“E.E. Dom José de Camargo Barros” Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Dois modos de ler a Bíblia.
O QUE É ÉTICA?.
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
Estratificação social
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Sociologia DURKHEIM.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
DIREITOS HUMANOS TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º E Caroline nº 09
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
A ética Kantiana.
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
ESTAR SOZINHO....
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Discriminação O Racismo
Introdução ao conceito de ÉTICA
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ESTAR SOZINHO....
Leis Morais Lei de Liberdade
Emile Durkheim e o fato social
O Desejo.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Antônio Ruas: Professor Universitário – UERGS, Gestão Ambiental Sanitarista - Escola de Saúde Pública Sociedades, culturas e relação com a natureza.
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
Contexto, obras e conceito de educação
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
E. E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Philosofia Série: 3º D Wellington de Souza Nº 34 Data: 23/08/2013.
Os Estilos de Liderança
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
A ética Kantiana.
Ética e Contabilidade.
Instrumentos avaliativos
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
25/10/2013 “E.E. Dom José de Camargo Barros” Professor: Gentil Nomes: Nº Igor Augusto Fanger 17 Joyce Barbosa do Santos 22 Rodrigo Costa Holanda 38 Julia.
IDEOLOGIA.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
O homem como animal político – definição aristotélica.
Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Oficinas Cidades, culturas e praticas sociais By Dani Rubim – estudante Serviço Social Unicsul.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
NOÇÕES E INTRODUÇÃO LIBERDADE – DIREITO- JUSTIÇA – REGIME DEMOCRÁTICO
E. E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Philosofia Série: 3º D Wellington de Souza Nº 34 Data: 23/08/2013.
Alienação Mental Nomes dos componentes do grupo: Aline Santiago n°: 01 Danilo n°: 10 Gabriela n°: 17 Gean n°: 18 Laís n°: 29 Priscila n°: 37 2° A. EE.
E.E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes dos.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Ética.
Escola: E. E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Filosofia, Professor Gentil Nomes e Números: Leticia Chiba nº 19 Mikaely Shelyston nº 27 Mikaely Shelyston.
Democracia Disciplina: Sociologia Jurídica Professora: Andrea Cristina Martins.
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
Émile Durkheim
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
THOMAS HOBBES Matheus Gomes Ricardo Pimentel Debora Balbino Davi Douglas 2º B.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
Somos todos seres sociais
Os constituintes do campo ético
Transcrição da apresentação:

“E.E. Dom José de Camargo Barros” Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes dos Santos Nº 04 Samuel Henrique Balabem N° 36 “E.E. Dom José de Camargo Barros” Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes dos Santos Nº 04 Samuel Henrique Balabem N° 36

Introdução sobre Liberdade Para podermos comentar à respeito do Direito à Liberdade, alguns conceitos precisam estar claros, entre os quais o conceito de liberdade. Liberdade é o estado no qual se supõe estar livre de limitações ou coação, sempre que se tratar de agir de maneira lícita, de acordo com princípios éticos e legais cristalizados dentro da sociedade. Outro importante conceito é o do Direito, para o qual citamos que o ser humano é eminentemente social e vivendo desta forma, suas atitudes interferem na vida de outros homens. Para que esta interferência tivesse um caráter construtivo, foi necessário criar-se algumas regras que preservassem a paz nesse contexto, assim, de forma escrita ou não, algumas normas de comportamento foram formando-se ao longo do tempo, tornando-se hoje um grupo de regras as quais chamamos Direito. Neste aspecto, o direito à liberdade é citado nas mais diversas formas, sempre considerando o indivíduo como parte de um grupo, no qual influi e do qual recebe influência, ou seja, torna-se necessário à vida em sociedade a definição de regras claras, escritas ou não, para um convívio harmonioso entre as pessoas. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e, dotados que são de razão econsciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros”.

