Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia e Sociedade Mineradora
Advertisements

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Crise Econômica Colonial
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A economia mineradora século XVIII
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
A DESCOBERTA DO OURO A Conjuração Mineira.
A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL
BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
UNIDADE 5 – HB A Expansão Territorial
MINERAÇÃO.
A Inconfidência Mineira
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:
A mineração.
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
OS CAMINHOS DO OURO NO BRASIL
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Séculos XVII e XVIII Mineração no Brasil.
Movimento bandeirante (séc XVII):
Movimento bandeirante (séc XVII):
COLÔNIA SEM PACTO FARIA, Sheila de Castro. “Colônia sem pacto” in Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 3, n0 34, julho/2008, pp
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
A Mineração.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
BRASIL: O CICLO DO OURO PROF. RICARDO SCHMITZ.
Aula 06 A Mineração Quando e Onde.
O Império luso-brasileiro no século XVIII
A Mineração no Brasil Período: séc. XVII – séc. XVIII
A descoberta do ouro (Século XVIII)
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Movimento bandeirante (séc XVII):
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Professor Edley
DESCOBERTA DO OURO.
UNIDADE II CAPÍTULO IX. UNIDADE II CAPÍTULO IX.
Expansão e ouro na América portuguesa
BRASIL – SÉCULO XVIII MINERAÇÃO.
ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
A DESCOBERTA E A EXPLORAÇÃO DO OURO
História do Brasil – Aula 06
REVOLTAS COLONIAIS – SÉCULOS XVII E XVIII
Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?
1- O bandeirantismo: 1.1- O bandeirantismo é tradicionalmente dividido em quatro formas: O apresador; O sertanismo de contrato; O prospector; As monções.
BRASIL COLÔNIA: MINERAÇÃO- SÉCULO VXIII
Educação Ambiental Estado do Meio Ambiente I e II
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Colonização Portuguesa na América
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
NNicolle Thaynna AAyrton Medeiros TTarso Emanoel AAnny Caroline MMirelly Fortunato.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
BRASIL COLONIA II/ BRASIL COLONIA III
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Prof.: Mercedes Danza Lires Greco
O IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVII E XVIII
A mineração no Brasil Colonial (p. 18 a 45) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as missões jesuíticas [2][2] Compreender as ações realizadas pelos.
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Movimento bandeirante (séc XVII):
O OURO NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração? BRASIL COLÔNIA Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?

No inicio... Antes do ciclo dos metais preciosos, o Brasil teve os ciclo: Do Pau Brasil Da Cana de Açúcar E por fim então o ciclo do ouro e dos metais preciosos.

Entenda... No século XVI, mesmo com o interesse em encontrar pedras preciosas, foi pequena a quantidade encontrada. No século XVII as explorações em busca de ouro começaram a ser organizadas e regularizadas.

Entradas... As entradas foram as primeiras expedições realizadas pela Coroa Portuguesa em busca de ouro. Sua tarefa era expandir territórios.

BANDEIRAS... As bandeiras foram expedições realizadas e comandadas por paulistas. As mesmas foram essenciais para a descoberta de jazidas de ouro no interior do Brasil, principalmente em Minas Gerais.

Deslocamento para o interior... Como a notícia da jazidas se espalhou rápido, muitas pessoas que moravam em fazendas no litoral, começaram a se deslocar para o Centro-Sul (MG) onde começaram a criar vilas e vilarejos.

Firmar a autoridade... Os portugueses tinham medo de perder o controle da Minas Gerais. Então foram criadas algumas vilas, que era administradas por funcionários ligados a Coroa. As primeiras vilas foram: Mariana (MG) Vila Rica (MG) Sabará (MG)

Os escravos... Os escravos eram índios ou africanos,do RJ do Nordeste ou da África. Eles eram submetidos á péssimas condições de trabalho.Extraindo outro ficavam com os pés na água correndo o risco de pegar uma tuberculose e outras doenças pulmonares.

Intendência das minas... A Intendência da Minas que criou o Regimento das Minas de Ouro, que determinou que a exploração das minas deveria ser fiscalizada.

Datas... Quando uma lavra era descoberta,deveriam comunicar o governo, pois precisava de uma autorização especial do governo para ser explorada. Depois de registrada o governo dividia o terreno em lotes (datas). O descobridor tinha direito a duas datas, a seguinte era do rei. E as demais eram dos pretendentes, seguindo a ordem de quem tem mais escravos.

O quinto... O quinto era um imposto sobre a extração do ouro, ou seja 20% do material encontrado pertencia á Coroa. =

Contrabando... A maior preocupação do Rei era o contrabando, pois os mineradores faziam de tudo para levar o ouro pra fora do Brasil. Uma das formas era engolir as pepitas de ouro e depois procurar nas fezes, porque dentro do corpo não era possível ser revistado.

Casas de fundição... As casas de fundição foram criadas entra 1717 e 1719. As autoridades recolhiam o quinto e levavam para transformar o ouro em barras gravadas com o selo real. Agora o ouro que circulava em pepitas ou em pó, só poderia circular em barras.

Dia da derrama... No ano de 1759, a Coroa resolveu exigir uma cota de 100arrobas ( cerca de 1.500 quilos). Anuais para toda a área mineradora. Muitos minerados estavam com os impostos atrasados. Então decidiram criar o dia da derrama. Nesse dia os funcionários do rei invadiam as casas dos mineradores e tiravam o necessário para cumprir á cota: cadeiras, mesas, camas, etc.

A sociedade... PROPRIETÁRIOS DE GRANDES LAVRAS: grupo muito pequeno, que se viu em dificuldades com o esgotamento do ouro. CONTRATADORE: eram encarregados de cobrar impostos e obtinham contratos de exploração. ALTOS FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO: Famílias nobres portuguesas. GRANDES COMERCIANTES: Enriqueciam com o comércio. ESCRAVOS: 95 mil escravos compunham a maior parte da sociedade mineira.

O barroco... Os artistas mineiros expressavam a sua cultura em forma de arte. Assim, alguns traços peculiares do Barroco de Minas, são características próprias da região; Os principais representantes foram: *Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) * Manuel da Costa Ataíde.