HISTÓRIA DA FÍSICA. CONH CIEN FIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois Filósofos Pré-Socráticos
Advertisements

Unijui - Universidade Regional Integrada
A reforma & a contra reforma religiosa
Santiago Temuco Foi lá em Temuco que José morreu, deixando órfãs as filhas Laura e Júlia. A mãe e as duas meninas começaram a passar grandes dificuldades.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
História em quadrinhos
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
João, o menino impossível
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe.
S. Valentim Andreia Daniel Nº4 6ºC.
Nicholas Sparks Editorial Presença.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Everton da Silva Correa
Galileu Galilei.
Gil Vicente – “Auto da Barca do Inferno”
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
O ESTRANHO.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
IDADE MÉDIA.
Maria a Bem-Aventurada
Clique para passagem de slides
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
Assim é a Vida....
Um Cientista na Terra da LUZ
Prof. Everton da Silva Correa
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Criação, texto e formatação Caldas Novas - Goiás setembro de 2009 Músicas: Unchanged Melody Distância Sarabanda - opus 5 -
Introdução à literatura
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Reforma protestante e contrarreforma católica
Pessoas que se amam não conseguem viver longe, separadas, distantes, por muito tempo. O amor cria a necessidade de ficar junto com a pessoa amada.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Nossa Senhora da Consolação.
TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO OU TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
Mãe do Criador.
Eu sou poeta.
Algumas considerações
CARLO GINZBUG BIOGRAFIA DO AUTOR
[Antropologia Cultural]
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Relacionamento com Deus
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
Imaculado Coração de Maria
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
As bases da ciência moderna
Filosofia moderna.
1 2 São João das Cruzes era uma cidade muito pequena e modesta e naquela simplicidade do interior, o povo vivia sem as preocupações das grandes cidades,
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
UMA LENDA CHINESA Clique para passagem de slides / ligue o som.
- 7 dezembro -. # PENSAMENTO Desde que te levantaste até agora, tens ideia de quantas coisas belas já te aconteceram hoje? O poderes pensar, falar e.
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Sapo Cururu em: O Que são as drogas?. Era uma vez um sapo chamado Cururu. Ele havia acabado de completar 12 anos e agora já poderia sair de casa sozinho.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DOS PAIS SOBRE OS FILHOS? Aula 06 – A Família Cristã.
Poder da Igreja na Idade Média
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DA FÍSICA

CONH CIEN FIL

CIÊNCIA NO SÉCULO XIX

O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição, livro do historiador Italiano Carlo Ginzburg, publicado em Em "O queijo e os vermes" o retrata o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Carlo Ginzburg remete ao século XVI e nos remonta a história de Domenico Scandella, um moleiro que teve sua voz abafada e suas ideias reprimidas pela Igreja Católica Romana. Baseando-se principalmente nos escritos promovidos pela Inquisição, o autor nos concede uma visão privilegiada a respeito dos pensamentos e conceitos próprios estabelecidos pelo moleiro também conhecido por Menocchio e o posterior processo inquisitório que o condenou. Dentro desse contexto, o autor nos explana uma história específica de um dos mais de dois mil processos de julgamento da Santa Inquisição que existiram na região do Friuli, não podendo estender os pontos de vista defendidos por este singular personagem a um plano geral, tanto que a sua própria história nos mostra que o mesmo se fazia uma exceção e o porquê dela ter ganhado um maior destaque até sob o olhar da Igreja Católica Romana.

Domenico Scandella, chamado Menocchio, nasceu em 1532 em Montereale na Itália. Casado e pai de 7 filhos, sustenta a família através de sua profissão de moleiro. Outro dado importante sobre Menocchio é que este sabia ler, escrever e somar. O moleiro era bastante conhecido na cidade e costuma já há muito tempo blasfemar durante conversas informais pela cidade. Todos escutavam aquilo e não levavam em consideração pelo fato de ele ser considerado uma “boa pessoa”. Entretanto, após algumas divergências com o pároco local, Menocchio começou a se confessar com na cidade vizinha, sendo então denunciado no dia 28 de setembro de 1583 ao tribunal do Santo Oficio por suas diversas heresias. Em suas conversas Menocchio sempre dizia ter vontade de falar a um rei, papa ou príncipe tudo o que achava que estava errado na religião e esta foi a sua chance. Criticou a igreja, a missa em latim, a santíssima trindade, os evangelhos, o poder da igreja, e apresentou aos inquisidores sua teoria de criação do mundo. Após meses de interrogatório, Menocchio foi condenado à prisão perpétua e a usar pelo resto de sua vida uma túnica com uma cruz no peito. Ficou então encarcerado por três anos, até que seu filho conseguiu por meios diversos uma espécie de segunda chance para seu pai. Onde este poderia sair da prisão, mas jamais tirar a túnica, sair da cidade ou voltar a blasfemar. E foi tudo o que Menocchio não fez saiu da cidade várias vezes para trabalhar, tirava a túnica, pois com esta não conseguia serviço, e aos poucos voltou a dizer heresias. Logo foi novamente denunciado,torturado, julgado, condenado e desta vez executado.

Na era moderna O Tao da Física de Fritjof Capra O univeso Autoconciente de Amit Goswani Quam somos nós

QUANTICO?

O PRINCÍPIO DE INCERTEZA DE HEISENBERG MUDO A FORMA DE VER O MUNDO