CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM VISUAL BASIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Microsoft Power Point Profa. Jiani Cardoso
Advertisements

WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Nesta janela são mostrados todos os projectos abertos e os items que constituem os diferentes projectos. 1- View/Project Explorer 2 - CTRL+R 3 - Clicar.
Apostila para o 7º ano Profª Yandra
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
Programação Visual Orientada a Eventos
Para ações em Vigilância do Óbito
PUCRS Introdução a gráficos.
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Professor Victor Sotero
Links Rollover image Tabelas
Layers Possuem a intenção de substituir as tabelas na função de diagramação das páginas para a internet. Eles possuem uma idéia ótima e são totalmente.
Folha de Cálculo TIC 10.
Linguagem de Programação II Introdução à programação em VB Professor: Armando Hage Belém-2008.
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
7 - Criação de Páginas Web
Personalizando Tabelas
Fundamentos da Informática
Como instalar e executar o programa
Microsoft Office Excel
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Utilizando recursos especiais do Webnode
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Apresentando o PowerPoint
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
ABRA A JANELA DO MEU COMPUTADOR
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Usando Microsoft Access 2010
Thiago Francisco Bergmann-
POWER POINT.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Tecnologias da Informação e Comunicação
POWER POWER POINT POINT.
Windows Sistema operacional da Microsoft
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
7 - Criação de Páginas Web
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
APRESENTANDO O TECLADO
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Criando uma formatação
WINDOWS 98 Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
7 - Criação de Páginas Web
VBA - Introdução Pontifícia Universidade Católica de Goiás
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
1 Visual Basic Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Abril 2003.
Troca de Mercadoria Farmácias e Drogarias.
Programação Gráfica em Java Introdução
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Para iniciar um (novo) trabalho clique em arquivo > novo (ctrl + n)
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Microsoft Excel.
AULA 01 Apresentação do Editor de Texto do Office 2010.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM VISUAL BASIC Cosme Damião Cruz Set/2006

1. ACESSANDO O VB 5.0 Basta clicar em Iniciar – Programas – Visual BASIC 5.0. Ao ser ativado é aberto uma janela, onde devemos escolher o tipo de projeto que desejamos criar, abrir um existente ou os mais recentes:

2. AMBIENTE DE PROGRMAÇÃO NO VB 5.0 Após escolher a opção padrão Standard EXE aparecerá uma tela como ilustrado abaixo, que é o ambiente de programação do Visual Basic 5.0 Edição Interprise Menu Bar Menu Bar Toolbox Form Project Properties Toolbox Project Form Properties

Toolbox – área em que há um conjunto de ferramentas que você usa durante o projeto para colocar controles dentro de seu form (janela de interface com o usuário). Ao iniciar um projeto, alguns objetos de uso mais rotineiros são disponibilizados. Eles podem ser excluídos ou novos objetos poderão ser incorporados, dependendo da demanda do programa a ser desenvolvido. Veja CTRL +T Menu Bar - Mostra os comandos usados para construir a sua aplicação Form - É a janela na qual você irá construir a interface da sua aplicação. No form você irá adicionar controles , gráficos , figuras que irão criar a aparência final da sua aplicação. Project – nome do projeto: Lista todos os forms usados no projetos assim como os Módulos de Código. Properties – nome do objeto - Lista as propriedades existentes para um form ou outro controle (ou objeto) selecionado. Uma property (propriedade) é um valor ou característica associada a um objeto tais como tamanho, texto ou cor.

3. O QUE É O VISUAL BASIC? É uma linguagem de programação Visual orientada a objetos (a partir da versão 4.0). Até a versão 3.0 ele era orientado a Eventos. Exemplos de objetos: 4. O QUE SÃO OBJETOS? Objetos são estrutras definidas por CLASSES e que possuem Propriedades, Métodos e Eventos

Classes: são os moldes dos objetos. Exemplo: botões, combos, pictures Propriedades: As propriedades definem características mais específicas dos objetos. Um botão tem, por exemplo, propriedades que determinam sua altura, sua largura e sua legenda, cor de frente, de fundo etc... Um botão pode ser diferente do outro (maior ou menor, com uma legenda diferente...). Mas como isso é possível se eles pertencem à mesma classe? Porque suas propriedades são diferentes. Método: são comandos possíveis de serem aplicados em um determinado objeto. Picture1.picture = loadpicture(“c:\foto1.bmp”) Open CMDialog1.filename For Binary As #1 Text1.Text = Input$(LOF(1), #1) Close #1 Evento. São ações sobre um determinado objeto. Exemplo: cliks, duplo-clikes, movimento de mouse, aletração de valores, dragdrop