Como ocorre tal asssunto Com o passar do tempo, percebe-se o atual estágio do capitalismo, em que a riqueza se concentra nas mãos de poucos, a palavra-chave é desigualdade social, que se produz e reproduz pela rotulação. Os que possuem condição financeira baixa, cor negra e profissão sexual, as pessoas não tem a liberdade geralmente de fazerem o que querem, e acabam por conta de suas diferenças ficando "presos" a uma vida muitas vezes indesejada. Com o passar do tempo, percebe-se o atual estágio do capitalismo, em que a riqueza se concentra nas mãos de poucos, a palavra-chave é desigualdade social, que se produz e reproduz pela rotulação. Os que possuem condição financeira baixa, cor negra e profissão sexual, as pessoas não tem a liberdade geralmente de fazerem o que querem, e acabam por conta de suas diferenças ficando "presos" a uma vida muitas vezes indesejada. "O autoritarismo é a ruptura em favor da autoridade contra a liberdade e a licenciosidade, a ruptura em favor da liberdade contra a autoridade". Assim o autoritarismo não é mais autoridade, mas abuso de autoridade, a licenciosidade não é mais liberdade, mas depravação da liberdade. Ambos são nocivos à autonomia, já que o autoritarismo mantém o educando excessivamente dependente da autoridade e poda a liberdade de escolher e fazer por si mesmo. Governos que pensa apenas em seus ideiais buscam provar as instituições de fornecer conhecimento, para que a população não tenha liberdade e autonomia. "O autoritarismo é a ruptura em favor da autoridade contra a liberdade e a licenciosidade, a ruptura em favor da liberdade contra a autoridade". Assim o autoritarismo não é mais autoridade, mas abuso de autoridade, a licenciosidade não é mais liberdade, mas depravação da liberdade. Ambos são nocivos à autonomia, já que o autoritarismo mantém o educando excessivamente dependente da autoridade e poda a liberdade de escolher e fazer por si mesmo. Governos que pensa apenas em seus ideiais buscam provar as instituições de fornecer conhecimento, para que a população não tenha liberdade e autonomia. É possível perceber isso hoje em dia fácilmente, cada vez mais as pessoas acabam trabalhando mais para ter uma condição de vida melhor e chegam a passar grande parte de suas vidas trabalhando sem ter grandes liberdades. É possível perceber isso hoje em dia fácilmente, cada vez mais as pessoas acabam trabalhando mais para ter uma condição de vida melhor e chegam a passar grande parte de suas vidas trabalhando sem ter grandes liberdades.

Consequências É difícil enumerar todas as desordens provocadas pela caótica situação em que nos encontramos. Os vínculos de educação e de sangue perderam, hoje em dia, toda a força. Desvanece-se o pensamento de unidade entre as pessoas. A desunião traz, consigo, a divisão. A palavra povo generalizou- se de tal modo que passou a significar, na linguagem corrente, a camada inferior da sociedade, o que demonstra que a população, o próprio povo, se dividiu em duas classes: uma superior e outra inferior. Esta última não gozando dos benefícios e privilégios atribuídos à primeira. Mas esta luta de classes traz a desunião entre o povo. O individualismo reina em toda a parte assim como o desejo, desenfreado, de valorizar o prestígio pessoal. E tudo isto se pode traduzir, na verdade, numa tendência exacerbada para a originalidade. Hoje em dia temos uma divisão nítida entre as classes sociais dando, de facto, a impressão de se tratar de um mesmo povo. Há invejas e sede de comando. Cada um julga poder-se constituir juiz dos outros. A confiança mútua desapareceu. A opressão e a exploração por parte do patrão encontram como réplica o motim e a greve. Por toda a parte reina a mais profunda divisão mesmo no seio dos partidos políticos onde se tem em conta, primeiro que tudo, os interesses particulares ou de certas classes sociais ou as circunstâncias económicas do momento. Constantemente se vê nos dias atuais pessoas lutando para obter maior liberdade e direitos. Afinal ser livre é essêncial para todo ser humano.

Referências. Acesso em: 22/08/2013 às 15:05 SPIRANO, Solange. Direito à Liberdade. Disponível em: Acesso em: 22/08/2013 às 15:05 SOVERAL, Eduardo. Liberdade ou Ruptura de Consciência. Disponível em: consciencia.html. Acesso em 22/08/2013 às 15:46 consciencia.html