Prof. Edinaldo Ribeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
História.
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
AUTORA: PROFESSORA DENYSE PETTERLE MANFROI
RENASCIMENTO – Itália, 1300 a O Renascimento revive a antiga cultura greco- romana e incorpora os progressos movidos pelo ideal humanista no campo.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Arte Déco.
O Impressionismo.
Impressionismo.
Início às grandes tendências da arte do século XX
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Comunicação, Arte e Cultura
Impressionismo 02/04/2017
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Arte Moderna: As Vanguardas
A ARTE NO SÉCULO XIX NA EUROPA (II) As inovações na arte.
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Descobrindo a História da arte.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Arte século XIX.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
Pintura Pós-impressionista
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
REALISMO.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Revisão aulas anteriores
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Neoclassicismo e Romantismo
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Impressionismo. IMPRESSIONISMO Fin-de-siècle : final do século XIX Superação do Realismo e do Academicismo Captação da impressão deixada pela realidade.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?
IMPRESSIONISMO.
ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Impressionismo. Manet, O almoço sobre a relva Impressionismo T: Final do século XIX E: França Aqui vemos a arte como expressão típica das rápidas alterações.
Transcrição da apresentação:

Prof. Edinaldo Ribeiro

E CULTURAL DA SEGUNDA METADE A RENOVAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Acontecimentos que mudaram o rumo da sociedade Europeia: Revolução Industrial - (estabeleceu novas relações sociais, econômicas e culturais). Novas Tecnologias – ( Trouxe novas e importantes reflexões sobre a produção artística nesse período). Paris se tornou o centro das artes europeia – (nasceu o debate sobre a criação artística, o mercado de arte e os colecionadores). Nasce o movimento Impressionista.

Baile no Moulin de la Galette - 1876 Obra de Pierre-Auguste Renoir – (1841 – 1919) Baile no Moulin de la Galette - 1876

Fotografias de Marcel Gautherot (1910 – 1996) Carnaval de Salvador Carnaval do Recife Obs: Percebam como um mesmo tema pode ser abordado com técnicas diferentes e em épocas diferentes. Caracterizando o social, o político e o econômico de um sociedade.

A Belle Époque Metade do séc. XIX – Triunfo das Revoluções Burguesas. - Sistema de Governo Democrático. - Mudanças: Políticas Econômicas Novas Percepções de Mundo. (relações humanas) Com a Revolução Industrial: (Inglaterra) Provocou um grande crescimento demográfico. Aperfeiçoamento assombroso dos meios de Transportes e Comunicações. (Trem, Barco a vapor o Telégrafo). Novos Conceitos Estéticos. Industrialização = Crescimento Demográfico Multiplicação de Notícias e Imagens = Fortalecimento da Imprensa e a criação da Fotografia. Paris a Capital francesa que brilhou como o Centro do Mundo. Berço das grandes criações e renovações das Artes. Daí Chamada de Belle Époque.

O Nascimento da Arte Moderna O IMPRESSIONISMO Paris 1874 – Um grupo de artistas; Claude Monet, Renoir, Degas, Cézanne e outros realizaram uma exposição no estúdio do fotógrafo Felix Nadar onde foi exibida uma obra de Claude Monet intitulada: Impressão do Sol nascente – (critica do jornalista francês, Louis Leroy), esses pintores passaram a ser chamados de impressionistas. A origem do Impressionismo é datada no ano de 1860, quando um grupo de artistas franceses, passaram a retratar a realidade a partir das sensações visuais, traduzidas na tela por pinceladas rápidas. Deixaram de falar sobre temas mitológicos e históricos, impostos pela arte oficial e passaram a descrever o cotidiano: ruas, bares, cafés, cabarés, caminhos, jardins, praças, etc. foram assim, marginalizados pela estrutura artística estatal francesa. Almoço na Relva – 1883 de Edouard Manet

Observação visual imediata, a impressão primeira. Ao ar livre. Ausência do rascunho, traço, desenho. Pintura diretamente na tela. Pinceladas soltas, rápidas e cores puras. Influência da luz sobre as cores. Visão de sua percepção. Pinturas da Catedral de Rouen – por Claude Monet

Fases do Impressionismo Obra de Renoir (1ª Fase) Obra de Seurat (2ª Fase – Pontilhismo) Obra de Van Gogh (3ª Fase)

O Impressionismo no Brasil Obra Independência ou Morte De Pedro Américo

Arte DECO Arte Nouveau Ecletismo Arquitetônico A Renovação da Arquitetura e o Design Moderno Arte Nouveau Arte DECO Ecletismo Arquitetônico

Música Impressionistas Fontes de inspirações objetivas. Desaparecimento da Melodia linear. Quebra com a harmonia tradicional e as regras clássicas. Colorido orquestral. Formas a princípio vagas e imprecisas. Impressões auditivas. Prazer no som. Um dos músicos mais conhecido nesse estilo é Maurice Ravel.

Nasce o Cinema Nasceu no final do século XIX, precisamente, em 28 de dezembro de 1895, em Paris, quando o primeiro filme projetado para um pouco mais de 30 pessoas, com a ajuda de um aparelho chamado cinematógrafo. Criada pelos irmãos Lumiére.