5. EXEMPLO DE PROPRIEDADES

6. EXEMPLO DE EVENTOS Objeto: botão Objeto: textbox

7. TOOLBOX DO VB5 Pointer – Não é um Controle, mas uma ferramenta que serve para mover e dimensionar Controles; PictureBox – Exibir figuras ou ícones nos Formulários. Também responde ao Evento click. Label – Etiqueta ou rótulo, exibe um texto que não pode ser editado pelo usuário. Uso: Títulos. TextBox – Exibe uma área onde o usuário pode digitar texto. Frame – Moldura para agrupar Controles para que funcionem de forma lógica. CommandButton – Botão de Comando. Executa ação ao ser clicado. CheckBox – Pode assumir valores falso ou verdadeiro. Em um mesmo Formulário vários CheckBoxes podem assumir o valor verdadeiro ao mesmo tempo.

ListBox – Exibe uma lista de itens que o usuário pode selecionar. OptionButton – Pode também assumir valores falso/verdadeiro, mas em um mesmo Formulário somente um OptionButton pode assumir o valor verdadeiro. ComboBox – Combina caixa de texto com caixa de listagem. O usuário pode digitar a informação como também pode encolher da lista. ListBox – Exibe uma lista de itens que o usuário pode selecionar. ScrollBar Horizontal e Vertical – Permite selecionar com o mouse um determinado valor numa faixa de valores. Timer – Controla intervalos de tempo determinados pelo programador. DriveListBox – Exibe uma lista de drives onde o usuário pode selecionar um. DirListBox – Exibe uma lista de diretórios (pastas) e permite que o usuário selecione um. FileListBox – Idem para arquivos. Shape – Adiciona diversas formas geométricas ao Formulário.

Line – Adiciona linhas a Formulários. Image – Exibe figuras ou ícones e funciona como um CommandButton quando clicado. Data – É o DataControl, que permite conectar-se a um Banco de Dados existente para extrair manipular as informações contidas neste. Incorpora objetos de outros aplicativos em um Formulário. ToolBar – Contem uma coleção de Botões e é utilizado para criar Barras de Ferramentas que estão associadas com uma aplicação. StatusBar – Cria uma Barra de Status para um programa com até 16 painéis contidos em uma coleção de painéis. ProgessBar – Barra que indica o progresso de uma operação. ImageList – Contém uma coleção de objetos ListImage. Para exibir imagens DBList – Automaticamente preenche uma lista com campos de um DataControl e opcionalmente passa o campo selecionado para um segundo DataControl. O DBCombo é similar mas permite editar o campo selecionado. DBGrid – Exibe e manipula uma série de linhas e colunas representando Registros e Campos de um objeto Recordset.

Atividade 1 – Explorando o toolbox Atividade 1 – Explorando o toolbox. Veja a potencialidade do VB incorporando novas ferramentas com utilidade diversa em seu aplicativo. Acesse os componentes usamdo CTRL + T

Atividade 2 – Explorando Menu Bar Atividade 2 – Explorando Menu Bar . Veja os recursos do VB que agilizam o desenvolvimento dos aplicativos.

Atividade 3 Objeto: Form Propriedades: Exercitar a mudança de algumas propriedades tais como: Caption = Meu primeiro programa Forecolor Ícone Picture

8. PROPRIEDADES COMUNS · Caption - Nos botões, form, e frames, altera o seu título a ser exibido no form. · Enabled - Presente em todos os objetos, permite que os objetos sejam acessados, caso ela esteja definida como False. · Visible - Torna o objeto invisível caso esta propriedades esteja configurada como False. · Font - presente em objetos como textbox, label, botões command e botões check e option. Permite que seja alterada a fonte de um objeto. Que agora no VB5 configura tudo sobre fonte. · Name - altera o nome do objeto, para fins de referência durante a programação. · Forecolor, Backcolor - define a cor da fonte e do fundo de uma textbox e uma label, por exemplo. · Dimensão e posição do objeto (Ex. form). Height (altura do form), Weight (largura do form), Maxbutton (ativa ou desativa a presença do botão Maximizar), Minbutton (ativa ou desativa presença do botão Minimizar), Left (altera a distância do form a partir da extrema esquerda do vídeo) e Top (altera a distância do form a partir do topo do vídeo).

