CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Advertisements

Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
Engenharia de Software
UML Visões – Parte 2.
(Unified Modeling Language)
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
SISTEMA É UMA ENTIDADE QUE MANTEM SUA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DE SUAS PARTES ( Bertalanffy ) Interação Mútua Diferente duma simples.
Projeto de Software Orientado a Objetos
SSC SISTEMAS OPERACIONAIS I
Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Marcos José
Avaliação de Desempenho
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
QoS para Realidade Virtual
Concepts and Capabilities
Análise e Projeto de Sistemas
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
JAVA: Conceitos Iniciais
Professora Vanessa Fonseca
Maria Tereza Nagel Junho 2004 Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker.
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
Estágio Supervisionado.
Sistemas Distribuídos
Estilos de Arquitetura- uma outra visão
Padrões de Projeto e Arquitetura em Camadas
Cristiano Soares Rafael di Lego Roberto Nemirovsky Thiago Nascimento
Sistemas Distribuídos
Professor: Márcio Amador
Orientação a Objetos Parte I
Programação Orientada à Objetos
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Sistemas Operacionais
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
SISTEMAS OPERACIONAIS I
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Sistemas Distribuídos
Curso OTN - Simulação.
Sistemas de Informação
MINI CURSO J2ME Vinícius Maran SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMÁTICA 2008.
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Curso OTN - Simulação.
TCC - Aplicativo de Interação Acadêmica
Integração de Ferramentas CASE
Linguagem de Modelagem Unificada
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Sistema de Embalagens Inteligentes para auxílio de deficientes visuais
Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa.
SISTEMAS OPERACIONAIS
Modelo de Análise e Projeto
Computação Móvel e Embarcada ANDRÉ GUSTAVO DEGAF UCHÔA DISCIPLINA: ENG. DE SOFTWARE PROF: ALCIDES CALSAVARA & EDSON SCALABRIN.
Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos.
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Arquitetura de Software Projetos de Interface
Análise e Projeto de Sistemas
Orientação a Objetos e Java Alexandre Mota  Centro de Informática, UFPE.
Sistemas Operacionais
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Influencias sobre o Projeto da Linguagem
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Centro Politécnico – Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Pelotas – RS – Brasil REDES II Evandro Brasil Fonseca, Marlos Martins.
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Transcrição da apresentação:

CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.

Mas o que é um Framework? “Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.” (Fayad e Schmidt) Framework de software compreende de um conjunto de classes implementadas em uma linguagem de programação específica, usadas para auxiliar o desenvolvimento de software.

Mas o que é um Framework? Um Framework captura uma funcionalidade comum a várias aplicações. A B A B C C Impossível criar Framework Interseção grande. Possível criar Framework.

O que é o CloudSim? O framework CloudSim, visa oferecer os recursos necessários para a simulação de ambientes computacionais em nuvem. Desenvolvido inteiramente em Java e licenciado pela General Public License (GPL), o framework é extensível, facilmente adaptável e permite a criação de simulações em grande escala com alto grau de customização (Calheiros , 2009).

O que é o CloudSim? Motor de simulação: responsável pelas operações de criação, gerenciamento e exclusão das entidades simuladas

O que é o CloudSim? Módulo de Rede Módulo de Recursos da Nuvem Módulo de Serviços da Nuvem Módulo Interface Classes funcionais: principais classes que compõem o framework, divididas em diferentes módulos.

O que é CloudSim? Módulo de Rede: são realizados o mapeamento de ligações entre datacenters e clientes e o cálculo de atraso das mensagens trocadas entre eles. Módulo de Recursos da Nuvem: realiza a manipulação e coordenação dos eventos da simulação, além de gerenciar os dados relativos à infraestrutura oferecida por meio dos datacenters simulados. Módulo de Serviços da Nuvem: ilustra as ações de provimento de máquinas virtuais e alocação de recursos como memória de sistema, processamento, armazenamento de dados e largura de banda de comunicação. Módulo Interface: onde é feita a comunicação entre as entidades da nuvem e o cliente.

O que é o CloudSim? Código de usuário: representa o código que o usuário do framework deve implementar para a criação dos ambientes de simulação.

CloudReports Empregando-se a plataforma de desenvolvimento Java e o framework de simulação CloudSim, além de ferramentas adicionais, criou-se o CloudReports, uma ferramenta gráfica de simulação que busca tornar a criação de simulações de ambientes computacionais em nuvem uma atividade prática e objetiva, embora mantendo características fundamentais como escalabilidade, alto grau de customização e extensibilidade. O CloudReports permite que usuários não familiarizados com a linguagem Java realizem simulações através de uma interface gráfica simples e intuitiva.

CloudReports

CloudReports A interface gráfica oferece flexibilidade para a criação de datacenters com quantidade variável de recursos, incluindo, ainda, a customização individual dos hosts que o compõem.

Representação da Nuvem

Representação da Nuvem O CloudReports é composto por cinco módulos distintos; Na base dessa arquitetura, observa-se a Máquina Virtual Java (JVM), responsável pela interpretação dos bytecodes e pelo gerenciamento dos recursos utilizados junto ao sistema operacional. O CloudSim, framework utilizado como motor de simulação, encontra-se entre a JVM e os módulos do CloudReports responsáveis pela tradução do ambiente criado através da interface gráfica para geração das entidades a serem simuladas.