas heterogêneas com todas as fases sólidas Peneiração Usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes. São usadas peneiras com malhas diferentes. A figura ao lado mostra diferentes diâmetros de telas, para peneiras.

Misturas heterogêneas com, pelo menos, uma das fases não é sólidas A fase mais densa sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente Decantação

Misturas heterogêneas com, pelo menos, uma das fases não é sólidas Centrifugação Estado Inicial Estado Final Centrifugação Líquido Portador Líquido Flutuante Base Constituinte (líquido ou sólido) Esquema do Princípio da Centrifugação Usa-se uma centrífuga. a fase mais densa sedimenta.

Misturas heterogêneas com, pelo menos, uma das fases não é sólidas Filtração comum É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande e, assim, existe uma diferença acentuada entre o tamanho das partículas do sólido e o tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: água e areia.

Misturas heterogêneas com, pelo menos, uma das fases não é sólidas Filtração a vácuo: É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido não é muito grande e formam um pasta “entupindo” os poros do papel de filtro caso seja feita a filtração comum. Ex: água e carbonato de cálcio.

Misturas homogêneas sólido-líquido DESTILAÇÂO SIMPLES- A solução contida no balão de destilação é aquecida

Destilação fracionada Misturas homogêneas líquido-líquido Destilação fracionada Usa-se para líquidos miscíveis entre si.