Atividade 4 Objeto Form Eventos: Exercitar o uso de eventos associados a um determidado objeto. Load Click Private Sub Form_Load() Form1.Caption = "Iniciando o programa!" End Sub Private Sub Form_Click() Form1.Caption = "Você clicou em mim" End Sub

9.EVENTOS COMUNS · Click: É um Evento que executa determinadas ações especificadas pelo programador quando alguém clica sobre alguma coisa. · Dblclick: Executa determinadas ações especificadas pelo programador quando alguém clica duas vezes sobre algum objeto. · Resize: executa algum comando pré estabelecido quando o usuário redimensiona o form. · Load: executa ordens sempre que o programa for carregado na memória. · Gotfocus: quando um objeto, um botão por exemplo, apenas ganha o foco, sem executar as suas funções em outros Eventos. · Lostfocus: quando o foco passa para um outro objeto. Quando um objeto perde o foco. · Keypress: quando é pressionada alguma tecla, geralmente em caixas de texto, são acionados determinados comandos. · Mousemove: sempre que se move o ponteiro do mouse, algo será ativado. Um exemplo prático, são os protetores de tela, que são desativados quando mexemos o mouse.

Atividade 5 - Usando o formulário

1. Centralizando formulário Private Sub Form_Load() Form1.Move (Screen.Width - Form1.Width) \ 2, (Screen.Height - Form1.Height) \ 2 End Sub Private Sub Form_Load() Form1.Left = (Screen.Width - Form1.Width) \ 2 Form1.Top = (Screen.Height - Form1.Height) \ 2 End Sub 2. Tela cheia Private Sub Form_Load() Left = 0 Top = 0 Width = Screen.Width Height = Screen.Height End Sub

3. Chamando novos formulários Private Sub Form_Click() Form2.Show 1 End Sub Private Sub Form_Click() Unload Me End Sub

Permite o aparecimento de um determinado formulário: Comando Show Permite o aparecimento de um determinado formulário: Ex: form2.show 1 (modal – o foco localiza-se unicamente no form2) Ex: form2.show 0 (não modal) Comando Unload Unload objeto – descarrega o objeto (formulário ou controle) da memória Ex.: Unload Me Unload Form2 Comando Load Load objeto – Carrega o objeto (formulário ou controle) na memória Ex.: Load Form1 Comando Ação Load form Carrega o form mas o deixa invisível Form.Show [modo] Mostra o form se ele estiver invisível, se ele não estiver carrega então ele primeiro carrega o form e depois o mostra , estilo refere-se a se o form que fez a carga do próximo form , fica parado até a desativação do novo form (modo =0 ou modeless) ou se continua a sua execução sem se importar com o próximo form (modo=1 ou modal) Unload form O form é descarregado da memória e a sua execução é encerrada

4. Criando menu no Form Editor de menus - (menu design) Para a criação de um Menu devemos ir ao menu Tools – Menu Editor ou teclar Ctrl+E. Começamos digitando o Título (em Caption) do Menu mais à esquerda. Caso desejemos acessar esse menu via Alt e a letra grifada devemos inserir o & antes da letra que será grifada. No exemplo abaixo: &TesteMenu (que aparecerá como TesteMenu Depois digitamos o nome (em Name) do Menu para referência em Código; Os outros itens não são obrigatórios; Clicar em Next para entrar um novo Menu ou item de Menu. Caso seja um item de Menu devemos clicar na seta para a direita quando aparecerão três pontinhos a esquerda do título do item que ficará abaixo do nome do Menu. Os Menus e os itens de Menus podem ser referenciados em Código através do Evento Click, que deve ser feito no Formulário após teclarmos em OK.

A$ = MsgBox(“Mensagem”,Constante,”Título”) CTRL E 5. Mensagens A$ = MsgBox(“Mensagem”,Constante,”Título”) 1 Ok 2 Cancelar 3 Abortar 4 Repetir 5 Ignorar 6 Sim 7 Não vbOKOnly 0 Ok vbOKCancel 1 OK e Cancelar vbAbortRetryIgnore 2 Anular, Repetir e Ignorar vbYesNoCancel 3 Sim, Não e Cancela vbYesNo 4 Sim e Não vbRetryCancel 5 Repetir e Cancelar