Impacto da Judicialização no Custo da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“A DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE SUPLEMENTAR” Polyanna Carlos da Silva
Advertisements

ORIENTAÇÃO GERAL PARA ATENDIMENTO À RESOLUÇÃO CMED Nº 3
A AGENDA REGULATÓRIA DA ANS ADMINISTRADORAS DE BENEFÍCIOS
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
FEDERAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Defesa dos usuários e da qualidade dos planos de saúde
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR.
O que a operadora deve evitar para não entrar em Direção Fiscal
O PASSADO Lei do Mercado restrições de cobertura seletividade de usuários ruptura unilateral do contrato falta de garantias de atendimento na vigência.
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR ATENÇÃO À SAÚDE NO SETOR E O DIREITO À SAÚDE SAMIR DAHAS BITTAR - AMB.
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR Abrangência da regulação FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Fundação de Proteção e Defesa.
PADRÃO DE TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE SUPLEMENTAR TISS – 3.0.
Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
Política de Qualificação da Saúde Suplementar
Alfredo Scaff Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Política de Qualificação da Saúde Suplementar
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2013 – 2014 Consulta Pública Maio de 2013.
SISTEMA DE EXAMES EXTERNOS
A VISÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/ MEDICINA LABORATORIAL NO FUTURO DAS ANÁLISES CLÍNICAS.
CNJ José Luiz Toro da Silva UNIDAS. Recomendação n. 31, de 30 de março de 2010 “evitem autorizar o fornecimento de medicamentos ainda não registrados.
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
Mecanismos de Regulação
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
Call Center, ANS e Legislação. Gestão com foco em resultado.
A importância do estímulo ao parto normal
NME – Novos Modelos de Empresas
Mecanismos de Regulação
- Câmara Técnica - Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 - Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade.
Desafios brasileiros: saúde pública
Resultado do novo ciclo de monitoramento dos planos de saúde.
8º Semestre de Debates GVsaúde Impactos da Crise Econômica na Saúde DR. ARLINDO DE ALMEIDA Presidente Abramge 16/03/2009.
Resultado do 13º ciclo de Monitoramento dos planos de saúde.
1º Congresso Jurídico ABRAMGE
Sistema de Saúde Suplementar
Sistema de atenção suplementar no brasil
Bradesco Saúde A saúde de seus Colaboradores em boa Companhia.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA 2016
Unimed Seguros Saúde Resolução Normativa 167/ /04/2008.
ECONOMIA FARMACEUTICA Prof André R. Pinto
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
3.º CONGRESSO BRASILEIRO MÉDICO E JURÍDICO
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
RN Nº 338 – Novo Rol ANS 2014 Vigência : 02/janeiro 2014.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Lei nº /2014 Novembro de Informações Gerais 1173 operadoras com beneficiários cadastrados 72 milhões de beneficiários - planos de assistência.
Dr. Eudes Freitas de Aquino Presidente da Unimed do Brasil Confederação Nacional das Unimeds Abril/2009.
“Impacto orçamentário da Judicialização da
Nº de Leitos Operacionais165 Nº de Internações / mês 897 Taxa de Ocupação 82,66% Setores Internação87,54% UTI93,23% UCO90,32% Neonatal28,57% Média de Permanência.
Unimed Vitória Tema: “Mecanismos que contribuem para reduzir a judicialização provocados por cooperados e cooperativa”
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
Aproximação com o Poder Judiciário Dr Carlos Augusto Cardim de Oliveira Coordenador Técnico da CTNMBE Diretor do Portal Unimed.
IDSS Índice de Desempenho da Saúde Suplementar Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
Apoiopatrocíniorealização. Público: 53,1% Privado: 46,9% Público: 47,0% Privado: 53,0% Público: 72,8% Privado: 27,2% Público: 77,1% Privado: 22,9%
Programa Empresa Saudável. POPULAÇÃO ESTIMADA REGIÃO NORDESTE DO RS ,70% 16 NR. DE MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS UNIMED NORDESTE % USUÁRIOS.
SulAmérica Saúde e Odonto. Fonte: Relatório Anual SulAmérica  Maior seguradora independente do Brasil  119 anos de existência  Sede no Rio de Janeiro.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
Evolução dos Números Sinistralidade. O déficit da balança comercial, na parte da saúde, teve crescimento de 155% de 2000 a 2009.
PROJETO SATISFAÇÃO E COMPROMETIMENTO INOVA UNIMED NDH - NUCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO UNIMED VALE DO AÇO.
Unimed Sul do Pará Dr. Jorge Bichara Neto Diretor Presidente da Unimed Sul do Pará.
José Cláudio Ribeiro Oliveira Superintendente Jurídico Institucional da Unimed do Brasil e Presidente da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência.
Transcrição da apresentação:

Impacto da Judicialização no Custo da Saúde 1º Congresso Jurídico - Abramge José Cláudio Ribeiro Oliveira Superintendente Jurídico Institucional da Unimed do Brasil

90% Judicialização 10% Procedimentos com cobertura contratual ou legal 90% dos casos judicializados contra as OPS são sem fundamentação 90% 10% Procedimentos sem cobertura contratual ou legal

Custos do Ministério da Saúde com determinações judiciais Principais Causas Valor repassado, pelo Ministério da Saúde, para custear medicamentos e tratamentos após determinações judiciais R$ 2,3 BILHÕES Em 5 anos milhões Valor Repassado (em reais) Maior acesso à Justiça Novos tratamentos Demora na inclusão de remédios no SUS Essas ações ocorrem quando o medicamento ou tratamento não está disponível na lista do SUS, que elenca os procedimentos custeados pelo poder público Fonte: Jornal Folha de São Paulo – 7 de março de 2015

Em 2014, os Procons do país fizeram Reclamações OPS Elevação dos custos das OPS com internações, exames médicos e terapias Aumento expressivo, acima da inflação e abaixo dos reajustes das mensalidades Pressão da incorporação de novas tecnologias na área médica que chegam ao mercado sem avaliação de custo e efetividade A situação atual desagrada a todos: consumidores, operadoras e prestadores de serviços Em 2014, os Procons do país fizeram 25.255 atendimentos relacionados aos planos de saúde, sendo a maioria reclamações Ampliação do rol de procedimentos da ANS uma espécie de cesta básica de serviços, que as operadoras são obrigadas a ofertar aos clientes, que elevam o preço Aumento da frequência de uso dos recursos da saúde Exemplo: exames e consultas Fonte: Jornal O Estado de São Paulo - 23 de março de 2015

Ações a serem realizadas para mitigar a alta dos custos Reclamações OPS Adoção de programas de promoção e prevenção Remuneração das melhores práticas médicas Educação para o consumo consciente Ações a serem realizadas para mitigar a alta dos custos Cerca de 30% dos exames clínicos são esquecidos nos laboratórios Fonte: Jornal O Estado de São Paulo - 23 de março de 2015

Judicialização A Central Nacional Unimed (CNU) teve 3.626 liminares de 2011 a 2014 85,9% Taxa de crescimento anual 35,8% 13,3% Mais de 40% das liminares são provenientes de procedimentos que não foram solicitados à Operadora Fonte: CNU – Central Nacional Unimed

Principais Fundamentos Jurídicos das Demandas Risco de morte do paciente Procedimento solicitado pelo médico da operadora Lei n.º 8.078/90 (CDC) x Lei n.º 9.656/98 (planos e seguros privados de assistência à saúde) Jurisprudência sobre a matéria

Como Reduzir a Judicialização na Saúde Melhorar o relacionamento com o beneficiário Justificar de forma fundamentada as negativas de cobertura (RN n.º 319/13) Treinar constantemente todas as pessoas envolvidas no atendimento e elaborar pesquisas de satisfação Colaborar para a implementação das recomendações do CNJ (n.ºs 31, 36 e 43) Reparar voluntariamente os eventuais erros cometidos