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Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.

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2 Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado

3 A Unimed Volta Redonda Fundação: 28 de setembro de 1989 Total de Médicos: 437 Clientes: Mais de 59 mil Colaboradores: Mais de 1000 Uma das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar.

4 A Unimed Volta Redonda

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6 Objetivo Capacitar os Médicos Cooperados da Unimed Volta Redonda nas modernas técnicas de gestão empresarial, afim de aplicá-las em suas atividades como gestor em seu consultório, clínica e na própria Cooperativa, contribuindo para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro.

7 Justificativa A Unimed Volta Redonda, juntamente com a Fundação Dom Cabral, elaborou um programa visando a capacitação dos Cooperados sobre o impacto das atividades individuais no contexto do negócio: Postura renovada mediante o desenvolvimento de uma linguagem organizacional comum; Compromisso com a Cooperativa, com os resultados e com a cadeia de valor; Ambiente de trabalho interconectado, favorecendo a implementação das estratégias da Cooperativa e sua operação.

8 Estrutura Módulos: - Estratégias de Marketing (Comercial) - Relacionamento com Mercado e Cliente - Mercado de Saúde: Regulação e Direito Civil e Comercial - Gestão Financeira e Contábil em Cooperativas - Liderança e desenvolvimento de equipes - Planejamento Estratégico - Trabalho de conclusão do curso A estrutura do curso proposto é composta por um conjunto de seis módulos, com carga horária de 16h cada, totalizando 96 horas/aula. As aulas são realizadas aos sábados, de 15 em 15 dias, sendo concluído um módulo por mês.

9 1.Estratégias de Marketing (Comercial) - 16h Conceito de Marketing. Ferramentas de Marketing. Posicionamento de Produtos e Marcas. Política de Preços e Produtos. Estratégias de Promoção. Certificação, Qualidade Total. Desenvolvimento de Mercado e Expansão de Demanda. Estudo de Casos: Endomarketing e Marketing Institucional em cooperativas. 2. Relacionamento com Mercado e Cliente – 16h Análise do Consumidor. Análise do atual mercado em saúde. Segmentação de Mercado. Relacionamento com Cliente (atendimento). 3. Mercado de Saúde: Regulação e Direito Civil e Comercial – 16h Agências Reguladoras e as Cooperativas. Contratos nas Cooperativas: a Responsabilidade Civil e o Consumidor. Análise de Jurisprudência Tributária aplicada ao caso de Cooperativas. Tributação das Sociedades Cooperativas.

10 4. Gestão Financeira e Contábil em Cooperativas – 16h Fundamentos do Desempenho: A Gestão pelo Valor. Fluxos Financeiros na Empresa. Apuração de Resultados: Lucros e Geração de Caixa. Análise do Desempenho: Principais Indicadores. Custeio Variável Estratégico e Avaliação Econômica da Empresa. Estudos de Caso. Conceito e Objetivo de Planejamento Financeiro na Empresa Cooperativa. Determinação da Necessidade de Capital de Giro do Negócio. O Fluxo de Caixa como Instrumento de Gestão de Negócios (o fluxo, a montagem e sua utilização). Análise das Origens da Falta de Recursos e dos Desequilíbrios Financeiros. Aplicação Prática (estudo de caso sobre orçamento/fluxo de caixa). 5. Liderança e desenvolvimento de equipes – 16h O que é liderança. Abordagens sobre liderança. A relação entre motivação e liderança. Competências da liderança. Capacidades requeridas. O processo de comunicação. O autoconhecimento e o autodesenvolvimento. Como provocar motivação nas pessoas.

11 6. Planejamento Estratégico – 16h Planejamento e Gestão Estratégica. Estrutura Geral de Planejamento Estratégico: Visão, Missão, Negócio, Filosofia e Políticas Empresariais, Objetivos, Metas, Orçamento. Análise do Ambiente Interno e do Ambiente Externo. Modelo das Cinco Forças de Porter. Vantagens Competitivas. Estratégias Competitivas. Visão Estratégica do Negócio. Produção de Cenários de Competição. Estudo de Caso: Planejamento Empresarial de Cooperativa. Exercício de planejamento. Estudo de Caso: Planejamento Empresarial de Cooperativa. 7. Trabalho de Conclusão do Curso – O trabalho foi desenvolvido por grupos ao longo do curso e monitorado pelo Sponsor que foram os Superintendentes da Unimed.

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13 Resultados 63% dos Cooperados inscritos concluíram com êxito o programa. Ao término, os médicos foram convidados a apresentar seus projetos de conclusão, que realizaram em grupo, aliando conhecimento adquirido, durante o curso, e a realidade da Unimed Volta Redonda, foram temas: Projetos: 1.Contribuição para desenvolvimento técnico dos Cooperados com a implementação da Residência Médica no Hospital Unimed Volta Redonda; 2.Como a Unimed Volta Redonda se integra e influencia a comunidade na qual está inserida; 3.Como ampliar a percepção do Cooperado no papel de sócio da Unimed Volta Redonda; 4.Impacto da sinistralidade no rendimento dos Cooperados da Unimed Volta Redonda; 5.Como implantar o projeto de Atenção Primária na Unimed Volta Redonda?

14 INVESTIMENTO O investimento aplicado foi em torno de R$ 160.000,00. DIFICULDADES A grande dificuldade identificada no decorrer do curso foi a agenda do médico Cooperado, mesmo sendo informado do cronograma com antecedência as urgências e/ou atendimento no consultório impactava diretamente no absenteísmo.

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16 Conclusão Os projetos apresentados pelos Cooperados foram aplicados em diferentes áreas, tanto da operadora quanto no Hospital Unimed Volta Redonda. Percebemos que os Cooperados tiveram maior aproveitamento na gestão de seus consultórios e da Cooperativa.

17 Waleska Guimarães Campos Gerente de Relacionamento OBRIGADA.


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