FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Serviço Social da Indústria - SESI
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Apresentação do Projeto
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
Plano de Negócio Elber Sales.
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Rio de Janeiro – outubro/2005
Diretrizes para os Institutos Federais
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
PLANO DE NEGÓCIO.
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
Talentos para Inovação
Promovendo Soluções Sociais
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Micro e Pequenas Empresas
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
a a Gestão de conteúdo e controle de processos no apoio à diretoria executiva GED no Rio 2003 Gestão de conteúdo e controle de processos.
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Sumário Projeto ptrs.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Em andamento..... SUPORTE & MANUTENÇÃO MERCADO E CLIENTES CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA OUTSOURCING CAMADA DE.
& PROJETO CDI COMUNIDADE GOODHART PARCERIA GOODHART FOUNDATION.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Apresentação Técnica 11 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para empresas de segmento e porte variados, Empresa 100% brasileira com produtos/serviços.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Transcrição da apresentação:

FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015

Agência de Inovação Tecnológica da UEL Transformando conhecimento em inovação

AINTEC Criada em 2008, com o objetivo de gerir a política de inovação tecnológica da UEL, identificando, protegendo e transferindo as criações geradas na universidade para a sociedade e o mercado.

Ações Gerir a política de inovação da UEL Proteger suas criações e invenções Transferi-las para o setor produtivo Atender as demandas do mercado Promover o empreendedorismo inovador

Estrutura Administrativa Conselho Diretor; Diretoria; Secretaria Executiva; Escritório de Propriedade Intelectual (EPI) Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT)

Estrutura Administrativa Temos como diferencial Escritório de Design; Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INTUEL) Comunicação.

Parceiros

Comunicação Coluna Tecnologia & Inovação – parceria AINTEC e rádio UEL FM 41 programas que tratam de temas: –Propriedade intelectual –Transferência de Tecnologia –Oportunidades em negócios –Gestão –Empreendedorismo

Participação de 6 instituições 30 protótipos voltados a novos negócios – transferência de tecnologia e empresas para incubadora Eventos

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação Ação dos escritórios de Comunicação e Design da AINTEC Participação de mais de 100 crianças – Programa na Rádio UEL sobre um case: Empreendedor de sucesso em Londrina – Jogo de empreendedorismo Eventos

Propriedade Intelectual Trabalhamos com: Patentes Marcas Programas de Computador Desenho Industrial Modelo de Utilidade

Propriedade Intelectual AINTEC pelo 2º ano consecutivo supera a meta de depósitos de patentes da UEL junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial 23 depósitos em depósitos em 2013 Atuação da AINTEC

Propriedade Intelectual Atuação da AINTEC Envolve todos os pedidos encaminhados ao INPI de projetos da UEL

Propriedade Intelectual Atuação da AINTEC Aumento significativo no nº de pesquisadores atendidos

Inovação na área de PI Parceria com a empresa incubada Inovaware Criação do IntPI - “Solução Inteligente em Propriedade Intelectual (IntPI)” – software para gestão em PI

Inovação na área de PI Benefícios IntPI : –Automação de tarefas de escritório – redução de trabalho manual da equipe com automação de processos repetitivos e burocráticos; –Maior controle sobre prazos – prazos dos processos monitorados de acordo com as regras do INPI ou de forma personalizada; –Acompanhamento automático da Revista da Propriedade Industrial – acompanhamento dos processos vigentes e monitoramento de termos cadastrados para realizar oposição a terceiros, se necessário; –Recebimento de notificações importantes por – notificações atreladas a um prazo; –Uso offline do aplicativo – possibilidade de consulta e uso das funcionalidades disponíveis quando em trânsito ou offline.

Inovação em PI Aumento significativo de processos monitorados sem a necessidade de aumento de equipe

Escritório de Transferência de Tecnologia

Criação da Vitrine Tecnológica no menu Tecnologia Leitura do documento de patente e criação do sumário em uma linguagem mais clara e acessível. O objetivo é a aproximação do setor produtivo.

As tecnologias estão divididas nos seguintes setores estratégicos:

Escritório de Design (EDn) Objetivo: fomentar a cultura do empreendedorismo nos alunos de Design Gráfico e Moda, atendendo a demanda da região a preços competitivos. O escritório desenvolveu em 2014, oito projetos, entre eles, design e modernização de marcas, aplicação de rótulos, layout 3D e desenvolvimento de estampas para chinelos.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Intuel) Objetivo: apoiar projetos e empreendimentos de base tecnológica, visando à criação de empresas inovadoras e sustentáveis.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Intuel) 11 empresas incubadas; 84 empregos diretos dos empreendimentos apoiados; R$ 1 milhão de faturamento conjunto dos empreendimentos apoiados; Média de 50 novos produtos ofertados pelas empresas; Apoio para 5 empresas juniores (Administração, Direito, Economia, Farmácia e Psicologia); 2 empresas incubadas contempladas pelo programa Tecnova da Fundação Araucária, captando R$ 500 mil em recursos. Dados de 2014

Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel) 320 horas de consultoria para empreendimentos; 280 horas de qualificação para os empreendimentos a partir do modelo de qualidade CERNE; 80 horas de sensibilização sobre a importância da incubadora; Captação de cerca de R$ 500 mil em recursos nos últimos 6 anos para a incubadora. Dados de 2014

Gestão da qualidade para empreendimentos inovadores Uma das 40 incubadoras selecionadas para participar do Modelo de Qualidade Cerne, entre as 384 incubadoras de todo o país.

Empresas incubadas Acqua Conte Biofertilizante MA Gestão de Árvores ProBiome

Conheça a Aintec – visite nosso site e acompanhe pelo Facebook Recorte de tela efetuado: 04/05/2015; 15:17 Aintec UEL