Lixo Brasileiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá Microbacia do Alto Rio Preto.
Advertisements

Projeto Anual 2012 MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO Profª Luciane C
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
CONSUMO CONSCIENTE.
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Mauricio Alisson Lucas Juninho
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Reciclagem e reutilização
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
“Lixo, economia e inclusão social”
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Gestão dos Resíduos Sólidos
PASSE O LIXEIRO Professora :Rita de Cássia Pizoni Freitas
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
PROJETO RECICLAR COLÉGIO CRUZ E SOUSA – FLORIANÓPOLIS
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
LOGÍSTICA REVERSA AMBEV.
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
Reciclagem de Embalagens.
Educação para a Sustentabilidade
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
Os 4’Rs.
Lixo Um tesouro.
A questão do lixo no Brasil
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Treinamento realizado no Japão: Novembro de 2013
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
CIPA 2013/2014.
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
10 Diretivas do Município Verde Azul
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Coleta Seletiva e Reciclagem
Recicla Tudo apresenta:
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
Transcrição da apresentação:

Lixo Brasileiro

Dados sobre o lixo produzido no Brasil  No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19 mil toneladas por dia.

Composição do lixo brasileiro: - lixo orgânico (52%) - papel e papelão (26%) - plástico (3%) - metais como, por exemplo, ferro, alumínio, aço, etc. (2%) - vidro (2%) - outros (15%)

Destino do lixo brasileiro: - aterros sanitários (53%) - aterros controlados (23%) - lixões (20%) - compostagem e reciclagem (2%) - outros destinos (2%)

Alguns dados importantes sobre a reciclagem do lixo brasileiro: - O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumínio que são descartadas; - Apenas 55% das garrafas PET são recicladas. 

Produção de lixo no Brasil aumentou em 60 mil toneladas desde 2007 O volume de lixo produzido no país cresceu de 213 mil toneladas por dia em 2007 para 273 mil toneladas por dia em 2013. Os dados relativos aos últimos cinco anos foram apresentados pelo gerente de Conteúdos e Metodologias do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Dalberto Adulis. O analista participa do seminário "Desafios para a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos", na Comissão de Meio Ambiente.

Citando pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, de 2012, Adulis lembrou que 47% da população separam lixo seco de molhado. O ambientalista defendeu que esse processo seja generalizado. Mas para isso, alertou que, além da educação ambiental junto aos consumidores, a coleta de lixo tem que funcionar melhor nos municípios e os investimentos na indústria de reciclagem precisam avançar. "Não adianta separar se não puder ser reaproveitado", enfatizou. Dalberto Adulis reforçou, além disso, que os consumidores precisam se lembrar que "todo processo de consumo tem impacto”.

Segundo o Instituto Akatu, em 2012, cerca de 2/3 da população não usavam o verso da folha de papel (65%) e não compravam produtos com material reciclável (71%). O seminário "Desafios para a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos" prossegue no Plenário 2.