O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDE DE CONSUMIDORES DE COMÉRCIO JUSTO
Advertisements

Jovens Investigadores: que Futuro?
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) O Projecto KU TIVA, que em changana quer dizer saber, conhecimento, é o 1º Projecto da ISSO, Inovação Social e Solidária,
Um Sorrisinho Amigo... Pelas crianças que mais precisam! Uma Criança MIL Sorrisos!
Projecto Aprende Comigo para a inclusão das crianças com autismo
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
A Investigação Educacional em Portugal
PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
(Animador Sócio Cultural)
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
COPNE Centro Ocupacional para Pessoas com Necessidades Especiais.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Projecto Profissões Colégio Amor de Deus Inf. A 10 de Fevereiro 2011.
1 O Ensino Superior e as Perspectivas Empresariais Afonso Fernandes Instituto Superior de Engenharia Politécnico do Porto.
Intervenção psicológica
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
{ Trabalho realizado por: João Henrique João Santos.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Semana da Leitura O que é?
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Escola Municipal Professoras:
Objectivos do PROJECTO ÍSIS Intervir junto da Comunidade Cigana com o intuito de promover o desenvolvimento das crianças entre os 0 e os 3 anos de idade.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Seminário de Integração Profissional IV
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
"A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o Mundo
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
CARTA DE BELO HORIZONTE
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Metodologias de Intervenção Psicológica
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
A vida das pessoas com autismo na Bulgária
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Instituições mais conhecidas
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Psicologia da Educação
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Módulo 4 – Legislação desportiva
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ROMEU CORREIA OFERTA FORMATIVA 2013/ /2014.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação — Projecto Astro. 2 CRTIC.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola Relatório Final de Execução Trajectórias Artísticas.
Transcrição da apresentação:

APPDA - Leiria - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria

O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam factores biológicos e factores ambientais porque, é através da interacção recíproca destes e outros factores que somos capazes de nos desenvolver. Nem as melhores terapias nem a educação especial fazem estas crianças e jovens “normais”. Contudo, a intervenção precoce ajuda-os a alcançar o seu máximo potencial. O autismo nem sempre é uma perturbação. É que, às vezes, é só uma condição de alguém que possui grandes capacidades. APPDA - Leiria

Os antecedentes: Até 1971 - data da criação da APPDA- Lisboa era única a nível nacional não existindo qualquer resposta educativa para as crianças e jovens com autismo. O seu maior objectivo foi fundar uma escola onde se atendessem as necessidades específicas das crianças com perturbações do espectro do autismo. Em 2003 foi criada a Federação Portuguesa de Autismo que integra as associações regionais e outras associações dedicadas às perturbações do espectro do autismo. A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria, (APPDA-L) foi constituída em 6 de Março de 2009, baseada nos mesmos princípios das restantes APPDA’ s. APPDA - Leiria

Objectivos imediatos: Criar condições para a implementação de respostas sociais às crianças e jovens com autismo do Distrito/Região de Leiria; Dinamizar a sede da APPDA em Leiria (encontros de pais, apoios, consultas e terapias); Implementar um Centro de Actividades e Tempos Livres e um Centro de Acolhimento Temporário (até 4h) para crianças e jovens com Autismo. APPDA - Leiria

Outros objectivos: Colaborar com outras IPSS´s, Autarquias, Hospitais, Estabelecimentos de Ensino Superior, Empresas, Clubes Desportivos, Clínicas, etc., no apoio às crianças e jovens com autismo (estabelecer protocolos); Apoiar a investigação da etiologia, fenomenologia e terapêutica das perturbações do desenvolvimento no espectro do autismo, colaborando com todas as pessoas e instituições interessadas. Promover a educação e formação das crianças e jovens com autismo, visando a sua integração escolar, social e profissional; APPDA - Leiria

Outros objectivos - 2 : Promoção de estágios para alunos de Educação Social, Serviço Social, Psicologia, Ciências da Educação, Ciências do Desporto e outros que se revelem interessados em colaborar no trabalho a desenvolver pela APPDA-L; Dar apoio, informação e formação às famílias de crianças e jovens com autismo. Melhorar a qualidade de vida das famílias, nomeadamente, através do acesso ao diagnóstico, à intervenção precoce, à escolaridade e a centros de actividade ocupacional e centros residenciais; Promover a informação, formação e sensibilização aos diversos profissionais que lidam, no quotidiano, com perturbações no espectro do autismo. APPDA - Leiria

O que já conseguimos: Loja na Cruz D´Areia (concessão do BES em regime de empréstimo temporário). Fundamental para a estabilização da APPDA-L, para o estabelecimento de protocolos, para oferta dos primeiros apoios/terapias e para os Encontro de Pais. Moradia no Arrabal (concessão do BES em regime de comodato por 5 anos renovável por iguais períodos). Adaptação para futura sede, para Centro de Acolhimento Temporário, Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial. É um projecto a médio prazo porque depende de fundos só possíveis de obter com candidatura a um programa de financiamento. Temos em elaboração projecto de arquitectura. APPDA - Leiria

O que ainda necessitamos: Adaptar a moradia no Arrabal - para receber as futuras valências de CAO e LAR; Apoio de materiais - para as obras; Equipamento – diverso material didáctico ; Uma Carrinha de 9 lugares - dar mobilidade às equipas técnicas para se deslocarem às várias escolas para apoio às crianças e jovens e transporte de jovens para as diferentes terapias; Apoio pecuniário - regular funcionamento da APPDA-L. APPDA - Leiria

Todas ! Necessidades actuais mais prementes: Apoio pecuniário - que permita o regular funcionamento da APPDA-L e a consistência financeira/capitais próprios para o arranque das obras na futura sede; Equipamento – equipamento das salas, aquisição de diverso material didáctico, educativo e de psico-motricidade, para apoio às diversas terapias. Necessitamos de todas as ajudas possíveis … Todas ! APPDA - Leiria

Jantar de solidariedade No próximo dia 15 de Janeiro realiza-se um jantar no Restaurante O Casarão – Azóia/Leiria. Preço : 20,00 € por pessoa Inscrições até ao dia 10/01/2011 Contactos : 91 804 24 02 ; 244 812 358 e appdaleiria@gmail.com

CONTIGO VAMOS CONSEGUIR! NIB – 0007 0000 00727695456 23 Participe e ajude a nossa causa enviando-nos um donativo*. *(Ao enviar peça o recibo) APPDA - Leiria