Políticas de valorização dos profissionais da educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carreira Única dos Trabalhadores (as) em Educação
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
Prática de Ensino: Educação Básica
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente
Plano Nacional de Educação
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Quais os objetivos da discussão do PNE
XXVIII- Forgrad - Região Sudeste Uberlândia Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ForGrad Nordeste – Mossoró/RN
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Perspectivas para a Carreira Docente Condições de Trabalho Docente.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Introdução As Instituições Federais de Ensino Superior passam por um processo de expansão, por meio da ampliação das matrículas, cursos, campus, infraestrutura,
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Edivaldo Moura Reformulação Curricular no Ensino Superior do IFPA.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
O II PNE: reflexões sobre o projeto e suas metas Maio 2011.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – EAD DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PROFESSORA: SÔNIA RODRIGUES ALUNAS: ELAINE.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
POLÍTICA EDUCACIONAL PISO SALARIAL LEI , DE 16/07/2008.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Economia, política e valorização dos profissionais da Educação
Transcrição da apresentação:

Políticas de valorização dos profissionais da educação Política Nacional de Valorização dos profissionais da educação formação Gestão Carreira

Políticas de valorização dos profissionais da educação Instrumentos Normativos: Constituição, art. 206 LDB: Art. 61 a 67 PNE- Eixo IX - valorização dos (as) profissionais da educação; Lei nº 11.738/2008-Lei do Piso salarial. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 2009- DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE CARREIRA DECRETO Nº 6.755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009. Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica PORTARIA Nº 27, DE 15 DE JANEIRO DE 2014- Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação

Gestão Gestão democrática como forma de inclusão e participação de todos os profissionais da educação na gestão dos recursos e nas tomadas de decisões nos espaços educacionais. Democracia representativa e participativa: Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Formação Meta 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

Formação UAB_ Universidade Aberta do Brasil Formação de professores para atuarem a educação básica. Cursos de pós graduação, com prioridade nas áreas de docência, gestão e administração pública.

Formação. Professores formados pelo PARFOR

Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. 5.2.2. Projeto de Pós-graduação latu sensu: Meta: Oferta de 2.000 (duas mil) vagas/ano. Ação: Disponibilizar turmas específicas e/ou vagas dessas turmas em cursos de pós-graduação latu sensu para servidores das IFE com diploma de conclusão de nível superior ou equivalente. 5.2.3. Projeto de Pós-graduação strictu sensu: Meta: Ofertar 1.000 (mil) vagas/ano. Ação: Ofertar turmas de Mestrado Profissionalizante; Disponibilizar turmas específicas e/ou vagas dessas turmas em cursos de pós-graduação strictu sensu para servidores das IFE com diploma de conclusão de nível superior ou equivalente.

Carreira da educação

Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 2009- DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE CARREIRA. V - progressão salarial na carreira, por incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional;

Crescimento do orçamento 2008 a 2014

OBRIGADO!