O significado da indústria Há muitas coisas que, para o homem se servir delas, terão que ser transformadas ou fabricadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Produtos da Indústria Portuguesa
Advertisements

PAPEL E CELULOSE QUÍMICA INDUSTRIAL II
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ATIVIDADE INDUSTRIAL.
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Processo de conservação dos alimentos
JESSICA GABRIELI LUANA MARINA
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais
O Artesanato.
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE
MAPA DE PORTUGAL ESTUDO DO MEIO – À descoberta de si mesmo
Principais Rios de Portugal
Os Rios.
Recursos Minerais.
Atividades do campo.
RECURSOS NATURAIS.
O Neolítico A idade da pedra polida
Texturas naturais Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na.
Texbrasil Goiânia - 30de abril 2009 Encomex.
UTILIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS
Prof. Jeferson C. de Souza
Professor: José Maria Inácio
Professora Marília Pereira
Recursos Biológicos Vídeo.
A biodiversidade é... o conjunto de plantas que há num bosque.
Felgueiras.
SECTOR CORTIÇEIRO EM PORTUGAL PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO Rota da Cortiça, São Brás de Alportel – 26 de Julho de 2008.
Têxteis. Anna Karolyna Souza nº 3.
Plantação de Sobreiros
Plantação de Sobreiros
O bicho-homem by
Recursos biológicos.
Tudo sobre a reciclagem de papel Luis b,Rafael e Eduardo
Actividades Económicas.
A TECNOLOGIA E A ALIMENTAÇÃO
Proposta para a construção de Condomínio Empresarial em Felgueiras
Apresentação Etwinning
Tendências atuais. Tendências na distribuição GrandesGrandes concentraçõesBaixas densidadesdensidadesExistência de um crescimento no interiorde.
A Silvicultura.
Distritos de Portugal.
A VIDA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E CONCENTRAÇÃO DAS INDÚSTRIAS
Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por Concelhos de Portugal Continental ( ) Departamento de Epidemiologia Rita Nicolau Ausenda.
À Descoberta do Mar Autoras: Lígia Vale Tânia Costa.
ARGENTINA Indicadores e Informação relevantes Road Show dos Embaixadores às Regiões 1 EMBAIXADA ARGENTINA EM PORTUGAL.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
Classificação das indústrias
Road Show dos Embaixadores às Regiões México Indicadores e Informação relevantes 1.
A CORTIÇA em PORTUGAL.
Fundamentos em Agronomia
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
A pesca.
A indústria.
A AGRICULTURA O QUE É A AGRICULTURA ? O QUE PRODUZ A AGRICULTURA ?
A INDÚSTRIA Conservas : peixe e frutas. Têxteis : com a lã, o linho e o algodão fazem-se tecidos e roupa. Lacticínios : derivados do leite : queijo, iogurtes,
Silvicultura.
Características da indústria em Portugal
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Ciências Naturais – 8.º ano
Desempenho da Indústria Catarinense. Produção Industrial Fonte: IBGE % Desempenho por UF - Jan-Dez 2008/Jan-Dez 2007.
A seda é uma fibra têxtil. Qual a sua origem ?
Rodrigo Nº12 8ºF Joel Nº16 8ºF. Infelizmente, desde que o Homem começou a inventar máquinas e a construir grandes fábricas, a maior parte dos rios tem.
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Conf. Ribeira de Castro = Cabo da Roca =
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são aglomerações urbanas de grande dinamismo e polarizadoras do desenvolvimento regional e nacional.
Divisões territoriais de Portugal
Silvicultura.
Transcrição da apresentação:

O significado da indústria Há muitas coisas que, para o homem se servir delas, terão que ser transformadas ou fabricadas.

Em Portugal há vários tipos de indústrias que se encontram localizadas em diferentes zonas do país. De seguida vamos falar de algumas mais importantes.

Indústria têxtil É na indústria têxtil que o homem utilizando como matéria-prima o linho, o algodão e a seda, depois muito trabalho, obtêm tecidos de linho, lã, algodão e seda muito utilizados no vestuário. Há muitas fábricas de tecidos na região de vale do ave ( Guimarães, santo Tirso e Famalicão )e Covilhã, Coimbra, etc.

Indústria do calçado É com a pele de certos animais, depois de devidamente tratada, que o homem fabrica sapatos, botas, cintos malas, carteiras, etc. É em S. João da Madeira, Guimarães e Felgueiras que esta indústria está mais desenvolvida.

Indústria do papel Em Portugal utiliza-se a madeira para fabricar a pasta de papel, através da qual se fabrica o papel. A madeira mais utilizada, devido ao seu baixo preço, é a madeira de eucalipto. Há grandes fábricas em vila velha –de –Ródão [ Concelho de Nisa, distrito de Portalegre)

Indústria de conservas todos sabemos que é necessário manter os alimentos em perfeito estado de conservação. Como alguns alimentos se alteram em pouco tempo e, depois de estragados,tornam-se perigosos para a saúde, o homem teve de inventar processos de conservação de alimentos.

Com essa finalidade o homem emprega a fumagem, a salmoura, a congelação, a salada e até a secagem ao ar ). As conservas de peixe estão mais desenvolvidas em Matosinhos, Peniche, Lisboa, Setúbal e por todo o Algarve.

Indústria corticeira Devemos considerar que o sobreiro e uma das árvores que mais contribui para a riqueza nacional. A sua casca, a cortiça, é muito valiosa e é um dos principais produtos da nossa exportação. Com a cortiça fazem-se rolhas, corticite, etc. A indústria corticeira é muito abundante no sul do país.

Indústria automóvel Produz peças ou monta automóveis completos.